Roda de Debate: O Corpo Humano em Foco

Desenvolvida por: Willia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Anatomia e Fisiologia Humana

A atividade 'Roda de Debate: O Corpo Humano em Foco' busca engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma exploração profunda dos sistemas do corpo humano. Os estudantes serão divididos em grupos, cada um responsável por investigar um sistema específico, como o sistema digestivo, circulatório ou respiratório. O propósito é promover uma discussão colaborativa e interativa, onde os alunos apresentarão suas descobertas sobre a anatomia e fisiologia do sistema estudado, discutirão doenças relacionadas e explorarão avanços recentes na área médica. Essa abordagem visa estimular o pensamento crítico, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de investigar e apresentar informações científicas de maneira clara e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são oferecer aos alunos uma compreensão mais abrangente dos sistemas do corpo humano e suas funções, além de fomentar habilidades de pesquisa e comunicação científica. Os alunos irão desenvolver a habilidade de investigar fontes de informação, analisar criticamente dados e situações reais, assim como discutir e apresentar conclusões de forma estruturada e fundamentada.

  • Compreender o funcionamento dos principais sistemas do corpo humano.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações científicas.
  • Aprimorar habilidades de comunicação científica e apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT305: Analisar, discutir e utilizar o conhecimento sobre anatomia, fisiologia e higiene do corpo humano para a manutenção da saúde individual e coletiva.
  • EM13CNT304: Investigação científica: conhecimento, procedimentos e resultados relacionados ao corpo humano em diversas perspectivas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na exploração dos sistemas corporais humanos, abordando sua anatomia básica, fisiologia, patologias mais comuns e inovações em tratamentos. Serão considerados fatores que influenciam o funcionamento dos sistemas, assim como o impacto de doenças e as soluções tecnológicas e práticas de saúde preventiva disponíveis atualmente.

  • Anatomia básica dos principais sistemas do corpo humano.
  • Fisiologia e integração dos sistemas corporais.
  • Principais doenças e condições médicas associadas aos sistemas estudados.
  • Avanços e inovações no tratamento de doenças relacionadas a cada sistema.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade destaca-se pelo uso de métodos ativos de aprendizagem, como a divisão dos alunos em grupos para a realização de pesquisas temáticas, seguidas de uma roda de debate. Esta técnica não apenas facilita a aquisição de conhecimentos novos, como também promove o desenvolvimento de soft skills essenciais, como o trabalho em equipe e a comunicação eficiente.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa colaborativa.
  • Apresentação de descobertas e debates em sala de aula.
  • Uso de recursos multimídia para enriquecer as apresentações estudantis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está desenhado para otimizar o tempo disponível, focando em pesquisa e discussão interativa. A atividade será realizada em sessões distribuídas em 2 horas, cada uma com 50 minutos, garantindo tempo suficiente para exploração, preparação e apresentação de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações dos grupos.
  • Aula 3: Apresentação e discussão dos resultados dos grupos.
  • Aula 4: Conclusão e reflexão sobre o impacto dos sistemas estudados na vida cotidiana.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa durante toda a atividade. Os critérios incluem a participação ativa nas discussões, a qualidade e organização das apresentações, e a relevância e profundidade das informações apresentadas. A capacidade de trabalhar colaborativamente e de comunicar ideias de forma clara também será valorizada. Por exemplo, um grupo que apresenta uma análise detalhada de uma doença relacionada a um sistema, discutindo tratamentos inovadores, será avaliado positivamente não apenas pelo conteúdo, mas também pela clareza e cogência da sua comunicação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais que possibilitem uma pesquisa aprofundada e a apresentação eficaz dos conteúdos pelos alunos. Esses materiais não apenas facilitam o processo de investigação como também potencializam a capacidade dos alunos de comunicar suas descobertas de maneira clara e convincente.

  • Livros didáticos e artigos científicos relevantes.
  • Acesso à internet para pesquisa de fontes confiáveis.
  • Equipamentos audiovisuais para a apresentação dos grupos, como projetores e computadores.

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