Desvendando o DNA com ChatGPT

Desenvolvida por: Laís C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Tecnologia da Informação
Temática: Genética e Biotecnologia

Na atividade 'Desvendando o DNA com ChatGPT', os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar a complexa relação entre genética e a manifestação de certas doenças ou características, através de uma abordagem interdisciplinar que une Biologia e Tecnologia da Informação. Os estudantes serão divididos em grupos para pesquisar e coletar dados sobre sequências de DNA, com um enfoque particular em genes que se relacionam com condições de saúde específicas ou traços genéticos. Utilizando a integração do ChatGPT ao Microsoft Excel, os alunos analisarão esses dados e cruzarão informações, desenvolvendo habilidades de interpretação de dados, análise estatística e pensamento crítico. A criação de gráficos e relatórios permitirá aos alunos visualizar as correlações entre genética e saúde, culminando numa apresentação final que discutirá o impacto dessas relações na saúde humana e na biodiversidade. Esta atividade não somente contribuirá para o entendimento da genética no contexto da saúde e evolução, mas também promoverá o uso de tecnologia avançada no processo educacional, realçando a importância da colaboração e da comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade se concentram em capacitar os alunos a entender as complexas interações entre genes e o desenvolvimento de características genéticas, bem como doenças. Através da coleta e análise de sequências de DNA, os alunos aprimorarão habilidades analíticas, de pesquisa e de uso de tecnologias de informação aplicadas à ciência. Eles também aprenderão a apresentar informações científicas de forma clara e acessível, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de síntese e de argumentação. Esta experiência visa reforçar a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento teórico em situações reais e relevância científica, enfatizando a integração entre as ciências biológicas e a tecnologia.

  • Compreender a relação entre sequências de DNA e a manifestação de doenças e características específicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados genéticos.
  • Utilizar o ChatGPT integrado ao Microsoft Excel para o processamento de dados e a visualização de informações.
  • Apresentar e discutir os resultados de uma investigação científica, explorando o impacto da genética na saúde e na biodiversidade.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a utilização de tecnologia da informação no estudo da biologia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos fundamentais de genética, incluindo a estrutura das sequências de DNA, genes e sua funcionalidade, e como estes se correlacionam com características fenotípicas e predisposições a doenças. Além disso, haverá uma ênfase na análise de dados genéticos, o uso de tecnologias de informação para biologia, e a prática da apresentação e discussão de resultados científicos. Este plano de aula propõe uma investigação ativa por parte dos alunos, que explorarão dados reais e aplicarão ferramentas digitais modernas na análise genética.

  • Estrutura e função do DNA
  • Relação entre genótipo e fenótipo
  • Análise e interpretação de sequências de DNA
  • Uso de tecnologia da informação em genética
  • Comunicação de resultados científicos

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia na aprendizagem ativa, promovendo a interação direta dos alunos com o conteúdo e incentivando a pesquisa, análise e discussão em grupo. Utilizando o ChatGPT integrado ao Microsoft Excel, os alunos irão além da mera recepção de informações, participando ativamente no processo de aprendizado através da exploração de dados genéticos e desenvolvimento de soluções para problemas propostos. A colaboração em equipe e o uso de recursos tecnológicos atuais são essenciais para a execução dessa metodologia, estimulando assim a criatividade, o raciocínio lógico e a inovação.

  • Pesquisa em bases de dados genéticos
  • Coleta e análise de dados com auxílio do ChatGPT e Excel
  • Criação de gráficos e relatórios para apresentação dos resultados
  • Debates em grupo sobre as conclusões e seu impacto na ciência e sociedade
  • Utilização de cenários e estudos de caso reais para aplicação prática

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos e ao conteúdo, e iniciarão a pesquisa e coleta de dados. A segunda aula será dedicada à análise dos dados coletados, desenvolvimento dos relatórios e preparação das apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de genética e início da pesquisa e coleta de dados.
  • Aula 2: Análise de dados, preparação de relatórios e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade contemplará a participação individual e em grupo, a profundidade e precisão da pesquisa reali... ```

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