Explorando a Biodiversidade Local

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Conservação

A atividade 'Explorando a Biodiversidade Local' envolve uma saída de campo em um parque ou reserva natural próxima, onde os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão coletar amostras de plantas nativas. Eles terão a oportunidade de fotografar as plantas, coletar informações sobre suas características morfológicas e fisiológicas e identificar as espécies utilizando aplicativos de identificação botânica disponíveis digitalmente. Posteriormente, os alunos deverão compilar as informações coletadas em um relatório visual que incluirá fotos, descrições detalhadas, e ilustrações das adaptações das plantas ao meio ambiente local. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas à turma, discutindo os desafios enfrentados durante a identificação das plantas e as adaptações das espécies encontradas ao ecossistema.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados em proporcionar aos alunos uma compreensão prática e direta da biodiversidade vegetativa local. Através da experiência de campo, os estudantes desenvolverão habilidades para identificar e classificar espécies vegetais, compreender sua importância ecológica e suas adaptações específicas ao ambiente local.

  • Identificar diferentes espécies de plantas nativas.
  • Compreender as adaptações das plantas ao ambiente local.
  • Desenvolver habilidades para coletar e analisar dados em campo.
  • Elaborar um relatório visual detalhado sobre as espécies encontradas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é vasto e inclui aspectos teóricos e práticos da botânica, focando na identificação de espécies, nas funcionalidades adaptativas das plantas aos ambientes e na preparação de relatórios científicos. Isso permite aos alunos estabelecerem um entendimento mais profundo sobre os ecossistemas locais e a conservação da biodiversidade.

  • Classificação e identificação de espécies vegetais.
  • Uso de aplicativos para identificação botânica.
  • Fotografia científica e registro de dados.
  • Confecção de relatórios sobre biodiversidade.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade combina aprendizado prático em campo com tecnologia. Os alunos serão encorajados a usar aplicativos de identificação botânica para explorar a flora local, proporcionando uma interação direta com o objeto de estudo e promovendo um aprendizado ativo e significativo.

  • Saída de campo para coleta de dados.
  • Uso de aplicativos de identificação de plantas.
  • Trabalho em grupo para elaboração de relatórios.
  • Apresentação oral das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à saída de campo, e a segunda, à elaboração e apresentação dos relatórios. Este cronograma permite que os alunos se engajem de forma significativa com o local de estudo e promovam suas habilidades na comunicação científica.

  • Aula 1: Saída de campo para coleta e identificação de plantas.
  • Aula 2: Elaboração e apresentação dos relatórios visuais.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, contemplando o empenho dos alunos durante a saída de campo, a qualidade da documentação fotográfica e escrita das espécies, e a capacidade de análise e apresentação dos resultados obtidos. Os critérios de avaliação incluirão precisão na identificação das plantas, clareza e organização dos relatórios, e a eficácia na comunicação dos achados durante a apresentação oral. Exemplos de competências avaliadas são o uso correto do aplicativo de identificação botânica e o nível de detalhe e entendimento exibidos nos relatórios dos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem tecnologias digitais e materiais físicos que apoiarão os alunos na coleta e análise de dados botânicos. Esses recursos são cruciais para a execução eficaz da saída de campo e a posterior elaboração dos relatórios.

  • Smartphones com aplicativos de identificação botânica.
  • Cadernos de campo para anotação de observações.
  • Câmeras fotográficas ou celulares para registro de imagens.
  • Computadores com software para elaboração de relatórios visuais.

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