Esta atividade visa aprimorar o entendimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre a histologia e as desordens histológicas através de um método de ensino ativo, especificamente a Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão casos clínicos fictícios com antecedência, relacionados a várias desordens histológicas, desafiando-os a aplicar seus conhecimentos prévios e pesquisas externas para propor diagnósticos e tratamentos. Em equipes, usando uma plataforma de aprendizagem colaborativa, discutirão suas hipóteses, elaborando propostas coesas de diagnósticos e tratamentos. Durante a aula, cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo um ambiente rico em debates e aprendizados interativos. Essa abordagem estimula a prática do conhecimento teórico, a pesquisa independente, o trabalho em equipe e aprimora habilidades de comunicação, críticas e de pensamento analítico, fundamentais para um estudante do século XXI.
O principal objetivo desta atividade é estimular a compreensão detalhada e aplicada da histologia humana e das patologias relacionadas, visando o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico dos alunos. Pretende-se com isso, além do aprofundamento teórico, promover habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação efetiva e pensamento crítico. A atividade é desenhada para encorajar os alunos a conectar conceitos teóricos com situações práticas da vida real, preparando-os para aplicações futuras seja no âmbito acadêmico, seja profissional.
O conteúdo programático abrange um estudo detalhado da histologia humana, centrando-se nos principais tecidos do corpo humano e suas funções, bem como nas principais patologias associadas a cada um. Além disso, inclui a prática de diagnóstico clínico baseado em estudos de casos, engajando os alunos na análise de situações e na proposição de possíveis soluções.
A metodologia Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos estudam o material fornecido previamente e, em classe, concentram-se na discussão de casos e soluções em equipe. A plataforma de aprendizagem colaborativa servirá como ferramenta essencial para a discussão dos casos. A atividade será altamente interativa, com participação ativa dos alunos na formulação e discussão de diagnósticos e tratamentos, sob a orientação constante do professor.
A avaliação será baseada na participação ativa, no esforço colaborativo e na qualidade das proposições de diagnóstico e tratamento apresentadas por cada equipe. Serão considerados a compreensão teórica, a capacidade analítica, a argumentação lógica e a habilidade de comunicação. A avaliação também contemplará a capacidade de trabalho em equipe e a utilização eficaz da plataforma de aprendizagem colaborativa.
Serão utilizados casos clínicos fictícios detalhando desordens histológicas, artigos e textos de apoio sobre histologia e patologia, além de acesso a uma plataforma de aprendizagem colaborativa. Recursos visuais, como imagens e vídeos de tecidos saudáveis e patológicos, também serão incorporados para auxiliar no entendimento e análise dos casos.
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