Cérebros em Conflito: O Impacto Social do Alzheimer

Desenvolvida por: Edvald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Saúde Pública e Sociedade

A atividade 'Cérebros em Conflito: O Impacto Social do Alzheimer' é desenhada para engajar alunos do 3º ano do Ensino Médio numa profunda análise e discussão sobre os impactos sociais que envolvem o Alzheimer. Explorando aspectos como o estigma, o papel dos cuidadores, as políticas públicas de saúde e o suporte às famílias afetadas, os estudantes serão estimulados a expandir sua compreensão sobre a doença e a refletir sobre alternativas para melhoria no apoio e inclusão das pessoas afetadas. Por meio de uma metodologia ativa, como a Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de trazer pesquisas, dados atualizados, relatos pessoais e diferentes perspectivas, enriquecendo assim a discussão e propiciando uma experiência de aprendizado colaborativo. Esta atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, empatia e articulação, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes sobre questões de relevância social e capazes de contribuir para transformações positivas na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos de realizar pesquisas aprofundadas sobre temas complexos, como o Alzheimer, e suas implicações sociais. Serão estimuladas habilidades de análise crítica, permitindo que os estudantes avaliem a eficácia de diferentes abordagens e políticas públicas de saúde relacionadas ao tratamento e suporte às pessoas com a doença e suas famílias. Além disso, a atividade busca fomentar no aluno a habilidade de argumentação e comunicação eficaz, essenciais para a participação na roda de debates. Pretende-se também cultivar a empatia e compreensão sobre os desafios enfrentados por pacientes e cuidadores, preparando os estudantes para contribuírem com ideias que promovam inclusão e suporte adequados.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre o Alzheimer e seus impactos sociais.
  • Avaliar a eficácia de políticas públicas e estratégias de apoio às pessoas afetadas pela doença.
  • Fomentar habilidades de argumentação, empatia e comunicação eficaz.
  • Promover a compreensão sobre o papel do cuidador e o estigma associado à doença.
  • Incentivar a reflexão sobre formas de inclusão e suporte para pacientes e famílias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma variedade de temas relacionados ao Alzheimer, desde o entendimento básico da doença, seu impacto na qualidade de vida dos pacientes e cuidadores, até as políticas públicas e estratégias de apoio existentes. Abordaremos também o estigma social associado ao Alzheimer, discutindo como ele afeta a percepção pública da doença e a vida dos afetados. A fim de proporcionar uma experiência de aprendizagem completa, os alunos explorarão histórias pessoais e exemplos de diferentes culturas, visando uma compreensão global do tema. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes estejam aptos a articular possíveis soluções e estratégias para melhorar o apoio e a inclusão das pessoas com Alzheimer na sociedade.

  • Conceitos básicos sobre o Alzheimer: causas, sintomas e progressão.
  • Impacto do Alzheimer na qualidade de vida dos pacientes e cuidadores.
  • Estigma social associado à doença e suas consequências.
  • Políticas públicas e estratégias de apoio ao paciente e familiares.
  • Análise de casos reais e histórias pessoais para compreensão global do tema.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate para engajar os alunos numa discussão participativa e profunda. Esta abordagem promove a troca de experiências, a argumentação baseada em dados e pesquisas, além de fomentar a escuta ativa. Antes dos debates, grupos de alunos serão responsáveis por pesquisar e apresentar diferentes aspectos relacionados ao Alzheimer, preparando o terreno para uma discussão informada e respeitosa. Através desta metodologia, buscamos estimular o pensamento crítico, a colaboração e o respeito por diferentes perspectivas, fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios discutidos.

  • Preparação prévia com pesquisas guiadas sobre diferentes aspectos do Alzheimer.
  • Roda de Debate para discussão dos temas com participação ativa dos alunos.
  • Utilização de recursos visuais e digitais para suportar argumentos e apresentações.
  • Reflexão guiada pós-debate para consolidação do aprendizado.
  • Elaboração de um documento coletivo com as principais conclusões e propostas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 6 horas, divididas em 6 aulas de 60 minutos cada. Essa estrutura permite uma imersão profunda nos temas selecionados, combinando momentos de pesquisa, discussão e reflexão. A distribuição do tempo será feita de forma a equilibrar a preparação para os debates, a realização dos mesmos e as atividades de consolidação do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao Alzheimer e estruturação dos grupos de pesquisa.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação para o debate sobre estigmas e papéis sociais.
  • Aula 3: Roda de Debate sobre estigma e papel do cuidador.
  • Aula 4: Pesquisa e preparação sobre políticas públicas e apoio às famílias.
  • Aula 5: Roda de Debate sobre políticas públicas e estratégias de apoio.
  • Aula 6: Reflexão, consolidação do aprendizado e elaboração de documento conclusivo.

Avaliação

A avaliação se dará através de critérios como a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, a efetividade da comunicação durante os debates, o engajamento com as ideias apresentadas pelos colegas e a contribuição para a elaboração do documento final. Será valorizada a capacidade de reflexão crítica sobre os temas discutidos e a proposição de soluções inovadoras. Serão utilizadas rubricas de avaliação para proporcionar feedback claro e orientado ao desenvolvimento dos alunos. Exemplos práticos e situações hipotéticas podem ser apresentados para avaliar a aplicação do conhecimento adquirido em contextos reais.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, será indispensável o acesso a recursos de pesquisa atualizados, incluindo bases de dados, artigos e relatórios sobre o Alzheimer e suas implicações sociais. Material audiovisual e estudos de caso também serão utilizados para enriquecer as discussões. Recursos digitais, como apresentações interativas e plataformas colaborativas, auxiliarão na preparação e apresentação das discussões. A sala de aula será organizada de maneira a facilitar o diálogo e a interação entre os alunos durante as Rodas de Debate.

  • Acesso a bases de dados e bibliotecas digitais para pesquisa.
  • Material audiovisual sobre o Alzheimer e histórias pessoais.
  • Plataformas digitais colaborativas para organização dos grupos.
  • Ferramentas de apresentação para suporte das discussões.
  • Espaço físico adequado para a realização das Rodas de Debate.

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