Esta atividade pedagógica prática visa explorar a evolução das teorias genéticas, desde as contribuições iniciais de Charles Darwin até os avanços proporcionados pelas modernas técnicas de edição genética, como a CRISPR-Cas9. Os alunos serão divididos em grupos, com cada um representando um período histórico ou tecnologia específica da genética. Eles organizarão e apresentarão argumentos que destaquem as inovações e os desafios éticos de seu respectivo tema. Essa estrutura de debate não só facilitará a compreensão da evolução das teorias e técnicas genéticas mas também enfatizará a importância da ética na ciência. Após as discussões, os alunos criarão um mural representando a linha do tempo da genética, ilustrando as principais contribuições e desafios de cada era.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão da evolução das teorias genéticas e das técnicas de edição genética, fomentando a capacidade de análise crítica e a compreensão da ética em práticas científicas. Pretende-se também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação, à medida que os alunos se dedicam a investigar seu tema designado, organizar suas descobertas e argumentos, e apresentar e debater suas ideias em um fórum colaborativo.
O conteúdo programático abrangerá um panorama das teorias genéticas ao longo da história, começando pela teoria da evolução de Darwin, passando pela descoberta da estrutura do DNA, até as recentes inovações proporcionadas pela edição genética CRISPR-Cas9. Será dada ênfase às contribuições de cada período, bem como aos avanços tecnológicos e os dilemas éticos que surgiram ao longo do tempo.
A metodologia ativa 'Roda de Debate' será empregada para facilitar esta atividade. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando diferentes períodos ou tecnologias na história da genética. Eles se engajarão em pesquisas direcionadas e, em seguida, apresentarão e defenderão seus argumentos num debate estruturado. A sequência planejada para o debate e a criação subsequente do mural da linha do tempo da genética engaja os estudantes em um processo ativo de aprendizagem, incentivando a colaboração, a pesquisa autônoma e a argumentação crítica.
Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Os primeiros 20 minutos serão dedicados à introdução do tema e divisão dos grupos. Em seguida, 30 minutos para pesquisa, organização e discussão preliminar dentro dos grupos. Os últimos 10 minutos serão reservados para o início da criação do mural da linha do tempo, que será completado em aulas subsequentes.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa no debate, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e persuasão dos argumentos apresentados, e na contribuição para a criação do mural. Será considerada tanto a participação individual quanto o esforço colaborativo do grupo. Critérios como respeito pelos colegas durante o debate e habilidade de ouvir e responder construtivamente a pontos de vista contrários também serão avaliados.
Os recursos para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação do mural (papel grande, marcadores, fita adesiva), além de textos e artigos selecionados sobre a história da genética e as tecnologias de edição genética. Será também disponibilizado um guia de debate para auxiliar na estruturação dos argumentos e na condução do debate.
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