Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão explorar o conceito de epigenética através de uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo em casa que introduz o tema das modificações epigenéticas, como a metilação do DNA e as modificações de histonas, e suas implicações na herança genética. Durante a aula presencial, os alunos serão divididos em grupos para criar uma linha do tempo interativa que demonstra como as mudanças epigenéticas podem ser herdadas ao longo das gerações. O objetivo é entender como fatores ambientais podem influenciar a ativação e desativação de genes, e como tais mudanças epigenéticas podem ser transmitidas para a prole.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem capacitar os alunos a compreenderem o mecanismo de herança epigenética e suas implicações na biologia e saúde. Busca-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos para analisarem como fatores ambientais podem afetar a expressão gênica e, eventualmente, serem transmitidos entre gerações. A atividade também visa preparar os alunos para aplicarem esse conhecimento em suas vidas diárias, compreendendo a importância de um ambiente saudável.
O conteúdo programático focará em explicar como modificações epigenéticas, como metilação do DNA e alterações nas histonas, podem influenciar a expressão gênica, e como essas modificações podem ser mantidas ao longo de gerações. A atividade fornece uma base sólida na compreensão da epigenética em relação ao ambiente e à saúde.
A metodologia utilizada nesta atividade combina componentes de aprendizagem auto-dirigida, através do vídeo assistido como lição de casa, com trabalho colaborativo em sala de aula. Essa abordagem ativa promove o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo, aprofundando e materializando os conceitos teóricos de maneira prática e interativa.
O cronograma da atividade foi estruturado de forma a maximizar o tempo de aula, com uma preparação prévia dos alunos através da lição de casa e uma em uma aula completa para a elaboração prática do projeto em sala de aula. Esta estrutura permite uma imersão significativa no conteúdo em um curto espaço de tempo.
A avaliação dos alunos será baseada no desempenho em grupo durante a criação da linha do tempo interativa, a participação ativa nas discussões de grupo e a habilidade em conectar as modificações epigenéticas ao impacto ambiental. Cada grupo será avaliado pela qualidade e criatividade de sua linha do tempo, pela coerência dos exemplos fornecidos, e pela colaboração entre os membros do grupo. Os exemplos devem ser claros e demonstrar a apreensão dos conceitos, enquanto a colaboração será medida através da observação direta e feedback dos colegas.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais audiovisuais e digitais que possibilitam tanto a aprendizagem individual em casa quanto a execução prática da atividade em sala de aula.
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