Detetives das Parasitoses

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureia
Temática: Parasitoses comuns no Brasil

A atividade 'Detetives das Parasitoses' é uma proposta interativa que transforma alunos do 3º ano do Ensino Médio em investigadores, com o objetivo de explorar e aprender sobre parasitoses comuns no Brasil, como dengue, leptospirose e esquistossomose. Divididos em grupos, cada equipe receberá um 'dossier' repleto de pistas, contendo informações sobre sintomas, vetores, formas de transmissão e métodos de prevenção destas doenças. Por meio da utilização de estratégias de pesquisa e pensamento crítico, os alunos deverão correlacionar as pistas fornecidas para identificar qual parasitose está descrita em cada caso. Após a fase de investigação, os grupos apresentarão suas descobertas aos colegas, empregando representações gráficas e fundamentando suas argumentações em evidências científicas. Esta apresentação culminará em um debate enriquecedor sobre medidas preventivas e estratégias de controle dessas doenças, possibilitando a aplicação do conhecimento adquirido em um contexto real e relevante.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades chave no âmbito das ciências da natureza, tais como a capacidade de construir hipóteses, analisar dados, interpretar modelos explicativos e justificar conclusões com base científica. Além disso, visa aprimorar a competência dos alunos em comunicar resultados de investigações, interpretar textos de divulgação científica e promover o engajamento em debates sobre temas científicos relevantes, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de interpretar o mundo sob uma perspectiva científica e tomar decisões informadas.

  • Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica.
  • Fomentar habilidades de comunicação científica e argumentação baseada em evidências.
  • Promover o entendimento de conceitos básicos relacionados a parasitoses comuns no Brasil.
  • Estimular a conscientização sobre prevenção e controle de doenças parasitárias.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives das Parasitoses abordará conceitos científicos relacionados às principais parasitoses que afetam a população brasileira, assim como sua epidemiologia, ciclo de vida dos parasitas, sintomas, métodos de diagnóstico, prevenção e controle. Além disso, explorará a importância da pesquisa e das fontes de informações confiáveis na construção do conhecimento científico.

  • Parasitoses no Brasil: dengue, leptospirose e esquistossomose.
  • Ciclo de vida de parasitas e vetores.
  • Métodos de transmissão e prevenção de parasitoses.
  • Importância da pesquisa científica e critérios para seleção de fontes confiáveis.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Detetives das Parasitoses' será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove o engajamento dos estudantes através da gamificação do processo de aprendizagem. Os alunos serão divididos em grupos e receberão 'dossiês' com informações e pistas. Através de pesquisa e raciocínio lógico, deverão resolver os casos propostos. A fase de apresentação dos resultados será interativa, com uso de recursos visuais para facilitar a comunicação e o debate entre os grupos será incentivado para a troca de informações e conclusões.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover colaboração e pensamento crítico.
  • Utilização de 'dossiês' com pistas para instigar a investigação.
  • Apresentações interativas com uso de recursos visuais.
  • Promoção de debates para troca de conhecimentos e conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Detetives das Parasitoses será realizada em duas sessões de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos se dedicarão à investigação dos casos contidos nos 'dossiês'. Na segunda sessão, ocorrerão as apresentações dos grupos e o debate sobre as parasitoses estudadas.

  • Sessão 1: Investigação dos casos.
  • Sessão 2: Apresentação dos resultados e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na performance dos grupos durante as investigações, qualidade das apresentações, uso adequado de evidências científicas nas argumentações e participação ativa nos debates. Serão considerados critérios como clareza na comunicação, precisão das informações apresentadas, criatividade nas representações gráficas e a habilidade de trabalhar colaborativamente. Um rubrica detalhada será fornecida para orientar os alunos e garantir uma avaliação justa e transparente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos 'dossiês' (papéis, impressões), recursos para as apresentações (computadores, projetores, softwares de apresentação) e materiais para representações gráficas (papel, lápis, marcadores). Estes recursos são essenciais para garantir o sucesso da atividade e possibilitar que os alunos expressem suas descobertas de maneira criativa e eficaz.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação dos 'dossiês'.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.
  • Materiais para representações gráficas.

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