Cladograma Humano

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Sistemática Filogenética e Evolução

A atividade 'Cladograma Humano' tem como foco o ensino da sistemática filogenética através da construção de cladogramas. Os alunos, organizados em grupos, trabalharão com desenhos de diferentes espécies animais, com o objetivo de pesquisar e compreender as relações evolutivas entre estas espécies e os humanos. Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, cada grupo criará um cladograma representando essas relações. Posteriormente, em uma sessão de discussão, os grupos compararão seus cladogramas, avaliando as semelhanças e diferenças no entendimento das relações evolutivas apresentadas. Esta atividade visa desenvolver a compreensão dos conceitos evolutivos e promover discussões críticas sobre a inter-relação entre diferentes espécies, enriquecendo o conhecimento sobre a diversidade biológica e a história evolutiva da vida na Terra.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em fomentar o pensamento crítico e analítico dos alunos sobre evolução. Pretende-se que eles sejam capazes de identificar e avaliar as relações filogenéticas de forma a entender o processo evolutivo pelo qual os seres vivos passaram. Através da construção de cladogramas, os alunos desenvolvem habilidades em interpretação de dados biológicos e promovem uma compreensão mais ampla da evolução e biodiversidade, além de integrar conhecimento teórico com prática investigativa.

  • Compreender a relação evolutiva entre diferentes espécies animais e os seres humanos.
  • Desenvolver habilidade na construção e interpretação de cladogramas.
  • Promover discussões críticas e colaborativas sobre conceitos evolutivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT204: Avaliar as relações filogenéticas, compreendendo o processo evolutivo por meio da morfologia, fisiologia e biologia molecular.
  • EM13CNT301: Aplicar conceitos de hereditariedade e evolução na análise de características adaptativas dos seres vivos ao longo do tempo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a análise de características anatômicas e fisiológicas das espécies, a compreensão da árvore da vida e a elaboração dos cladogramas. Com isso, busca-se demonstrar a importância da variação biológica e sua relevância para a evolução das espécies ao longo do tempo. Pretende-se que os alunos adquiram uma visão integrada dos mecanismos evolutivos, destacando a importância da diversidade genética e ambiental para a adaptação e sobrevivência dos organismos.

  • Conceitos básicos de sistemática e filogenia.
  • Elaboração de cladogramas.
  • Análise morfológica e comparativa entre espécies.
  • Diversidade biológica e evolução das espécies.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade se baseia na aprendizagem ativa, com os alunos assumindo papel central na pesquisa e construção dos cladogramas. Eles trabalham em grupos e incorporam uma abordagem prática e investigativa ao estudar e comparar diferentes espécies, promovendo o envolvimento colaborativo e a discussão em sala. Esta dinâmica possibilita uma articulação entre o conhecimento teórico e as habilidades práticas de interpretação e análise filogenética, fornecendo uma base sólida para o entendimento dos conceitos evolutivos no contexto real.

  • Trabalho em grupo para promover colaboração.
  • Aprendizagem investigativa através da pesquisa sobre espécies.
  • Discussão de resultados em roda de conversa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a atividade é estruturado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e trabalharão em grupos na pesquisa e construção dos cladogramas. Já na segunda aula, eles participarão de uma discussão reflexiva comparando os resultados entre os grupos, aprofundando o entendimento sobre as relações evolutivas e incorporando novas perspectivas de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à sistemática filogenética e início da pesquisa de espécies (60 minutos).
  • Aula 2: Finalização dos cladogramas e discussão coletiva das relações evolutivas (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será realizada com base no cladograma desenvolvido por cada grupo, observando a correta aplicação dos conceitos de filogenética e a clareza na representação das relações evolutivas. Além disso, será considerada a participação ativa nas discussões, com o intuito de avaliar a capacidade de argumentação e defesa das ideias apresentadas. Exemplos de critérios específicos incluem: precisão na construção do cladograma, uso adequado de informações obtidas por pesquisa, e a habilidade em comparar resultados de forma crítica e construtiva durante a discussão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade visam apoiar a pesquisa e a construção dos cladogramas. Materiais visuais e digitais serão utilizados para facilitar o aprendizado, proporcionando aos alunos meios efetivos de investigar e representar as relações evolutivas entre espécies. Isso inclui o uso de ferramentas online para pesquisa, bem como materiais impressos para a construção dos gráficos, de modo a aumentar a interação e o entendimento do conteúdo apresentado.

  • Desenhos de espécies animais.
  • Acesso a ferramentas online para pesquisa.
  • Materiais para construção de cladogramas (papel, canetas, etc.).
  • Computadores ou tablets para acesso a materiais digitais.

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