EcoDesign: Criando Soluções Sustentáveis

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias]
Temática: [Design Thinking aplicado à Soluções Ambientais]

[Nesta atividade prática e interativa, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, os participantes serão incentivados a aplicar os princípios do Design Thinking para abordar e solucionar desafios ambientais presentes em sua comunidade. Os estudantes serão agrupados e guiados através das cinco etapas fundamentais do Design Thinking: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Inicialmente, eles entrarão em contato direto com o problema, procurando compreender as necessidades e desafios específicos relacionados ao meio ambiente local. Através da observação e entrevistas, buscarão definir claramente o problema a ser solucionado. Seguirão com a etapa de ideação, momento em que todas as soluções possíveis serão consideradas. Depois, os grupos passarão para a criação de protótipos de suas soluções, os quais serão testados e refinados baseados no feedback recebido. O objetivo dessas intervenções é desenvolver projetos sustentáveis, tais como programas de reciclagem adaptados à realidade local ou campanhas de educação ambiental, que possam ser efetivamente implementados na comunidade. Esta jornada culminará em uma apresentação pública dos projetos desenvolvidos, promovendo a conscientização ambiental e motivando a comunidade escolar e local a adotarem práticas mais sustentáveis. Este projeto não apenas contribui para o desenvolvimento de competências ligadas à resolução de problemas e pensamento crítico, como também fomenta a conscientização e ação quanto à sustentabilidade ambiental.]

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a atuarem como agentes de mudança em sua comunidade, aplicando o pensamento criativo e estratégico para enfrentar desafios ambientais reais. Será enfatizado o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade. Os alunos aprenderão a aplicar o processo de Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para problemas locais, promovendo o entendimento profundo sobre os desafios ambientais enfrentados em sua comunidade e a importância de agir localmente para contribuir com soluções globais. Além disso, a iniciativa busca engajar os estudantes em práticas de sustentabilidade, incentivando a responsabilidade socioambiental.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e solução de problemas
  • Promover a conscientização e ação para questões ambientais locais
  • Aplicar o processo de Design Thinking para criar soluções inovadoras
  • Engajar em trabalho colaborativo e comunicação eficaz
  • Fomentar a responsabilidade socioambiental

Habilidades Específicas BNCC

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos de sustentabilidade, Design Thinking e empreendedorismo social, ensinando os alunos a identificar, analisar e resolver problemas ambientais de forma criativa e eficaz. Iniciando com uma imersão nos princípios do Design Thinking, os alunos procederão a uma investigação aprofundada de problemas ambientais locais, seguida pela geração e desenvolvimento de ideias sustentáveis. Por fim, aprenderão a prototipar, testar e apresentar suas soluções, capacitando-os a implementar projetos reais de impacto socioambiental em sua comunidade.

  • Conceitos de sustentabilidade
  • Princípios fundamentais do Design Thinking
  • Métodos de pesquisa e empatia com o usuário
  • Geração de ideias e desenvolvimento de soluções
  • Prototipagem e testes de soluções ambientais

Metodologia

A metodologia aplicada será baseada em aprendizado ativo e participativo, centrando-se no uso prático do Design Thinking para abordar problemas reais. Os alunos serão divididos em grupos e participarão de atividades práticas que englobam todas as etapas do Design Thinking. Estas incluem workshops de empatia, sessões de ideação, prototipagem com materiais reutilizáveis e sessões de teste e feedback. A aprendizagem será enriquecida através de discussões em grupo, pesquisas de campo e sessões de mentoring com especialistas em sustentabilidade. O formato colaborativo e prático da metodologia visa proporcionar uma experiência de aprendizado profunda e significativa, promovendo a aplicação direta dos conceitos teóricos em soluções concretas.

  • Workshops de empatia e pesquisa de campo
  • Sessões de brainstorming e ideação
  • Atividades de prototipagem rápida
  • Testes de usuário e feedback iterativo
  • Apresentação dos projetos para a comunidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 16 aulas de 60 minutos cada, distribuídas de maneira estratégica para cobrir todas as etapas do Design Thinking. Serão inicialmente dedicadas aulas para compreensão dos problemas ambientais locais e introdução ao Design Thinking, seguidas por sessões de ideação e prototipagem. As últimas aulas serão reservadas para a preparação e realização das apresentações dos projetos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e aos conceitos de Design Thinking
  • Aula 2-3: Pesquisa e empatia - Entendendo os problemas ambientais locais
  • Aula 4-5: Definição do problema e sessões de ideação
  • Aula 6-8: Prototipagem das soluções
  • Aula 9-11: Testes e refinamento dos protótipos
  • Aula 12-13: Preparação para as apresentações
  • Aula 14-16: Apresentação dos projetos para a comunidade e avaliação final

Avaliação

[A avaliação da atividade será contínua e baseada em critérios claros, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade e criatividade das soluções desenvolvidas, a eficácia dos protótipos criados, bem como a clareza e persuasão nas apresentações finais. Serão utilizadas ferramentas de autoavaliação e avaliação entre pares, além de feedback do professor, para garantir um processo avaliativo amplo e construtivo. Os critérios de avaliação serão detalhados desde o início, promovendo a transparência e incentivando os alunos a engajarem-se totalmente em cada etapa do processo. Exemplos de critérios incluem: inovação e viabilidade das soluções propostas, eficácia na comunicação de ideias, colaboração e contribuição para o trabalho em grupo, e reflexão sobre o processo de aprendizado e desenvolvimento do projeto.]

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para prototipagem, como papelão, tesouras, cola e outros materiais reutilizáveis, além de acesso a computadores e internet para pesquisas. Também será importante contar com a disponibilidade de um espaço físico adequado para a realização das oficinas e apresentações, como uma sala de aula espaçosa ou uma biblioteca. Adicionalmente, o envolvimento de especialistas locais em sustentabilidade e empreendedorismo social pode enriquecer significativamente a experiência, através de palestras ou sessões de mentoring.

  • Materiais de prototipagem (papelão, tesouras, cola, etc.)
  • Computadores e acesso à internet
  • Espaço físico adequado para oficinas
  • Acesso a especialistas em sustentabilidade

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