A atividade 'Genética Avançada: O Debate do DNA' propõe um exercício de debate intenso e esclarecedor sobre as nuances da manipulação genética, enfatizando a aplicação de terapias genéticas na prevenção e tratamento de doenças. Através dessa dinâmica, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a explorar, de forma crítica e argumentativa, os aspectos éticos, sociais e econômicos intrínsecos à manipulação genética. Utilizando a abordagem da Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de estudar o conteúdo proposto previamente, em casa, permitindo que a sala de aula se transforme em um espaço de debate produtivo, onde poderão expor suas ideias, questionamentos e avaliações sobre o tema apresentado. Esta metodologia ativa promoverá a construção de conhecimento colaborativo, fomentará o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades argumentativas, além de possibilitar uma imersão profunda nos desafios contemporâneos e nas controvérsias que permeiam a genética moderna.
Os objetivos desta atividade consistem em promover uma compreensão crítica sobre as perspectivas éticas, sociais e econômicas envolvidas na manipulação genética; desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos, fomentar o uso eficaz da linguagem em debates e estimular o pensamento crítico frente às problemáticas modernas da genética. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa e a aprendizagem autônoma em preparação para o debate, cultivando assim, uma maior autonomia no processo educativo e um aprendizado mais significativo sobre as implicações da biotecnologia na sociedade.
O conteúdo desta atividade envolve conceitos fundamentais da genética e biotecnologia, enfocando especificamente nas terapias genéticas e manipulação genética. Exploraremos as várias técnicas de manipulação genética, incluindo CRISPR-Cas9, além de discutir as questões éticas, sociais e impactos econômicos associados à sua utilização. O debate será estruturado de forma a abordar os prós e contras da manipulação genética e seu papel no tratamento e prevenção de doenças, proporcionando uma análise crítica e abrangente dos tópicos em discussão.
Adotando a abordagem da Sala de Aula Invertida, esta atividade requer que os estudantes preparem-se previamente, estudando os materiais fornecidos sobre terapias genéticas e manipulação genética. Em sala, serão divididos em dois grupos para defender posições favoráveis ou contrárias à manipulação genética, fundamentando-se em argumentos científicos, éticos, sociais e econômicos. A dinâmica do debate será guiada por regras claras de participação e tempo, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas ideias e ouvir as dos colegas, promovendo assim um diálogo equilibrado e construtivo.
A atividade 'Genética Avançada: O Debate do DNA' será realizada em uma única sessão de 60 minutos. Na primeira metade da sessão, os alunos terão a chance de apresentar seus argumentos preparados. A segunda parte dedicar-se-á às réplicas e tréplicas, seguida de uma reflexão conjunta sobre os aprendizados e perspectivas discutidas.
A avaliação da atividade será realizada através da análise das habilidades argumentativas dos alunos, sua capacidade de fundamentar opiniões com base em conhecimento científico e entendimento dos aspectos éticos, sociais e econômicos relacionados à manipulação genética. Será considerado, igualmente, o envolvimento durante o processo de preparação e participação ativa no debate. A capacidade de escuta, respeito pelas opiniões alheias e a utilização eficaz da linguagem também serão aspectos avaliados. Exemplos de critérios específicos podem incluir: clareza na exposição dos argumentos, relevância e precisão das informações apresentadas, habilidade em rebater argumentos, postura colaborativa e respeitosa durante o debate.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais de apoio para estudo prévio, incluindo artigos, vídeos e infográficos sobre terapias genéticas e manipulação genética. Em sala, utilizaremos recursos como projetor multimídia para apresentação de argumentos e registro das principais ideias discutidas durante o debate. Além disso, será fornecido acesso a bases de dados e revistas científicas para pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos.
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