A atividade 'Taxonomia Viva!' permite que os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem de forma prática e colaborativa os cinco reinos dos seres vivos (Animalia, Plantae, Fungi, Protista, Archaea/Bacteria), promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre a classificação e a diversidade biológica. Os estudantes, divididos em grupos, assumirão o papel de pesquisadores para investigar e apresentar as características distintas, métodos de reprodução, exemplos de organismos e particularidades interessantes sobre o reino que representam. Esta abordagem ativa estimula não apenas o aprofundamento teórico, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, ao promover interações e debates entre os grupos. Ao final, uma sessão interativa de perguntas e respostas consolidará o conhecimento adquirido e promoverá reflexões críticas sobre as interrelações e a importância da biodiversidade no planeta.
Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa ativa, trabalho em equipe, habilidades de apresentação e debate. Os alunos serão capazes de identificar e explicar as principais características que distinguem cada um dos cinco reinos dos seres vivos, compreendendo a importância da classificação taxonômica para a ciência. Além disso, a atividade busca promover a curiosidade científica, estimulando o questionamento e a busca por conhecimentos adicionais. O método de aprendizagem ativa utilizado visa aprimorar a autonomia dos estudantes, encorajando-os a serem protagonistas de seu processo educativo.
O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo detalhado dos cinco reinos dos seres vivos, abordando suas características morfológicas, fisiológicas e genéticas únicas. Os alunos explorarão exemplos representativos de cada reino, seus métodos de reprodução, além de curiosidades e a relevância de cada grupo para os ecossistemas e para o ser humano. A dinâmica proposta busca integrar conhecimentos de biologia celular, genética, ecologia e evolução, favorecendo uma visão holística e interdisciplinar sobre a diversidade da vida na Terra.
A metodologia ativa será o cerne desta atividade, com os alunos atuando como pesquisadores dos respectivos reinos dos seres vivos. O professor funcionará como um facilitador, orientando os grupos na pesquisa e preparação das apresentações. Será incentivada a utilização de recursos digitais e bibliográficos para a coleta de informações. Após as apresentações, a sessão de perguntas e respostas entre os grupos fomentará o debate, a reflexão crítica e a integração do conhecimento apresentado, reforçando o aprendizado de forma colaborativa e interativa.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão a pesquisa e prepararão suas apresentações. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos da sessão de perguntas e respostas, fomentando a interação e o debate entre os alunos.
A avaliação se dará por meio da observação das apresentações dos grupos, considerando a clareza, a profundidade da pesquisa realizada e a habilidade de comunicar os conhecimentos adquiridos. Além disso, a participação ativa durante a sessão de perguntas e respostas também será avaliada, procurando-se identificar o engajamento dos alunos com o conteúdo apresentado pelos colegas e a capacidade de formular e responder perguntas de forma crítica e reflexiva. A colaboração e o desempenho coletivo do grupo durante a preparação e execução da atividade serão valorizados, promovendo-se uma avaliação formativa e participativa.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa de informações, materiais para a preparação de cartazes ou slides (caso optem por apresentações digitais), além de um projetor para a exibição das apresentações. Recomenda-se a utilização de bases de dados científicos e livros didáticos de biologia como principais fontes de informação. O ambiente de sala de aula deve ser organizado de maneira a facilitar a interação e a visualização das apresentações por todos os participantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula