Epigenética: Herança Além do DNA

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Epigenética e Herança

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão explorar o conceito de epigenética através de uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo em casa que introduz o tema das modificações epigenéticas, como a metilação do DNA e as modificações de histonas, e suas implicações na herança genética. Durante a aula presencial, os alunos serão divididos em grupos para criar uma linha do tempo interativa que demonstra como as mudanças epigenéticas podem ser herdadas ao longo das gerações. O objetivo é entender como fatores ambientais podem influenciar a ativação e desativação de genes, e como tais mudanças epigenéticas podem ser transmitidas para a prole.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem capacitar os alunos a compreenderem o mecanismo de herança epigenética e suas implicações na biologia e saúde. Busca-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos para analisarem como fatores ambientais podem afetar a expressão gênica e, eventualmente, serem transmitidos entre gerações. A atividade também visa preparar os alunos para aplicarem esse conhecimento em suas vidas diárias, compreendendo a importância de um ambiente saudável.

  • Compreender o conceito de epigenética.
  • Explorar a relação entre fatores ambientais e modificações epigenéticas.
  • Demonstrar conhecimento sobre a hereditariedade de mudanças epigenéticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará em explicar como modificações epigenéticas, como metilação do DNA e alterações nas histonas, podem influenciar a expressão gênica, e como essas modificações podem ser mantidas ao longo de gerações. A atividade fornece uma base sólida na compreensão da epigenética em relação ao ambiente e à saúde.

  • Definição e conceitos fundamentais de epigenética.
  • Tipos de modificações epigenéticas: metilação do DNA e modificações de histonas.
  • Influência dos fatores ambientais na ativação e desativação de genes.
  • Herança de modificações epigenéticas entre gerações.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade combina componentes de aprendizagem auto-dirigida, através do vídeo assistido como lição de casa, com trabalho colaborativo em sala de aula. Essa abordagem ativa promove o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo, aprofundando e materializando os conceitos teóricos de maneira prática e interativa.

  • Sala de aula invertida.
  • Trabalho em grupo.
  • Criação de linha do tempo interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado de forma a maximizar o tempo de aula, com uma preparação prévia dos alunos através da lição de casa e uma em uma aula completa para a elaboração prática do projeto em sala de aula. Esta estrutura permite uma imersão significativa no conteúdo em um curto espaço de tempo.

  • Aula 1: Assistir ao vídeo em casa (pré-aula).
  • Aula 2: Criação da linha do tempo interativa em grupos (em sala de aula).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada no desempenho em grupo durante a criação da linha do tempo interativa, a participação ativa nas discussões de grupo e a habilidade em conectar as modificações epigenéticas ao impacto ambiental. Cada grupo será avaliado pela qualidade e criatividade de sua linha do tempo, pela coerência dos exemplos fornecidos, e pela colaboração entre os membros do grupo. Os exemplos devem ser claros e demonstrar a apreensão dos conceitos, enquanto a colaboração será medida através da observação direta e feedback dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais audiovisuais e digitais que possibilitam tanto a aprendizagem individual em casa quanto a execução prática da atividade em sala de aula.

  • Vídeo educativo sobre epigenética.
  • Materiais de artesanato para criar a linha do tempo (cartolinas, canetas, adesivos).
  • Computadores ou tablets para pesquisa adicional durante a aula.

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