Nesta atividade interativa, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para investigar as complexidades da vida social em diferentes espécies animais. A partir dessa investigação, os alunos explorarão as vantagens e desvantagens de viver em sociedade para animais como lobos, peixes e aves migratórias. Usando recursos digitais para conduzir suas pesquisas, cada grupo deverá coletar dados, analisar comportamentos e desenvolver uma apresentação sobre suas conclusões. Essas apresentações servirão de base para uma Roda de Debate enriquecedora, onde as estratégias de sobrevivência, os aspectos de proteção, procura por alimento e reprodução serão discutidos. Este exercício não apenas aumentará a compreensão dos alunos sobre a ecologia comportamental mas também incentivará o desenvolvimento de habilidades analíticas, de pesquisa e de argumentação.
O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada do comportamento social de diferentes espécies animais, destacando as relações ecológicas que sustentam esses comportamentos. Além de aprimorar habilidades de pesquisa e análise crítica, a atividade visa fomentar uma discussão construtiva entre os alunos por meio da Roda de Debate, desenvolvendo suas capacidades de argumentação e colaboração. Este módulo educativo permite que os estudantes associem teoria à prática, explorando conceitos científicos de maneira interativa e envolvente.
A atividade abordará tópicos essenciais relacionados à ecologia e comportamento animal, enfatizando a importância das estratégias de sobrevivência que envolvem viver em sociedade. Será dada uma atenção especial às vantagens de defesa e alimentação, além dos desafios associados à reprodução e competição por recursos dentro dos grupos. Este conteúdo visa conectar os alunos com conceitos científicos complexos de maneira tangível e aplicada.
Esta atividade será conduzida através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar assuntos complexos de maneira autônoma, com o apoio de recursos digitais. A pesquisa em grupo estimula a colaboração e o debate, promovendo uma compreensão profunda do tema. A Roda de Debate após as apresentações permitirá uma discussão dinâmica e interativa, incentivando os alunos a pensar criticamente e a compartilhar suas conclusões.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a pesquisa em grupo. A segunda aula será dedicada às apresentações e à Roda de Debate, permitindo uma discussão aprofundada sobre os temas investigados.
A avaliação considerará a qualidade e a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e objetividade das apresentações, e a participação individual e coletiva na Roda de Debate. Será valorizada a capacidade de argumentação, sustentação das ideias com base nas informações coletadas e o respeito pelas opiniões dos colegas. O uso eficaz dos recursos digitais na pesquisa e na apresentação também será um critério importante de avaliação. Exemplos de boas práticas e argumentos bem fundamentados serão destacados e reconhecidos.
Para a execução desta atividade, serão necessários um espaço de sala de aula preparado para apresentações em grupo, acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet e projetor para as apresentações. Recomenda-se o uso de aplicativos de pesquisa online, como Google Scholar, e plataformas de apresentação, como PowerPoint ou Prezi. Para a Roda de Debate, será organizada uma disposição circular das cadeiras ou mesas para facilitar a interação entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula