DNA ao Vivo: Desvendando Genomas

Desenvolvida por: Isador… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Genética e Biologia Molecular

A estrutura do DNA e seu papel no armazenamento de informações genéticas são fundamentais para compreender a genética. Nesta aula, os alunos do 3º ano do Ensino Médio se envolverão ativamente na aprendizagem desses princípios, montando modelos de DNA com marshmallows e palitos, representando as bases nitrogenadas, fosfatos e açúcares. Após a montagem, eles serão desafiados a analisar sequências de DNA fictícias, identificando genes e prevendo suas possíveis funções. Esta atividade proporcionará uma compreensão profunda de como os genes são expressos e como as variações genéticas podem levar a doenças. Através da metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de explorar, discutir e apresentar suas descobertas, enfatizando a relevância da genética na medicina moderna.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender os conceitos básicos e avançados de genética, por meio da construção e análise de modelos de DNA. Os alunos irão explorar a estrutura do DNA, assimilar a importância das sequências genéticas na determinação de características e funcionamentos dos organismos vivos, bem como discernir a conexão entre variações genéticas e doenças. Esta abordagem prática e interativa promove habilidades analíticas, colaboração e pensamento crítico, ferramentas essenciais para futuros desafios acadêmicos e profissionais.

  • Construir um modelo físico de DNA utilizando materiais simples para entender sua estrutura.
  • Analisar sequências de DNA fictícias para identificar e prever a função de genes específicos.
  • Compreender a relação entre genética e doenças, destacando a importância da genética na medicina.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação ao discutir e compartilhar descobertas.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta aula engloba elementos essenciais da genética, desde a construção de modelos de DNA até a análise de suas funções e implicações para a saúde humana. Discutir-se-á a importância da genética na compreensão das bases moleculares das doenças, incentivando uma abordagem prática para explorar esses conceitos.

  • Estrutura do DNA: componentes e montagem
  • Análise de sequências de DNA: identificação e função dos genes
  • Doenças genéticas: principais tipos e estudos de caso
  • Genética na medicina moderna: aplicações e avanços

Metodologia

Esta atividade será baseada em metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos terão o desafio de construir e analisar modelos de DNA e, posteriormente, pesquisar e discutir em grupos as implicações desses conceitos na medicina. Esse formato interativo e colaborativo promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, estimulando a curiosidade e a criatividade.

  • Construção de modelos de DNA com materiais simples
  • Análise e comparação de sequências de DNA fictícias
  • Pesquisa em pequenos grupos sobre doenças genéticas
  • Apresentação e discussão dos resultados e descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos construirão os modelos de DNA e iniciarão a análise das sequências. Na segunda aula, eles irão continuar com suas pesquisas e prepararão a apresentação das descobertas.

  • Aula 1: Construção do modelo de DNA e introdução à análise de sequências
  • Aula 2: Pesquisa sobre doenças genéticas e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as aulas, na qualidade e precisão dos modelos de DNA montados, na análise das sequências de DNA realizada, bem como na apresentação das conclusões. Será valorizado o esforço na pesquisa sobre doenças genéticas e a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios incluirão conhecimento técnico, criatividade nas apresentações e habilidade de comunicação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como palitos de dente, marshmallows de cores diferentes, fios de lã (para representar as ligações de hidrogênio entre as bases) e sequências de DNA fictícias preparadas previamente pelo professor. Além disso, será importante acesso a recursos online para pesquisa sobre doenças genéticas.

  • Palitos de dente e marshmallows de cores diferentes
  • Fios de lã ou barbante
  • Sequências de DNA fictícias
  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa

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