Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para criar maquetes que representem os ciclos biogeoquímicos utilizando materiais recicláveis. O objetivo é provocar uma reflexão profunda sobre os impactos das ações humanas nesses ciclos essenciais e desenvolver uma consciência ambiental ativa. Inicialmente, os estudantes deverão conduzir pesquisas sobre como as atividades humanas têm afetado os ciclos da água, carbono, nitrogênio, e fósforo. Com uma compreensão sólida desses impactos, os alunos serão desafiados a pensar e a propor soluções viáveis que minimizem os danos ambientais. A construção das maquetes, além de ser uma atividade prática, servirá como meio para os estudantes expressarem visualmente sua compreensão dos ciclos biogeoquímicos e das propostas de intervenção positiva. Ao final, as maquetes serão expostas na escola, permitindo que o conhecimento adquirido seja compartilhado não apenas entre os participantes da atividade, mas com toda a comunidade escolar, reforçando a importância das práticas sustentáveis para a preservação da vida no planeta.
O principal objetivo desta atividade é fomentar um entendimento crítico e detalhado sobre os ciclos biogeoquímicos e o impacto das atividades humanas sobre estes. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica, e síntese de informações para a construção de soluções ambientalmente sustentáveis. Além disso, a atividade busca incentivar o trabalho em equipe, a criatividade no uso de materiais recicláveis e a habilidade de comunicar efetivamente o conhecimento científico através de apresentações e exposições.
Este projeto interdisciplinar abrange conceitos fundamentais dos ciclos biogeoquímicos, explorando a interdependência entre seres vivos e seus ambientes. Através da investigação dos impactos humanos nesses ciclos, os alunos irão relacionar conteúdos de biologia, química, e geografia, promovendo uma compreensão integrada da sustentabilidade e das ações necessárias para a conservação ambiental.
Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, os alunos serão os protagonistas da construção do conhecimento. Através de uma abordagem investigativa, eles realizarão pesquisas, discussões em grupo, e o design e construção de maquetes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta metodologia incentiva a autonomia dos alunos, estimulando-os a se engajarem ativamente no processo de aprendizado e na busca de soluções inovadoras para problemas ambientais.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os grupos farão pesquisas e iniciarão o planejamento das maquetes. Na segunda aula, eles concluirão as maquetes e prepararão suas apresentações para a exposição.
A avaliação será baseada na qualidade e criatividade das maquetes, na profundidade da pesquisa realizada, na eficácia das soluções propostas para minimizar os impactos ambientais, e na habilidade de comunicação durante a exposição. Será considerado também o trabalho em equipe, a originalidade no uso dos materiais recicláveis e a capacidade de engajar outros estudantes e professores durante a exposição.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para a pesquisa, materiais recicláveis para a construção das maquetes, ferramentas básicas de artesanato (cola, tesoura, etc.), uma sala disponível para a exposição das maquetes, e dispositivos para apresentações (computador, projetor).
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