A atividade 'Evolução: Júri Simulado' propõe uma imersão dinâmica e interativa sobre as teorias da evolução, através de um júri simulado onde os alunos assumem o papel de diferentes figuras históricas como Lamarck, Darwin, entre outros, que foram fundamentais no desenvolvimento das teorias evolutivas. Os alunos, previamente, se familiarizarão com as principais teorias e contribuições destes cientistas para, posteriormente, defenderem suas ideias diante de questionamentos. Esta metodologia ativa permite aos alunos não apenas entender as teorias em si mas também os contextos e contestações históricas que as cercam. Após a série de apresentações, será aberta uma Roda de Debate, na qual os alunos poderão discutir, comparar e avaliar as diversas teorias apresentadas, aprofundando sua compreensão e fomentando o pensamento crítico. Além disso, esta atividade tem como foco o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.
Esta atividade tem como objetivo engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na compreensão das diferentes perspectivas sobre a evolução das espécies, fomentando o entendimento crítico das contribuições de cada cientista neste campo. Através da representação e argumentação, os estudantes irão desenvolver habilidades importantes como a comunicação eficaz, a capacidade de construir e defender argumentos, assim como a habilidade de realizar questionamentos relevantes. Com isso, espera-se não apenas a ampliação do conhecimento científico dos alunos sobre as teorias da evolução, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação cidadã crítica.
O conteúdo abordará as principais teorias da evolução, destacando as contribuições de cientistas como Jean-Baptiste Lamarck, Charles Darwin, entre outros. Será dada atenção especial ao contexto histórico e científico que embasou cada teoria, além de abordar os avanços e desafios vivenciados pelo campo da biologia evolutiva ao longo dos anos. Aspectos fundamentais das teorias, como a seleção natural, a herança dos caracteres adquiridos e a evolução das populações serão explorados, preparando os alunos para uma participação ativa no júri simulado e na Roda de Debate.
A metodologia será centrada na atuação dos alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado, adotando técnicas de role-playing para a representação das figuras históricas e suas teorias. Previamente, será realizada uma fase de pesquisa e estudo em grupo, onde os alunos deverão se aprofundar sobre a vida e obra dos cientistas selecionados e suas teorias evolutivas. Após esta preparação, ocorrerá o júri simulado, seguido de um período de questionamentos e, por fim, uma Roda de Debate que permitirá a discussão ampla e construtiva das diferentes perspectivas sobre a evolução.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do tema, a pesquisa e preparação para o júri simulado. Na segunda aula, ocorrerá o júri simulado, seguido pela Roda de Debate.
A avaliação será baseada na participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa preliminar, a qualidade da representação no júri simulado e a contribuição individual na Roda de Debate. O uso de critérios como clareza da exposição, fundamentação das argumentações, habilidade de questionamento e envolvimento construtivo na Roda de Debate permitirá uma avaliação abrangente das competências desenvolvidas. Eventuais trabalhos escritos, relatando as reflexões individuais sobre as teorias discutidas, podem complementar a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação, e dispositivos para apresentação dos argumentos (opcionalmente, podem ser utilizados recursos multimídia). Antecipadamente, será proporcionado aos alunos uma lista de leituras e vídeos sugeridos para embasar suas pesquisas. Esta preparação auxiliará na imersão dos alunos nos papéis que irão representar e no enriquecimento da discussão durante a Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula