EcoDesafio: Sobrevivência do Mais Verde

Desenvolvida por: Diego … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecologia e Biodiversidade

Neste plano de aula inovador, o objetivo é envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma atividade pedagógica prática denominada EcoDesafio: Sobrevivência do Mais Verde. Utilizando uma plataforma digital, os discentes serão divididos em grupos e desafiados a simular a gestão de um ecossistema através de cartas digitais, representando diferentes plantas, condições ambientais, e fatores limitantes. Eles deverão tomar decisões estratégicas para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de sua biodiversidade, enfrentando desafios relacionados à quantidade de luz, água, nutrientes, pragas e doenças. A simulação permitirá visualizar imediatamente as consequências das múltiplas escolhas feitas, promovendo um entendimento mais profundo sobre a complexidade das interações ecológicas e a importância da manutenção da biodiversidade. Esta proposta utiliza a metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Jogos, engajando os alunos de forma lúdica e significativa, ao mesmo tempo em que os induz ao pensamento crítico e à solução de problemas reais e teóricos relacionados à ecologia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o entendimento dos alunos sobre os diferentes níveis de organização da vida e as complexas interações entre os seres vivos e seu ambiente. Queremos que os estudantes compreendam as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes que afetam a biodiversidade, utilizando a tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades de avaliação e previsão dos impactos de determinadas ações humanas nos ecossistemas, estimulando a consciência ambiental e a responsabilidade ecológica.

  • Compreender os níveis de organização da vida e a complexidade das interações ecológicas.
  • Identificar os diversos fatores bióticos e abióticos que influenciam o desenvolvimento das plantas.
  • Analisar as consequências de diferentes ações humanas sobre os ecossistemas.
  • Promover a consciência e responsabilidade ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
  • EM13CNT203: Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade inclui a ecologia, com foco em interações ecológicas, ciclos biogeoquímicos, cadeias e teias alimentares, e fatores limitantes. Além disso, os alunos aprenderão sobre a importância da biodiversidade e os conceitos de sustentabilidade e conservação ambiental. Através deste contexto, eles serão capazes de aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo habilidades analíticas e de solução de problemas.

  • Níveis de organização da vida
  • Interações ecológicas
  • Ciclos biogeoquímicos
  • Cadeias e teias alimentares
  • Fatores limitantes e biodiversidade

Metodologia

A metodologia empregada na atividade EcoDesafio: Sobrevivência do Mais Verde baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos. Através do uso de simulações digitais e cartas digitais, os alunos são incentivados a pensar estrategicamente e a aplicar conceitos teóricos à prática, em um ambiente que simula desafios reais do ecossistema. Esta abordagem promove engajamento, colaboração e aprendizado ativo. A distribuição dos alunos em grupos pequenos fomenta a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.

  • Utilização de cartas digitais para simulação de ecossistemas
  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração e troca de ideias
  • Uso de aplicativo de simulação para visualização das consequências das escolhas
  • Discussão em grupo das estratégias e resultados alcançados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma carga horária total de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada. A primeira parte será destinada à explicação do projeto e organização dos grupos. Na sequência, os alunos iniciarão as atividades práticas com as cartas digitais e a simulação, finalizando com uma discussão coletiva sobre as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 1.5: Execução da atividade prática e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos nas atividades, na capacidade de aplicar os conceitos teóricos na simulação e na qualidade das estratégias desenvolvidas pelos grupos. Serão considerados também a participação na discussão coletiva e a reflexão sobre os possíveis impactos ambientais das decisões tomadas. A avaliação busca não somente verificar a aquisição de conhecimento, mas também estimular o pensamento crítico e a consciência ambiental dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um computador com acesso à internet para cada grupo, acesso ao aplicativo de simulação selecionado pelo professor e um conjunto de cartas digitais específicas para a dinâmica proposta. A escolha do aplicativo de simulação deve levar em conta a usabilidade, os recursos didáticos disponíveis e a relevância para os objetivos de aprendizagem da atividade.

  • Computadores com acesso à internet
  • Aplicativo de simulação de ecossistemas
  • Conjunto de cartas digitais para simulação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo