Jogo dos Ciclos da Vida

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ciclos Biogeoquímicos e Sustentabilidade

A atividade 'Jogo dos Ciclos da Vida' é um jogo de tabuleiro interativo projetado para alunos do 3º ano do Ensino Médio, cujo principal objetivo é explorar os ciclos biogeoquímicos, tais como o ciclo do carbono e do nitrogênio. Ao longo do jogo, os alunos irão avançar no tabuleiro, com cada casa representando uma etapa pertinente desses ciclos. Eles terão que responder a perguntas e resolver desafios que relacionam fenômenos naturais e a atuação humana, buscando entender a forma como essas ações impactam negativamente o ambiente. Além disso, a atividade busca desenvolver o pensamento crítico dos estudantes em relação à sustentabilidade e incentivá-los a adotar ações tanto individuais quanto coletivas para preservar os ciclos naturais. Isso não só promove a aprendizagem ativa e envolvente, mas também coloca os alunos no centro de uma discussão vital sobre a conservação ambiental e nosso papel nela.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os objetivos de aprendizagem são centrados em capacitar os alunos para que compreendam os ciclos biogeoquímicos e os fatores que os influenciam diretamente, especialmente a intervenção humana que pode ser prejudicial ao ambiente. Queremos que eles possam identificar e interpretar os efeitos dessas intervenções e discutir formas de mitigar impactos negativos, promovendo ações que contribuam para a sustentabilidade. Esta abordagem prática ajuda a transformar conhecimento teórico em aplicações diretas e conscienciosas.

  • Compreender os ciclos biogeoquímicos.
  • Interpretar as intervenções humanas nesses ciclos.
  • Propor ações sustentáveis para mitigar impactos negativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT105: Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda um estudo profundo sobre os ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do carbono e do nitrogênio, e suas interações com o meio ambiente. A atividade destina-se a correlacionar o conhecimento teórico com cenários reais, fazendo os alunos identificarem processos naturais e a influência humana. Esta compreensão é fundamental para a formação de um pensamento ambiental crítico necessário para abordar questões de sustentabilidade com embasamento científico.

  • Ciclo do carbono.
  • Ciclo do nitrogênio.
  • Interferência humana nos ciclos naturais.

Metodologia

A metodologia empregada envolve a utilização de jogos interativos para engajar os alunos de forma dinâmica e colaborativa, incentivando o aprendizado através da descoberta e resolução de problemas. A discussão em grupo ao longo do jogo é essencial para compartilhar opiniões, consolidar decisões e promover uma aprendizagem coletiva, onde todos os alunos participam ativamente na construção do conhecimento sob a orientação do professor.

  • Jogo de tabuleiro interativo.
  • Discussão em grupo.
  • Resolução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao conceito dos ciclos biogeoquímicos e às regras do jogo, enquanto na segunda aula a atividade prática ocorre, seguida de uma reflexão final sobre as lições aprendidas e conclusões coletivamente construídas.

  • Aula 1: Introdução aos ciclos biogeoquímicos e explicação do jogo.
  • Aula 2: Realização do jogo e discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através da observação direta durante a atividade e participação nas discussões em grupo. Os alunos serão avaliados por critérios como o entendimento dos ciclos biogeoquímicos, a capacidade de analisar criticamente a influência humana, e a habilidade de propor soluções sustentáveis viáveis. Exemplos de avaliação incluem verificar a continuidade lógica dos argumentos durante a resolução dos desafios, a coerência nas respostas às perguntas e a participação ativa na discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade englobam recursos que promovem o engajamento interativo dos alunos e fornecem suporte visual durante a atividade prática. Esses instrumentos são fundamentais para garantir que a experiência seja prazerosa e educativa, enquanto possibilita a aplicação prática dos conceitos científicos estudados.

  • Tabuleiro e peças do jogo.
  • Cartões de pergunta/desafio.
  • Materiais audiovisuais para suporte.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo