A atividade 'Bioquímica Battle: O Duelo dos Carboidratos' é uma proposta inovadora e interativa para o ensino de vias metabólicas relacionadas aos carboidratos, tais como glicólise, gluconeogênese e ciclo de Krebs, direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão de estudar previamente os materiais disponibilizados sobre o tema e, no dia da atividade, serão divididos em equipes para apresentar e defender seus conhecimentos em um ambiente de debate. As equipes receberão pontos não apenas pela qualidade de suas apresentações, mas também pela capacidade de formularem perguntas desafiadoras às equipes adversárias, incentivando assim o desenvolvimento do espírito crítico e a habilidade de argumentação baseada em evidências científicas. Este ambiente dinâmico possibilita uma aprendizagem mais profunda e integrada dos conceitos bioquímicos em jogo, bem como uma maior interação entre os alunos.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das diferentes vias do metabolismo dos carboidratos, estimulando o domínio do conteúdo de forma ativa e crítica. Busca-se, por meio do debate e da apresentação de argumentos baseados em evidências científicas, desenvolver habilidades importantes como a argumentação, o espírito crítico e a capacidade de síntese e exposição clara de ideias. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas estratégias de estudo autônomo, responsabilizando-se pelo seu próprio aprendizado em preparação para a atividade.
A atividade abrange conceitos fundamentais de bioquímica, com enfoque no metabolismo dos carboidratos, incluindo vias metabólicas como a glicólise, a gluconeogênese e o ciclo de Krebs. A ênfase será dada na compreensão dos processos biológicos e químicos envolvidos, bem como na habilidade de relacionar esses processos com a fisiologia humana de forma mais ampla. Além disso, a discussão sobre as implicações das alterações desses processos metabólicos na saúde humana será incentivada.
A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão estudar o material fornecido previamente pelo professor. No dia da atividade, os alunos serão divididos em equipes e participarão de um debate, defendendo os conhecimentos adquiridos e desafiando as equipes adversárias com perguntas. Este método permite uma aprendizagem ativa e participativa, estimulando o envolvimento dos alunos com o conteúdo e entre eles.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de duas horas. Na primeira sessão, as equipes apresentarão seus argumentos e defenderão suas posições. Na segunda sessão, ocorrerá a rodada de perguntas e o feedback do professor, seguido pela avaliação.
A avaliação se dará por meio da análise da performance das equipes tanto na apresentação dos argumentos quanto na formulação e resposta às perguntas, com foco na qualidade do conteúdo, clareza da exposição, capacidade de argumentação e uso de evidências científicas. Serão considerados, também, o trabalho em equipe e a participação individual. A pontuação será atribuída conforme critérios bem definidos e compartilhados com os alunos anteriormente, garantindo transparência e objetividade no processo de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a materiais de estudo sobre metabolismo dos carboidratos, dispositivos para apresentação dos debates (como computadores e projetores), além de critérios de avaliação claramente definidos para guiar tanto as apresentações quanto as rodadas de perguntas. Recomenda-se também o uso de plataformas de aprendizagem para o compartilhamento de materiais e informações adicionais.
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