A estrutura do DNA e seu papel no armazenamento de informações genéticas são fundamentais para compreender a genética. Nesta aula, os alunos do 3º ano do Ensino Médio se envolverão ativamente na aprendizagem desses princípios, montando modelos de DNA com marshmallows e palitos, representando as bases nitrogenadas, fosfatos e açúcares. Após a montagem, eles serão desafiados a analisar sequências de DNA fictícias, identificando genes e prevendo suas possíveis funções. Esta atividade proporcionará uma compreensão profunda de como os genes são expressos e como as variações genéticas podem levar a doenças. Através da metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de explorar, discutir e apresentar suas descobertas, enfatizando a relevância da genética na medicina moderna.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender os conceitos básicos e avançados de genética, por meio da construção e análise de modelos de DNA. Os alunos irão explorar a estrutura do DNA, assimilar a importância das sequências genéticas na determinação de características e funcionamentos dos organismos vivos, bem como discernir a conexão entre variações genéticas e doenças. Esta abordagem prática e interativa promove habilidades analíticas, colaboração e pensamento crítico, ferramentas essenciais para futuros desafios acadêmicos e profissionais.
O conteúdo desta aula engloba elementos essenciais da genética, desde a construção de modelos de DNA até a análise de suas funções e implicações para a saúde humana. Discutir-se-á a importância da genética na compreensão das bases moleculares das doenças, incentivando uma abordagem prática para explorar esses conceitos.
Esta atividade será baseada em metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos terão o desafio de construir e analisar modelos de DNA e, posteriormente, pesquisar e discutir em grupos as implicações desses conceitos na medicina. Esse formato interativo e colaborativo promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, estimulando a curiosidade e a criatividade.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos construirão os modelos de DNA e iniciarão a análise das sequências. Na segunda aula, eles irão continuar com suas pesquisas e prepararão a apresentação das descobertas.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as aulas, na qualidade e precisão dos modelos de DNA montados, na análise das sequências de DNA realizada, bem como na apresentação das conclusões. Será valorizado o esforço na pesquisa sobre doenças genéticas e a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios incluirão conhecimento técnico, criatividade nas apresentações e habilidade de comunicação das descobertas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como palitos de dente, marshmallows de cores diferentes, fios de lã (para representar as ligações de hidrogênio entre as bases) e sequências de DNA fictícias preparadas previamente pelo professor. Além disso, será importante acesso a recursos online para pesquisa sobre doenças genéticas.
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