Verde Que Te Quero Verde: A Vida Secreta das Plantas

Desenvolvida por: Eduard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Botânica e Sustentabilidade

A atividade 'Verde Que Te Quero Verde: A Vida Secreta das Plantas' é projetada para engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma exploração profunda do Reino Plantae, enfocando aspectos como fotossíntese, reprodução, adaptação e importância ecológica. Os alunos serão divididos em grupos e utilizarão recursos digitais para investigar e criar apresentações interativas que incluam vídeos, simulações e infográficos. Esta abordagem não só aproveita as tecnologias digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem, mas também promove habilidades de pesquisa e oratória. Após a pesquisa, os grupos participarão de uma Roda de Debate, onde terão a oportunidade de discutir suas descobertas, realizar comparações e debater sobre a crucial importância das plantas para a sustentabilidade do nosso planeta. Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda do tópico, estimular o pensamento crítico e promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais através do debate e discussão.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver no estudante a capacidade de realizar pesquisas autônomas utilizando tecnologia, a compreensão crítica dos processos biológicos que sustentam a vida das plantas, e a habilidade de apresentar informações de maneira clara e interativa. Além disso, espera-se que os alunos sejam capazes de engajar em diálogos críticos e construtivos durante a Roda de Debate, fomentando uma apreciação pela importância ecológica das plantas e sua relação com a sustentabilidade planetária. Ao fim da atividade, os alunos deverão ser capazes de avaliar a importância das plantas em diversos ecossistemas e discutir soluções para a preservação e o uso sustentável desses organismos vitais.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e uso de tecnologia para coleta e apresentação de dados.
  • Entender os processos biológicos fundamentais das plantas como fotossíntese e reprodução.
  • Comparar adaptações de plantas em diferentes ambientes e discutir sua importância para a biodiversidade.
  • Debater sobre a importância das plantas para a sustentabilidade do planeta e propor ações de preservação.
  • Aprimorar habilidades de oratória e argumentação crítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba estudo detalhado da botânica, focando na fotossíntese, reprodução, adaptação em diversos habitats e a importância ecológica das plantas. Será dado um enfoque especial nas técnicas de apresentações digitais interativas e na preparação para debates, combinando conhecimento científico com habilidades comunicativas. Através desta abordagem, espera-se que os alunos adquiram um conhecimento abrangente sobre as plantas, além de desenvolverem competências digitais e analíticas.

  • Fotossíntese e respiração celular
  • Ciclos de vida e reprodução das plantas
  • Adaptação das plantas a diferentes ambientes
  • A importância das plantas para os ecossistemas e para a humanidade
  • Técnicas de apresentação digital e preparação para debate

Metodologia

A metodologia está centrada no aprendizado ativo e na construção colaborativa do conhecimento. Inicialmente, os estudantes serão orientados a realizar pesquisas em pequenos grupos, explorando diferentes aspectos do Reino Plantae utilizando variadas fontes digitais. Em seguida, cada grupo criará uma apresentação interativa, incentivando a criatividade e o uso de tecnologia. A Roda de Debate representa o momento culminante, onde os alunos apresentarão suas descobertas, argumentarão suas posições e discutirão coletivamente, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Divisão da classe em grupos de pesquisa
  • Uso de recursos digitais para criação de apresentações
  • Preparação e realização da Roda de Debate
  • Análise crítica e comparativa das informações apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 1 hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos realizarão pesquisas e começarão a preparar suas apresentações. A sessão seguinte será dedicada à conclusão das apresentações e à realização da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização das pesquisas, preparação e realização da Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e precisão da apresentação interativa e na participação ativa e construtiva no debate. Especificamente, serão avaliados o uso adequado dos recursos digitais, a profundidade do conteúdo apresentado, a clareza da exposição, a habilidade de argumentação e a capacidade de trabalho em equipe. Exemplos de desempenho destacado incluirão demonstrações de um entendimento aprofundado dos temas abordados, apresentações que utilizam de forma eficaz os recursos visuais e tecnológicos disponíveis, e contribuições significativas para o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário acesso à internet, computadores ou tablets, e software de apresentação como PowerPoint ou Prezi. Além disso, recursos como bibliotecas digitais, bases de dados de periódicos científicos e softwares de simulação podem enriquecer a pesquisa. Recomenda-se, ainda, o uso de um espaço adequado que permita a realização da Roda de Debate de maneira confortável e produtiva.

  • Internet
  • Computadores ou tablets
  • Software de apresentação (PowerPoint, Prezi)
  • Bibliotecas digitais e bases de dados científicas
  • Espaço para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo