A atividade 'Guerra dos Neurônios: Competição Anatómica' consistirá na aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos, particularmente na criação e utilização de um jogo de tabuleiro ou digital que aborda o tema da anatomia e fisiologia humana. Esta atividade será dividida em duas fases principais. Na primeira fase, os estudantes serão agrupados e, utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, irão colaborar na criação do jogo, desenvolvendo perguntas de múltipla escolha que cobrem uma ampla gama de tópicos dentro da anatomia e fisiologia humana. Tais perguntas deverão variar em dificuldade, garantindo um aprendizado progressivo à medida que os jogadores avançam no tabuleiro. Em seguida, na segunda fase, os estudantes jogarão o jogo em grupos, em um ambiente de competição amigável, onde a roda de debate será utilizada para discutir as respostas e promover uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados.
O principal objetivo desta atividade é fomentar o aprendizado ativo e colaborativo entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre anatomia e fisiologia humana. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e explicar os principais sistemas do corpo humano, compreender suas funções específicas e como eles interagem entre si para manter a homeostase. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais tanto para o ambiente acadêmico quanto para a vida cotidiana.
O conteúdo programático coberto pela atividade 'Guerra dos Neurônios: Competição Anatómica' será extenso e abrangente, incluindo o estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestório, excretor, endócrino, muscular, esquelético, nervoso e imunológico. Além disso, conceitos fundamentais de células, tecidos e órgãos serão revisados. Este conteúdo será integrado de maneira interativa no jogo, permitindo uma abordagem mais envolvente e menos tradicional do ensino de biologia.
A metodologia desta atividade será centrada na aplicação de práticas de Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. A primeira etapa envolverá os alunos na criação participativa do jogo, aplicando conceitos de anatomia e fisiologia humana de maneira prática. Posteriormente, a execução do jogo em si promoverá uma competição saudável e colaborativa, enquanto a roda de debate pós-jogo oferecerá espaço para discussão e aprofundamento dos temas abordados. Esta combinação de metodologias ativas visa engajar os estudantes de maneira integral, promovendo não apenas a absorção de conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e começarão o processo de criação do jogo, desde a elaboração das perguntas até a montagem do tabuleiro ou plataforma digital. A segunda aula será dedicada à execução do jogo, seguida de uma roda de debate para discutir as respostas e esclarecer dúvidas.
A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e formativa, levando em consideração a participação e engajamento dos estudantes em todas as etapas da atividade. A criação colaborativa do jogo, a performance no jogo e a participação ativa nas discussões serão os principais critérios avaliativos. A correta resposta às perguntas do jogo refletirá o entendimento do conteúdo, enquanto a capacidade de discutir e debater ideias durante a roda de debate evidenciará um aprofundamento maior do conhecimento. Pontos extras poderão ser concedidos pela criatividade e inovação na criação do jogo, bem como pela demonstração de habilidades de trabalho em equipe.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, tanto para a criação quanto para a execução do jogo. Materiais básicos de artesanato serão utilizados na confecção do tabuleiro e cartas do jogo, enquanto o acesso a computadores e internet será essencial para a criação de uma versão digital. Além disso, acessos a livros didáticos, artigos científicos e bases de dados online serão fundamentais para a pesquisa e elaboração das perguntas. Tais recursos visam apoiar os estudantes em uma aprendizagem mais rica e diversificada, fomentando o uso de diferentes fontes de informação.
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