Aventuras na Floresta da Classificação

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Classificação biológica e taxonomia

Na atividade 'Aventuras na Floresta da Classificação', será proporcionada aos alunos uma experiência imersiva na taxa de classificação de espécies, usando tecnologias digitais e realidade aumentada. Os estudantes se agruparão para explorar uma floresta virtual, onde identificarão e classificarão plantas e animais com o auxílio de chaves dicotômicas. Tal abordagem visa desenvolver habilidades observacionais e críticas, oferecendo uma oportunidade valiosa para a aprendizagem colaborativa. Além disso, a atividade incentiva os alunos a discutir suas descobertas, fortalecer o trabalho em equipe, sistematizar informações biológicas e aplicar conceitos teóricos em situações práticas. O ambiente digital proporciona recursos visuais e interativos capazes de tornar o aprendizado mais agradável e significativo, aliando ciência e tecnologia ao aprendizado taxonômico.

Objetivos de Aprendizagem

Com a atividade proposta, objetiva-se que os alunos consigam aplicar conceitos de taxonomia em práticas de classificação biológica, desenvolvendo um entendimento mais profundo sobre a biodiversidade e a organização dos seres vivos. A atividade foi projetada para estimular o raciocínio crítico e o trabalho em equipe, pontos fundamentais para a ciência moderna. Assim, busca-se fomentar a habilidade de analisar dados, formular hipóteses e verificar suas aplicabilidades em contextos simulados, promovendo uma relação ativa entre o aprendizado teórico e prático dos conteúdos biológicos.

  • Identificar espécies utilizando chaves dicotômicas.
  • Classificar organismos de acordo com características taxonômicas estabelecidas.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e a capacidade de resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT303: Utilizar fontes diversas de informação e de dados, de forma ética e crítica, para compreender e argumentar sobre a ciência e suas relações com a tecnologia, sociedade e ambiente.
  • EM13CNT305: Aplicar princípios e pensamento lógico na solução de problemas ao interpretar, planejar e executar ações, elencando fatores que influenciam as relações entre diferentes sistemas naturais.
  • EM13CNT306: Analisar fenômenos naturais e os processos da ciência que contribuem para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático, são abordadas técnicas de uso de chaves dicotômicas para identificação de espécies, fundamentos de taxonomia e a importância da biodiversidade. Com isso, os estudantes desenvolverão suas habilidades em classificar organismos, com base na análise de características morfológicas e comportamentais. O uso de uma plataforma digital proporciona um ambiente de descoberta constante, onde os estudantes podem traduzir seus conhecimentos teóricos em ações práticas e experimentais.

  • Conceitos de taxonomia e classificação biológica.
  • Uso de chaves dicotômicas.
  • Identificação de características morfológicas e comportamentais.
  • Biodiversidade e sua importância ecológica.

Metodologia

A aplicação de realidade aumentada em um ambiente virtual enriquecido proporciona uma metodologia ativa que estimula o envolvimento integral dos alunos. Esse tipo de aprendizagem imersiva permite a exploração de conceitos como se estivessem em um ambiente real. A prática colaborativa através de formação de grupos promove a troca de conhecimentos e empodera a capacidade de aprender com os pares. Isso potencia uma abordagem centrada no aluno, que é estimulante e desenvolve competências de observação, análise e concordância entre alunos.

  • Aprendizagem ativa em ambiente virtual de realidade aumentada.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Exploração guiada e descoberta.
  • Uso de plataformas tecnológicas para aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado de forma a proporcionar um tempo suficientemente denso para a compreensão, exploração e prática das atividades propostas. A divisão em duas aulas de 60 minutos cada favorece a assimilação progressiva dos temas abordados. A primeira aula é dedicada à introdução e exploração da ferramenta, enquanto a segunda é focada nos exercícios práticos e na aplicação dos conceitos discutidos, permitindo um equilíbrio adequado entre teoria e prática.

  • Aula 1: Introdução à taxonomia e exploração da floresta virtual utilizando realidade aumentada.
  • Aula 2: Prática de identificação e classificação de espécies, discussão e resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios de participação, colaboração e a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em tarefas práticas. Cada grupo seria avaliado pela precisão na utilização das chaves dicotômicas e pela originalidade na discussão dos resultados obtidos. Exemplos de avaliação incluem a apresentação das classificações criadas bem como relatórios colaborativos que resumem as descobertas, seguidas de uma justificativa com base nas características de cada espécie. A autoavaliação e a avaliação entre pares também serão incorporadas para reforçar a crítica reflexiva e proporcionar feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

A utilização de recursos digitais e de realidade aumentada será essencial para a execução da atividade, proporcionando ferramentas interativas e dinâmicas que ampliam a gama de experiências de aprendizado. Esses recursos também possibilitam a prática de situações realísticas, fundamentando a aprendizagem num contexto tecnológico avançado, e conectando os estudantes a um universo de conhecimento acessível e lúdico.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de realidade aumentada.
  • Material de apoio em taxonomia e chaves dicotômicas.
  • Guias virtuais de flora e fauna.

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