Expedição ao Mundo Celular

Desenvolvida por: Samant… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Estudo das Células: Estrutura e Função

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio partem em uma 'expedição' fascinante pelo mundo das células. Equipados com microscópios e aplicativos de simulação, mergulharão na análise das estruturas e funções celulares. A atividade, elaborada para encorajar a observação minuciosa e detalhada, propõe aos estudantes que registrem suas descobertas em um diário de campo virtual. Além de promover discussões sobre a adaptação das células dentro de organismos complexos, a abordagem prática proporcionará aos alunos a oportunidade de comparar diretamente suas observações com teorias científicas vigentes, aprofundando sua compreensão sobre a evolução da vida. Essa experiência prática visa consolidar o conhecimento através de métodos visuais e interativos, engajando os estudantes ativamente no processo de aprendizagem científica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem incluem incentivar a capacidade de observação crítica e detalhista dos alunos ao explorar o mundo celular. A atividade busca desenvolver habilidades de pesquisas científicas aplicadas, capacidade de relacionar características celulares com suas funções biológicas em organismos complexos, e o aprimoramento da colaboração dos alunos em discussões científicas, além de comparar teorias científicas aceitas atualmente com suas próprias observações práticas.

  • Desenvolver a capacidade de observação crítica e análise detalhada das estruturas celulares.
  • Relacionar características celulares com suas funções biológicas em organismos complexos.
  • Colaborar em discussões científicas para comparar dados observados com teorias cientificamente aceitas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201: Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
  • EM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
  • EM13CNT208: Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma análise detalhada das células, incluindo a identificação de suas estruturas e funções específicas. Os alunos irão investigar como as estruturas celulares estão adaptadas para desempenhar funções vitais em organismos, bem como entender os diferentes tipos celulares e como se organizam nos níveis biológicos. Além disso, o curso incluirá a comparação prática entre observações feitas com microscópios e teorias previamente estabelecidas sobre biologia celular.

  • Estruturas celulares: identificação e funções específicas.
  • Adaptação celular em organismos complexos.
  • Observação de diferentes tipos celulares e níveis de organização biológica.
  • Comparação entre observações práticas e teorias biológicas estabelecidas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade prática é centrada na aprendizagem ativa e investigação científica. Ao usar microscópios para observação direta, os alunos desenvolvem habilidades práticas essenciais em ciências. O uso de aplicativos de simulação proporciona uma compreensão mais interativa e visual das células, que é complementada pela manutenção de um diário de campo virtual para registrar observações e insights. Discussões e comparações serão incentivadas para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Observação direta usando microscópios.
  • Uso de aplicativos de simulação para compreensão interativa.
  • Manutenção de um diário de campo virtual.
  • Incentivo a discussões colaborativas e comparações teóricas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser realizado em uma única sessão de 3 horas, proporcionando tempo suficiente para observação, anotação e discussão. Esse cronograma é intencionalmente elaborado para manter o foco e engajamento dos alunos, permitindo uma exploração profunda e significativa das células e suas funções.

  • Aula 1: Exploração de 180 minutos, dividida entre introdução teórica, prática com microscópios, uso de aplicativos de simulação, registro das observações no diário de campo virtual e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada em múltiplos aspectos que incluem a participação ativa nas atividades práticas e discussões, a qualidade e precisão das observações registradas no diário de campo virtual, e a capacidade de relacionar as observações práticas com teorias científicas aceitas. Exemplos de critérios específicos incluem: clareza e detalhe das anotações, evidências de reflexão crítica nas discussões de grupo e a habilidade de contrapor suas observações com teorias biológicas. Para promover equidade, cada aluno receberá feedback individualizado, destacando suas áreas de força e sugestões para melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, a utilização de materiais e ferramentas de alta qualidade é essencial. Microscópios fornecem uma visão direta e prática do mundo celular, enquanto os aplicativos de simulação complementam o aprendizado com experiências visuais ricas e interativas. A inclusão de tecnologia, como dispositivos para o diário virtual, é fundamental para anotar e compartilhar descobertas. Todos esses recursos são escolhidos para maximizar o engajamento dos estudantes.

  • Microscópios de qualidade adequada para observação celular.
  • Aplicativos de simulação de células para dispositivos móveis ou computadores.
  • Acesso a um diário de campo virtual para registro de observações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo