Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio vão se aprofundar na temática das bioinvasões, utilizando uma abordagem prática e interativa. Através de um jogo de tabuleiro especialmente adaptado para esta aula, os estudantes serão divididos em dois grupos principais: espécies invasoras e espécies nativas. O objetivo do jogo será elaborar e executar estratégias que permitam ou a expansão das espécies invasoras ou a conservação e proteção das espécies nativas. Materiais táteis e sonoros serão integrados ao jogo para assegurar a inclusão de todos os alunos. Após a conclusão do jogo, será realizado um debate orientado, focando nas estratégias de controle de pragas na agricultura, além de discutir outras bioinvasões, sob uma ótica ética, econômica e ecológica. Os alunos serão estimulados a pensar em soluções criativas e ambientalmente responsáveis para os problemas abordados durante a atividade.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre as bioinvasões e suas consequências ecológicas, econômicas e sociais. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de analisar criticamente as bioinvasões, considerando seus diversos impactos e as estratégias de manejo existentes. Espera-se ainda que desenvolvam habilidades de pensamento estratégico através do jogo e que possam argumentar de forma consistente durante o debate, apresentando soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas discutidos.
O conteúdo programático abrange desde conceitos básicos sobre biodiversidade e ecologia até temas mais específicos como estratégias de manejo de espécies invasoras e suas implicações éticas, econômicas e ecológicas. Durante a atividade, os alunos irão explorar diferentes perspectivas e soluções para o controle de bioinvasões, integrando conhecimento científico e habilidades de pensamento crítico para elaborar argumentações sólidas.
Esta atividade empregará metodologias ativas, como Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos de maneira profunda com o conteúdo. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao tema e divididos em grupos. Utilizando o jogo de tabuleiro adaptado, eles vivenciarão a dinâmica das bioinvasões, necessitando elaborar e executar estratégias específicas conforme o papel assumido (espécie invasora ou nativa). A fase do jogo será seguida por um debate orientado, no qual os alunos discutirão suas experiências e reflexões, aplicando o conhecimento adquirido para discutir soluções reais para os desafios das bioinvasões.
A carga horária total da atividade será de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, dedicaremos aulas para a contextualização do tema e explicação do jogo. Em seguida, realizaremos várias sessões de jogo, permitindo a todos os alunos participarem ativamente. Após o jogo, dedicaremos aulas para o debate e discussão das estratégias utilizadas e suas implicações, finalizando o projeto com a apresentação das soluções desenvolvidas pelos alunos.
A avaliação da atividade será baseada em diversos critérios, incluindo o engajamento no jogo, a participação no debate, a qualidade dos argumentos apresentados e a criatividade e viabilidade das soluções propostas. Será dado um peso específico para cada uma dessas áreas, garantindo uma avaliação holística do desempenho dos alunos. Além disso, a capacidade de trabalho em equipe, o respeito pelas ideias dos outros e a habilidade de aplicar conhecimentos teóricos na resolução de problemas práticos também serão avaliados. Exemplos de atividades avaliativas incluem a análise de estratégias de jogo implementadas, a contribuição para o debate e a elaboração de um projeto de solução para um problema de bioinvasão específico.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como um jogo de tabuleiro adaptado para representar o cenário das bioinvasões, peças de jogo diferenciadas para espécies invasoras e nativas, materiais táteis e sonoros para inclusão, além de material de apoio para o debate (artigos, relatórios, dados estatísticos). Também será utilizado espaço adequado para acomodar confortavelmente todos os alunos e facilitar a interação durante o jogo e o debate.
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