Evolução: Júri Simulado

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Teorias da Evolução

A atividade 'Evolução: Júri Simulado' propõe uma imersão dinâmica e interativa sobre as teorias da evolução, através de um júri simulado onde os alunos assumem o papel de diferentes figuras históricas como Lamarck, Darwin, entre outros, que foram fundamentais no desenvolvimento das teorias evolutivas. Os alunos, previamente, se familiarizarão com as principais teorias e contribuições destes cientistas para, posteriormente, defenderem suas ideias diante de questionamentos. Esta metodologia ativa permite aos alunos não apenas entender as teorias em si mas também os contextos e contestações históricas que as cercam. Após a série de apresentações, será aberta uma Roda de Debate, na qual os alunos poderão discutir, comparar e avaliar as diversas teorias apresentadas, aprofundando sua compreensão e fomentando o pensamento crítico. Além disso, esta atividade tem como foco o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na compreensão das diferentes perspectivas sobre a evolução das espécies, fomentando o entendimento crítico das contribuições de cada cientista neste campo. Através da representação e argumentação, os estudantes irão desenvolver habilidades importantes como a comunicação eficaz, a capacidade de construir e defender argumentos, assim como a habilidade de realizar questionamentos relevantes. Com isso, espera-se não apenas a ampliação do conhecimento científico dos alunos sobre as teorias da evolução, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação cidadã crítica.

  • Compreender as principais teorias da evolução e o contexto histórico em que foram desenvolvidas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação ao representar distintos cientistas e suas teorias.
  • Fomentar o pensamento crítico através da análise e discussão das teorias da evolução.
  • Promover a capacidade de pesquisa e síntese de informações ao prepararem-se para o júri simulado.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração durante a preparação e realização do júri simulado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordará as principais teorias da evolução, destacando as contribuições de cientistas como Jean-Baptiste Lamarck, Charles Darwin, entre outros. Será dada atenção especial ao contexto histórico e científico que embasou cada teoria, além de abordar os avanços e desafios vivenciados pelo campo da biologia evolutiva ao longo dos anos. Aspectos fundamentais das teorias, como a seleção natural, a herança dos caracteres adquiridos e a evolução das populações serão explorados, preparando os alunos para uma participação ativa no júri simulado e na Roda de Debate.

  • Introdução às teorias da evolução
  • Jean-Baptiste Lamarck e a teoria do uso e desuso
  • Charles Darwin e a seleção natural
  • Diferenças fundamentais entre Lamarckismo e Darwinismo
  • Avanços recentes e perspectivas atuais sobre a evolução

Metodologia

A metodologia será centrada na atuação dos alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado, adotando técnicas de role-playing para a representação das figuras históricas e suas teorias. Previamente, será realizada uma fase de pesquisa e estudo em grupo, onde os alunos deverão se aprofundar sobre a vida e obra dos cientistas selecionados e suas teorias evolutivas. Após esta preparação, ocorrerá o júri simulado, seguido de um período de questionamentos e, por fim, uma Roda de Debate que permitirá a discussão ampla e construtiva das diferentes perspectivas sobre a evolução.

  • Pesquisa dirigida sobre teorias da evolução e figuras históricas
  • Preparação do júri simulado com distribuição de papéis entre os alunos
  • Realização do júri simulado, com apresentação de cada 'teórico' e período de questionamentos
  • Organização e realização da Roda de Debate para discussão das teorias apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do tema, a pesquisa e preparação para o júri simulado. Na segunda aula, ocorrerá o júri simulado, seguido pela Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema, estudo das teorias da evolução e preparação para o júri simulado.
  • Aula 2: Realização do júri simulado e condução da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa preliminar, a qualidade da representação no júri simulado e a contribuição individual na Roda de Debate. O uso de critérios como clareza da exposição, fundamentação das argumentações, habilidade de questionamento e envolvimento construtivo na Roda de Debate permitirá uma avaliação abrangente das competências desenvolvidas. Eventuais trabalhos escritos, relatando as reflexões individuais sobre as teorias discutidas, podem complementar a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação, e dispositivos para apresentação dos argumentos (opcionalmente, podem ser utilizados recursos multimídia). Antecipadamente, será proporcionado aos alunos uma lista de leituras e vídeos sugeridos para embasar suas pesquisas. Esta preparação auxiliará na imersão dos alunos nos papéis que irão representar e no enriquecimento da discussão durante a Roda de Debate.

  • Internet e acesso a bibliotecas digitais para pesquisa
  • Materiais para anotações e preparação das apresentações
  • Recursos audiovisuais para suporte às apresentações
  • Listas de leituras e vídeos sugeridos sobre as teorias da evolução

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo