Expedição Verde: Uma Viagem pela Biodiversidade Local

Desenvolvida por: Cindy … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Biodiversidade e Preservação Ambiental

Na atividade ‘Expedição Verde: Uma Viagem pela Biodiversidade Local’, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar de maneira prática e interativa a biodiversidade de uma área verde nas proximidades de sua escola. Este projeto é projetado para permitir que os estudantes observem, colem e cataloguem amostras da flora local, criando uma exsicata para estudo e registro da diversidade biológica da região. Durante a saída de campo, será enfatizada a importância da conservação desses habitats, destacando-se o impacto humano na biodiversidade e como ações individuais e coletivas podem contribuir para a proteção ambiental. Os participantes receberão instruções detalhadas sobre a coleta sustentável e ética de amostras, para assegurar a preservação do ecossistema explorado. A iniciativa visa desenvolver nos alunos uma consciência ambiental robusta e fomentar o interesse pelo estudo da Biologia e ecologia através de uma experiência de aprendizagem significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade prática é oferecer aos alunos uma compreensão ampliada sobre a biodiversidade local e a importância da sua preservação. Busca-se promover a consciência e o respeito pela natureza, bem como estimular o interesse pelo estudo das ciências biológicas. Ao coletarem e analisarem amostras de plantas, os estudantes vão aplicar métodos científicos e compreender em campo os conceitos de ecologia, adaptação das espécies e impacto ambiental. A atividade também visa ensinar os alunos a realizar a coleta de forma ética e responsável, garantindo a minimização do impacto sobre o ecossistema.

  • Observar e catalogar a flora local para criar uma exsicata.
  • Compreender a importância da conservação dos habitats naturais.
  • Analisar o impacto humano na biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades para coleta ética e sustentável de amostras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado em torno dos conceitos de biodiversidade, ecossistemas e conservação ambiental. Será dada uma atenção especial à flora local, métodos de coleta de amostras biológicas e criação de exsicatas. Este currículo prático permitirá aos alunos aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em um contexto real, incentivando a análise crítica sobre a preservação da natureza e o papel da humanidade na proteção dos ecossistemas.

  • Biodiversidade e ecossistemas
  • Importância da conservação ambiental
  • Métodos de coleta e preservação de amostras biológicas
  • Impacto humano na biodiversidade

Metodologia

A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa de saída de campo e atividade 'mão-na-massa', oferecendo aos alunos a chance de aprender pela experiência direta. Esta abordagem envolve visitas ao habitat natural, coleta de amostras vegetais e trabalho em laboratório para a preparação de exsicatas. A metodologia promove o aprendizado ativo, estimula a curiosidade científica e a consciência ecológica, ao mesmo tempo em que fomenta a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

  • Saída de campo
  • Coleta de amostras
  • Preparação de exsicatas
  • Discussões em grupo sobre conservação ambiental

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de uma hora cada, totalizando uma carga horária de duas horas. Na primeira aula, será realizada a saída de campo para observação e coleta das amostras vegetais. Na segunda aula, os alunos trabalharão na preparação das exsicatas e na catalogação das amostras coletadas.

  • Aula 1: Saída de campo para observação e coleta de amostras
  • Aula 2: Preparação de exsicatas e catalogação das amostras

Avaliação

A avaliação do projeto 'Expedição Verde' será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, na qualidade das amostras coletadas e na correta preparação e catalogação das exsicatas. Também será considerada a capacidade de reflexão e articulação dos alunos sobre os conceitos de biodiversidade, conservação ambiental e impacto humano, expressos através de um relatório escrito. Este relatório deverá incluir observações feitas durante a atividade, análise das amostras coletadas e conclusões sobre a importância da preservação ambiental. A avaliação buscará evidenciar uma compreensão crítica e prática dos temas abordados, além do desenvolvimento de habilidades de observação e análise científica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Exposição Verde, serão necessários diversos materiais e ferramentas. Desde instrumentos para a coleta e manipulação segura das amostras de plantas, até materiais para a secagem, prensagem e catalogação das mesmas. O uso de recursos digitais para documentação e pesquisa sobre as espécies coletadas também será incentivado, permitindo uma investigação mais profunda sobre cada amostra.

  • Luvas de proteção e tesouras de poda para coleta
  • Papel jornal e prensas para secagem
  • Etiquetas, canetas e cadernos para catalogação
  • Câmeras ou smartphones para registro fotográfico
  • Guias de campo e recursos online para identificação de espécies

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo