Vida Social dos Animais: Bônus ou Ônus?

Desenvolvida por: Camille (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Ecologia e comportamento animal

Nesta atividade interativa, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para investigar as complexidades da vida social em diferentes espécies animais. A partir dessa investigação, os alunos explorarão as vantagens e desvantagens de viver em sociedade para animais como lobos, peixes e aves migratórias. Usando recursos digitais para conduzir suas pesquisas, cada grupo deverá coletar dados, analisar comportamentos e desenvolver uma apresentação sobre suas conclusões. Essas apresentações servirão de base para uma Roda de Debate enriquecedora, onde as estratégias de sobrevivência, os aspectos de proteção, procura por alimento e reprodução serão discutidos. Este exercício não apenas aumentará a compreensão dos alunos sobre a ecologia comportamental mas também incentivará o desenvolvimento de habilidades analíticas, de pesquisa e de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada do comportamento social de diferentes espécies animais, destacando as relações ecológicas que sustentam esses comportamentos. Além de aprimorar habilidades de pesquisa e análise crítica, a atividade visa fomentar uma discussão construtiva entre os alunos por meio da Roda de Debate, desenvolvendo suas capacidades de argumentação e colaboração. Este módulo educativo permite que os estudantes associem teoria à prática, explorando conceitos científicos de maneira interativa e envolvente.

  • Compreender as vantagens e desvantagens da vida em grupo para diferentes espécies animais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa digital e análise crítica de informações.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate, respeitando diferentes pontos de vista.
  • Associar conceitos teóricos da ecologia comportamental com exemplos práticos e reais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
  • EM13CNT203: Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

Conteúdo Programático

A atividade abordará tópicos essenciais relacionados à ecologia e comportamento animal, enfatizando a importância das estratégias de sobrevivência que envolvem viver em sociedade. Será dada uma atenção especial às vantagens de defesa e alimentação, além dos desafios associados à reprodução e competição por recursos dentro dos grupos. Este conteúdo visa conectar os alunos com conceitos científicos complexos de maneira tangível e aplicada.

  • Comportamento social em animais
  • Estratégias de sobrevivência e vantagens/desvantagens da vida em grupo
  • Ecologia comportamental: proteção, alimentação e reprodução
  • Impacto ambiental na estrutura social dos animais

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar assuntos complexos de maneira autônoma, com o apoio de recursos digitais. A pesquisa em grupo estimula a colaboração e o debate, promovendo uma compreensão profunda do tema. A Roda de Debate após as apresentações permitirá uma discussão dinâmica e interativa, incentivando os alunos a pensar criticamente e a compartilhar suas conclusões.

  • Divisão de grupos e distribuição de temas específicos de pesquisa
  • Pesquisa digital guiada com uso de recursos e aplicativos educacionais
  • Desenvolvimento de apresentações e preparação para o debate
  • Execução da Roda de Debate, com moderação do professor para garantir uma discussão construtiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a pesquisa em grupo. A segunda aula será dedicada às apresentações e à Roda de Debate, permitindo uma discussão aprofundada sobre os temas investigados.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação considerará a qualidade e a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e objetividade das apresentações, e a participação individual e coletiva na Roda de Debate. Será valorizada a capacidade de argumentação, sustentação das ideias com base nas informações coletadas e o respeito pelas opiniões dos colegas. O uso eficaz dos recursos digitais na pesquisa e na apresentação também será um critério importante de avaliação. Exemplos de boas práticas e argumentos bem fundamentados serão destacados e reconhecidos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários um espaço de sala de aula preparado para apresentações em grupo, acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet e projetor para as apresentações. Recomenda-se o uso de aplicativos de pesquisa online, como Google Scholar, e plataformas de apresentação, como PowerPoint ou Prezi. Para a Roda de Debate, será organizada uma disposição circular das cadeiras ou mesas para facilitar a interação entre os alunos.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
  • Projetor e tela para apresentações
  • Acesso a bases de dados e jornais científicos online
  • Aplicativos de apresentação (ex: PowerPoint, Prezi)
  • Espaço físico adequado para a realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo