A atividade proposta visa transformar o estudo do sistema digestório numa experiência interativa e significativa para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, promovendo a compreensão profunda acerca da fisiologia e anatomia humanas. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes serão incentivados a montar com os modelos de órgãos do sistema digestório. Eles serão divididos em grupos, onde cada um assumirá a responsabilidade por um órgão específico, engajando-se na montagem e na explicação da sua funcionalidade no processo digestivo. Além de fomentar o trabalho em equipe e a criatividade, essa abordagem propicia uma aprendizagem prática e tangível dos conceitos. A culminância do projeto ocorrerá com a montagem de um sistema digestivo humano em tamanho real, construído pela mãos dos alunos na sala de aula. Cada grupo apresentará o modelo do órgão responsável, discorrendo sobre suas características essenciais e o papel que desempenham no sistema como um todo. Esta apresentação visa não apenas solidificar o conhecimento adquirido, mas também praticar habilidades de comunicação e exposição diante dos pares.
Através desta atividade, objetiva-se proporcionar uma compreensão detalhada e integrada do sistema digestório, estimulando o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de resolver problemas em contexto biológico. Além disso, almeja-se desenvolver competências sociais e comunicativas entre os alunos, à medida que colaboram em grupos, compartilham tarefas e disseminam conhecimentos entre si. A utilização de materiais recicláveis também visa incutir uma consciência ambientalmente responsável, destacando a importância da reutilização e da sustentabilidade no processo de aprendizagem.
Esta atividade proporciona um estudo abrangente do sistema digestório, destacando cada componente desde a boca até o intestino, enfatizando suas funções e interações. Os alunos terão a oportunidade de explorar temas de fisiologia e anatomia de maneira prática, além de compreender a importância de cada órgão no processo digestivo através da construção de modelos. Além disso, a atividade engaja noções de sustentabilidade pelo uso de materiais recicláveis, promovendo uma conscientização ambiental no contexto de aprendizagem em biologia.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove um aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão divididos em grupos responsáveis por estudar, projetar e construir um modelo de órgão do sistema digestório utilizando materiais recicláveis, facilitando assim a compreensão dos conceitos científicos de maneira prática e sustentável. A interação e a colaboração serão incentivadas não apenas na construção dos modelos, mas também na etapa de apresentação, onde cada grupo compartilhará seus conhecimentos com a turma, estimulando a comunicação eficaz e o espírito de equipe.
A atividade será executada ao longo de 6 horas, divididas em aulas de 50 minutos. Inicialmente, haverá uma breve introdução teórica, seguida pela divisão dos grupos e planejamento. As sessões seguintes serão dedicadas à construção dos modelos e à preparação das apresentações. A culminância da atividade ocorrerá na última aula, com a montagem do sistema digestório completo e as apresentações dos grupos.
A avaliação será baseada na participação ativa, criatividade, precisão científica e na capacidade de trabalhar em equipe. Será considerada a qualidade dos modelos construídos, a clareza e correção das informações apresentadas durante a exposição de cada grupo, bem como a colaboração entre os membros do grupo durante o processo. Uma rubrica específica será compartilhada com os alunos, detalhando os critérios de avaliação, incluindo aspectos como pesquisa, aplicação prática dos conhecimentos, sustentabilidade no uso de materiais e habilidades de comunicação.
Para a realização dessa atividade, serão utilizados materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, jornais, entre outros, para a construção dos modelos dos órgãos. Também serão necessários materiais básicos de arte, como cola, tesoura, tintas, e recursos didáticos como livros e acesso à internet para pesquisa. Além disso, um espaço amplo para a montagem do sistema digestório em tamanho real e para a circulação dos alunos durante as apresentações é essencial.
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