EcoDesign: Recriando com Tampinhas e Papel Reciclado

Desenvolvida por: Meliss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Inovação

A atividade EcoDesign: Recriando com Tampinhas e Papel Reciclado tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de aplicar conceitos de sustentabilidade, design e inovação na criação de produtos úteis e decorativos, a partir da utilização de materiais recicláveis e resíduos, especificamente tampinhas de plástico e papel reciclado. Inicialmente os alunos serão introduzidos aos conceitos de EcoDesign, uma abordagem de design voltada para a sustentabilidade, explorando como materiais considerados 'resíduos' podem se tornar recursos valiosos através da criatividade e inovação. Ao observarem exemplos práticos e estudos de caso, eles entenderão a importância de repensar o ciclo de vida dos materiais. Formados em grupos, os participantes deverão identificar problemas cotidianos dentro da comunidade escolar que possam ser solucionados ou minimizados com a criação de novos produtos, utilizando exclusivamente tampinhas de plástico e papel reciclado como matéria-prima. Este projeto culminará em uma exposição dos produtos criados, onde os alunos terão a chance de discutir sobre o processo criativo, as dificuldades encontradas, as inovações aplicadas e o potencial de mercado e sustentabilidade de cada solução proposta.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, pretende-se que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre a importância da sustentabilidade e inovação no design de produtos. Busca-se fomentar a criatividade e o pensamento crítico, incentivando-os a ver os 'resíduos' como materias-primas valiosas. Também objetiva-se promover habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e a aplicação prática de conhecimentos científicos na resolução de problemas reais, preparando-os para pensar criticamente sobre as implicações ambientais, sociais e econômicas das soluções que propõem.

  • Compreender os conceitos de sustentabilidade e EcoDesign.
  • Identificar e aplicar formas criativas e inovadoras de reutilização de materiais recicláveis.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação.
  • Analisar criticamente o impacto ambiental, social e econômico dos produtos criados.
  • Empregar conhecimentos científicos na criação de soluções sustentáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT307: Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
  • EM13CNT309: Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará inicialmente uma introdução aos princípios básicos de sustentabilidade e EcoDesign, permitindo aos alunos entenderem como o design pode contribuir para a resolução de problemas ambientais. Seguir-se-á com a exploração de métodos e técnicas para a transformação de materiais reciclados em novos produtos, enfatizando a importância da criatividade e inovação nesse processo. Os alunos aprenderão a analisar as propriedades dos materiais reciclados, considerando suas aplicabilidades em diferentes contextos e buscando soluções que sejam ao mesmo tempo sustentáveis e viáveis.

  • Conceitos fundamentais de sustentabilidade e EcoDesign.
  • Estudos de caso de produtos inovadores feitos com materiais reciclados.
  • Propriedades e potencialidades das tampinhas de plástico e papel reciclado.
  • Técnicas de brainstorming e desenvolvimento de projetos em equipe.
  • Critérios para a análise da viabilidade e sustentabilidade de produtos.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada neste projeto visa engajar os estudantes em um processo profundo de aprendizagem através da prática e da reflexão. A abordagem Atividade Mão-na-massa será utilizada para estimular o aprendizado experimental, enquanto que a Aprendizagem Baseada em Projetos direcionará os estudantes a resolverem problemas reais de forma criativa. A estratégia da Sala de Aula Invertida favorecerá a imersão dos alunos nos temas de estudo antes das aulas práticas, otimizando o tempo de discussão e colaboração em classe.

  • Introdução aos conceitos teóricos através da Sala de Aula Invertida.
  • Sessões de brainstorming guiadas para a geração de ideias.
  • Desenvolvimento de projetos em equipe, adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Criação prática dos produtos usando a abordagem Mão-na-massa.
  • Apresentação dos projetos e reflexão sobre o processo de desenvolvimento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade de 12 horas (14.4 aulas de 50 minutos) será estruturado para cobrir todas as etapas do projeto, desde a introdução dos conceitos-chave até a exposição final dos produtos desenvolvidos pelos alunos. A distribuição do tempo será cuidadosamente planejada para facilitar o aprendizado, a criação e a reflexão.

  • Aula 1-2: Introdução aos conceitos de sustentabilidade e EcoDesign.
  • Aula 3-4: Brainstorming e formação de grupos de trabalho.
  • Aula 5-8: Desenvolvimento dos projetos em equipe.
  • Aula 9-11: Criação dos produtos (fase Mão-na-massa).
  • Aula 12-14: Preparação da exposição e revisão dos projetos.
  • Aula 14.4: Exposição dos produtos e discussão final.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos, na originalidade e criatividade dos projetos desenvolvidos, assim como na viabilidade e sustentabilidade das soluções propostas. Serão avaliados também a capacidade de trabalho em equipe, a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos e a qualidade da apresentação dos projetos na exposição final. Exemplos de critérios específicos de avaliação incluem a funcionalidade do produto, a eficácia na solução de problemas identificados e a consideração de aspectos ambientais no design do produto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo materiais para o design e prototipagem dos produtos, como tampinhas de plástico e papel reciclado, além de ferramentas básicas de marcenaria e artesanato. Também será importante dispor de recursos digitais para a pesquisa, design e documentação de projetos, incluindo acesso à internet, computadores e softwares de design. Materiais de apoio para a introdução aos conceitos de sustentabilidade e EcoDesign, assim como exemplos de projetos anteriores, serão igualmente valiosos.

  • Tampinhas de plástico e papel reciclado em quantidade suficiente.
  • Ferramentas de marcenaria e artesanato (cola, tesoura, régua, cortador).
  • Computadores com acesso à internet e softwares de design.
  • Materiais de leitura e vídeos sobre sustentabilidade e EcoDesign.
  • Espaço de trabalho adequado para a criação e exposição dos projetos.

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