A atividade 'Virus na Sociedade: Uma Epidemia de Conhecimento' emprega a Aprendizagem Baseada em Projetos, junto à metodologia da Sala de Aula Invertida, para explorar a virologia de forma interativa e engajadora. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e responsáveis por criar e desenvolver campanhas educativas sobre vírus que afetam humanos, dando ênfase nas formas de prevenção e nos impactos desses vírus na saúde pública. Após uma fase inicial de pesquisa e estudo, cada grupo criará materiais informativos diversos, tais como panfletos, vídeos, ou apresentações digitais, com o objetivo de compartilhá-los não apenas com a comunidade escolar, mas também com a comunidade local, ampliando assim o alcance da campanha e a conscientização sobre o tema. Este projeto visa não apenas fornecer conhecimento científico relevante sobre doenças virais e a importância da prevenção, mas também destacar o papel crucial da ciência na sociedade, especialmente no combate e prevenção de pandemias. Através desta abordagem prática e engajada, pretende-se estimular nos estudantes uma visão crítica sobre saúde pública, virologia e a importância da divulgação científica.
Com esta atividade, os estudantes poderão compreender de maneira profunda e aplicada os conceitos fundamentais da virologia, incluindo a diversidade de vírus, as doenças por eles causadas, e as estratégias de prevenção e contenção de surtos virais. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas de pesquisa, análise e síntese de informações, além de competências para comunicação científica eficaz. Destaca-se também o objetivo de fortalecer a consciência sobre a importância das vacinas, higiene pessoal e medidas de saúde pública na prevenção de doenças. Ao final do projeto, espera-se que os estudantes tenham uma percepção ampliada sobre a influência dos vírus na história e sociedade humanas, assim como sobre o papel da ciência e da educação na promoção de uma comunidade mais saudável.
O programa cobre um amplo espectro da virologia, abordando tópicos fundamentais como a biologia dos vírus, mecanismos de infecção e replicação, o desenvolvimento e função do sistema imunológico humano e as estratégias atuais de prevenção e tratamento de doenças virais. Incursionaremos igualmente nas dimensões sociais e históricas das pandemias, discutindo seu impacto na saúde, economia e cultura. Através da investigação e análise de estudos de caso específicos, os estudantes ganharão uma compreensão holística da importância dos vírus na sociedade e na história humana.
A metodologia deste projeto une Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, incentivando os estudantes a se engajarem ativamente no processo de aprendizado. Inicialmente, será fornecido um conjunto de leituras e recursos digitais para estudo autônomo prévio. Em sala, os alunos formarão grupos para discutir os materiais estudados, levantar hipóteses e definir o foco de suas campanhas. A partir daí, cada grupo realizará pesquisas adicionais, planejará e desenvolverá seus materiais informativos, sendo guiados por um cronograma de atividades e consultas periódicas ao professor. Este modelo promove a autoria do estudante, a colaboração e o pensamento crítico.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução ao projeto pelo professor, os alunos serão divididos em grupos e começarão a fase de pesquisa e planejamento de suas campanhas. Na segunda aula, os grupos finalizarão a produção de seus materiais informativos e prepararão a apresentação para a comunidade escolar e local.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o projeto, na qualidade e criatividade dos materiais informativos produzidos, e na eficácia da apresentação das campanhas à comunidade. Serão considerados critérios como clareza, precisão das informações, originalidade, atração visual e comunicação eficaz das mensagens-chave. Feedback construtivo será fornecido, enfatizando o processo de aprendizagem e a contribuição individual e coletiva para o projeto. Exemplos de bom desempenho serão compartilhados para inspirar e motivar a turma.
Para realização desta atividade, serão necessários recursos variados, incluindo acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a produção de materiais digitais, materiais de escritório para criação de panfletos e outras ferramentas necessárias para a gravação de vídeos ou criação de apresentações digitais. A biblioteca escolar pode ser uma fonte importante de literatura adicional sobre virologia e saúde pública, enquanto softwares de edição de vídeo e apresentação auxiliarão na criação dos materiais informativos.
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