[Nesta atividade prática e interativa, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, os participantes serão incentivados a aplicar os princípios do Design Thinking para abordar e solucionar desafios ambientais presentes em sua comunidade. Os estudantes serão agrupados e guiados através das cinco etapas fundamentais do Design Thinking: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Inicialmente, eles entrarão em contato direto com o problema, procurando compreender as necessidades e desafios específicos relacionados ao meio ambiente local. Através da observação e entrevistas, buscarão definir claramente o problema a ser solucionado. Seguirão com a etapa de ideação, momento em que todas as soluções possíveis serão consideradas. Depois, os grupos passarão para a criação de protótipos de suas soluções, os quais serão testados e refinados baseados no feedback recebido. O objetivo dessas intervenções é desenvolver projetos sustentáveis, tais como programas de reciclagem adaptados à realidade local ou campanhas de educação ambiental, que possam ser efetivamente implementados na comunidade. Esta jornada culminará em uma apresentação pública dos projetos desenvolvidos, promovendo a conscientização ambiental e motivando a comunidade escolar e local a adotarem práticas mais sustentáveis. Este projeto não apenas contribui para o desenvolvimento de competências ligadas à resolução de problemas e pensamento crítico, como também fomenta a conscientização e ação quanto à sustentabilidade ambiental.]
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a atuarem como agentes de mudança em sua comunidade, aplicando o pensamento criativo e estratégico para enfrentar desafios ambientais reais. Será enfatizado o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade. Os alunos aprenderão a aplicar o processo de Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para problemas locais, promovendo o entendimento profundo sobre os desafios ambientais enfrentados em sua comunidade e a importância de agir localmente para contribuir com soluções globais. Além disso, a iniciativa busca engajar os estudantes em práticas de sustentabilidade, incentivando a responsabilidade socioambiental.
O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos de sustentabilidade, Design Thinking e empreendedorismo social, ensinando os alunos a identificar, analisar e resolver problemas ambientais de forma criativa e eficaz. Iniciando com uma imersão nos princípios do Design Thinking, os alunos procederão a uma investigação aprofundada de problemas ambientais locais, seguida pela geração e desenvolvimento de ideias sustentáveis. Por fim, aprenderão a prototipar, testar e apresentar suas soluções, capacitando-os a implementar projetos reais de impacto socioambiental em sua comunidade.
A metodologia aplicada será baseada em aprendizado ativo e participativo, centrando-se no uso prático do Design Thinking para abordar problemas reais. Os alunos serão divididos em grupos e participarão de atividades práticas que englobam todas as etapas do Design Thinking. Estas incluem workshops de empatia, sessões de ideação, prototipagem com materiais reutilizáveis e sessões de teste e feedback. A aprendizagem será enriquecida através de discussões em grupo, pesquisas de campo e sessões de mentoring com especialistas em sustentabilidade. O formato colaborativo e prático da metodologia visa proporcionar uma experiência de aprendizado profunda e significativa, promovendo a aplicação direta dos conceitos teóricos em soluções concretas.
A atividade será desenvolvida ao longo de 16 aulas de 60 minutos cada, distribuídas de maneira estratégica para cobrir todas as etapas do Design Thinking. Serão inicialmente dedicadas aulas para compreensão dos problemas ambientais locais e introdução ao Design Thinking, seguidas por sessões de ideação e prototipagem. As últimas aulas serão reservadas para a preparação e realização das apresentações dos projetos.
[A avaliação da atividade será contínua e baseada em critérios claros, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade e criatividade das soluções desenvolvidas, a eficácia dos protótipos criados, bem como a clareza e persuasão nas apresentações finais. Serão utilizadas ferramentas de autoavaliação e avaliação entre pares, além de feedback do professor, para garantir um processo avaliativo amplo e construtivo. Os critérios de avaliação serão detalhados desde o início, promovendo a transparência e incentivando os alunos a engajarem-se totalmente em cada etapa do processo. Exemplos de critérios incluem: inovação e viabilidade das soluções propostas, eficácia na comunicação de ideias, colaboração e contribuição para o trabalho em grupo, e reflexão sobre o processo de aprendizado e desenvolvimento do projeto.]
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para prototipagem, como papelão, tesouras, cola e outros materiais reutilizáveis, além de acesso a computadores e internet para pesquisas. Também será importante contar com a disponibilidade de um espaço físico adequado para a realização das oficinas e apresentações, como uma sala de aula espaçosa ou uma biblioteca. Adicionalmente, o envolvimento de especialistas locais em sustentabilidade e empreendedorismo social pode enriquecer significativamente a experiência, através de palestras ou sessões de mentoring.
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