Eco-Arte: Criatividade no Jardim

Desenvolvida por: Lara M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Artes e Educação Ambiental
Temática: Botânica e Arte

Esta atividade propõe uma imersão no mundo da Botânica, incentivando os alunos do 3º ano do Ensino Médio a explorar sua criatividade e conscientização ambiental por meio da criação de peças artísticas inspiradas na flora. Iniciará com uma visita guiada ao jardim botânico da escola ou a uma área verde selecionada, onde os alunos terão a oportunidade de escolher uma planta que os inspire, guiados pelo princípio da observação direta da natureza. Após a seleção, os alunos participarão de uma sessão de discussão em sala de aula, abordando a importância ecológica, as características específicas e curiosidades sobre as plantas escolhidas, fomentando o conhecimento interdisciplinar entre botânica e arte. Seguidamente, os alunos utilizarão materiais recicláveis e de arte para criar peças artísticas que representem tanto a forma quanto a essência da planta escolhida, refletindo sobre a relação simbiótica entre os seres humanos e o meio ambiente. A conclusão deste projeto será marcada por uma exposição das obras criadas pelos alunos, acompanhada de apresentações individuais onde cada participante terá a chance de compartilhar suas descobertas e o processo criativo por trás de suas criações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada dos alunos sobre o mundo da Botânica e sua importância ecológica, além de estimular a criatividade e a consciência ambiental. Busca-se desenvolver habilidades artísticas e expressivas em um contexto interdisciplinar, explorando a conexão entre ciência, arte e sustentabilidade. Através da observação direta da natureza e do processo criativo, os alunos ampliarão sua percepção sobre a diversidade vegetal e a necessidade de proteção e conservação ambiental, fomentando uma apreciação mais profunda pela biodiversidade do nosso planeta.

  • Explorar o mundo da Botânica através de uma experiência prática e criativa.
  • Estimular a consciência ambiental e a importância da biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades artísticas utilizando materiais recicláveis e de arte.
  • Fomentar o conhecimento interdisciplinar entre ciência e arte.
  • Promover a expressão individual e coletiva sobre a relação entre seres humanos e natureza.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido nesta atividade inclui conceitos básicos de Botânica, importância ecológica das plantas, técnicas de arte e artesanato com materiais recicláveis, e discussões sobre sustentabilidade e conservação ambiental. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto prático, tudo isso enquadrado dentro de uma abordagem interdisciplinar que entrelaça ciência e arte.

  • Conceitos básicos de Botânica
  • Importância ecológica das plantas
  • Técnicas de arte e artesanato com materiais recicláveis
  • Sustentabilidade e conservação ambiental

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade inclui a 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. A primeira parte da atividade, que envolve a escolha e estudo da planta no jardim botânico ou área verde, bem como a criação de peças artísticas, aplica-se a metodologia 'Mão-na-massa', proporcionando aos alunos uma aprendizagem prática e engajadora. A segunda metodologia, 'Aprendizagem Baseada em Jogos', será incorporada nas discussões em sala de aula por meio de dinâmicas e jogos educativos que visam reforçar o conhecimento adquirido sobre as plantas e sua importância ecológica.

  • Visita guiada ao jardim botânico ou área verde
  • Sessão de discussão em sala de aula
  • Criação de peças artísticas
  • Exposição e apresentações individuais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a visita ao jardim botânico ou área verde e a seleção das plantas. A segunda aula será dedicada à criação das peças artísticas e à preparação da exposição e das apresentações.

  • Aula 1: Visita ao jardim botânico ou área verde e seleção das plantas.
  • Aula 2: Criação das peças artísticas e preparação para exposição.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, na criatividade e originalidade das peças artísticas criadas, e na qualidade das apresentações feitas durante a exposição. Será dada especial atenção à reflexão dos alunos sobre a relação entre a planta escolhida, seu significado ecológico e a importância da conservação ambiental. Exemplos de critérios de avaliação incluem: coerência artística com o tema escolhido, uso inovador de materiais recicláveis, clareza e profundidade durante a apresentação oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um jardim botânico ou área verde, materiais de arte e recicláveis para a criação das peças artísticas, mídias digitais para a documentação das obras e apresentações, além de recursos didáticos para apoio ao estudo de Botânica. Será importante também contar com o apoio de profissionais de Biologia e Artes para enriquecer as discussões e orientar os alunos no desenvolvimento de suas criações.

  • Jardim botânico ou área verde para visita
  • Materiais de arte e recicláveis
  • Mídias digitais para documentação
  • Recursos didáticos para estudo da Botânica

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo