Exploradores de Criptógamas

Desenvolvida por: Thaisa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Sustentabilidade

A atividade Exploradores de Criptógamas foca em engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na exploração e compreensão da importância das criptógamas, como musgos e samambaias, para a biodiversidade e os ecossistemas. Divididos em pequenos grupos, receberão imagens e descrições de diferentes tipos de criptógamas e, utilizando smartphones, desenvolverão mini documentários que abordem a relevância ecológica dessas plantas, as metodologias de conservação necessárias para protegê-las, e a influência humana em seus habitats naturais. Este projeto permite que os estudantes se apropriem do conhecimento científico de forma ativa e criativa, estimulando não apenas o aprendizado sobre a temática em si mas também fomentando habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pesquisa, roteirização, e produção audiovisual. Após a finalização, os documentários serão apresentados à turma, seguidos de uma sessão interativa de perguntas e respostas, possibilitando a partilha de conhecimentos e impressões sobre os temas abordados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e aprofundada sobre a diversidade de formas de vida, especificamente das criptógamas, e suas funções ecológicas dentro dos ecossistemas. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar e avaliar a importância dessas plantas na manutenção da biodiversidade, reconhecer as ameaças causadas pela ação humana aos seus habitats e discutir estratégias de conservação. Também visa fomentar habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação científica por meio de ferramentas digitais e criativas. Essa abordagem prática e interativa pretende cultivar uma conscientização ambiental profunda e promover uma perspectiva crítica sobre a sustentabilidade e a necessidade urgente de preservação da biodiversidade.

  • Compreender a importância das criptógamas para os ecossistemas
  • Analisar o impacto humano nos habitats naturais dessas plantas
  • Promover habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe
  • Desenvolver habilidades técnicas e criativas na produção de documentários
  • Estimular o pensamento crítico sobre conservação da biodiversidade e sustentabilidade

Conteúdo Programático

Nesta atividade exploratória, os alunos terão a oportunidade de se aprofundar nos estudos das criptógamas, compreendendo suas características, ciclos de vida e, principalmente, seu papel ecológico. A metodologia ativa empregada permitirá que os alunos sejam os principais agentes do seu aprendizado, engajando-se em pesquisa, discussões e criação de conteúdo para alcançar uma compreensão holística dos temas propostos. A elaboração dos mini documentários servirá como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a aplicação prática, estimulando a síntese de informações e a expressão criativa.

  • Diversidade de criptógamas: musgos, samambaias e mais
  • Funções ecológicas e importância das criptógamas
  • Metodologias de conservação de habitats naturais
  • Análise do impacto humano nos ecossistemas
  • Produção audiovisual como ferramenta de comunicação científica

Metodologia

Adotando uma abordagem de metodologia ativa, a atividade incentiva os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizado. A divisão em grupos pequenos visa promover a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos. Cada grupo receberá um kit contendo imagens e descrições sobre diferentes tipos de criptógamas, a partir do qual deverão iniciar suas pesquisas e planejar o roteiro do documentário. Este processo promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica, planejamento e execução de projetos. A filmagem e edição dos documentários exigirão dos alunos criatividade e habilidades técnicas, usando a tecnologia a seu favor como meio de expressão científica.

  • Divisão da turma em grupos para trabalhos colaborativos
  • Distribuição de material informativo para guiar a pesquisa
  • Planejamento e roteirização dos documentários pelos grupos
  • Produção dos vídeos utilizando smartphones
  • Apresentação dos documentários e realização de uma sessão de perguntas e respostas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em um total de 1 hora e 40 minutos, organizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão pesquisas e planejarão seus documentários. Na segunda, haverá a filmagem, edição e, se possível, a apresentação dos vídeos à turma. A sessão de perguntas e respostas será ajustada de acordo com o tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e planejamento dos documentários (50 minutos)
  • Aula 2: Filmagem, edição e apresentação dos documentários (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, ponderando o entendimento do conteúdo científico, a originalidade e a criatividade do documentário, a qualidade técnica da produção e a participação individual e em grupo. Será dada especial atenção à profundidade da pesquisa realizada, à capacidade de síntese e comunicação das informações, bem como à interação durante a sessão de perguntas e respostas. Exemplos de bom desempenho incluirão a clara explicação dos conceitos científicos, a apresentação de soluções para conservação, e a análise crítica sobre os impactos humanos nos habitats.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias imagens e descrições variadas de criptógamas, acesso à internet para pesquisa, smartphones ou outros dispositivos móveis com capacidade de filmagem e edição de vídeo, e um ambiente virtual ou físico para a apresentação dos documentários. Os materiais de pesquisa e as ferramentas tecnológicas são essenciais para apoiar os alunos no desenvolvimento de seus projetos, permitindo explorar o conteúdo científico de maneira dinâmica e interativa.

  • Imagens e descrições detalhadas de diferentes tipos de criptógamas
  • Acesso à internet para pesquisa adicional
  • Smartphones ou câmeras digitais para filmagem
  • Software de edição de vídeo
  • Sala com projetor para a apresentação dos documentários

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