A atividade Missão Biosfera destina-se aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e tem como propósito permitir que os alunos apliquem conhecimentos teóricos sobre ecossistemas em um contexto prático. Os alunos terão a oportunidade de construir um mini ecossistema utilizando frascos de vidro, elemento central das biosferas fechadas. Neste ambiente, eles poderão analisar, de forma empírica, as interações ecológicas, incluindo fotossíntese, decomposição e relações entre os organismos. A tarefa promove uma compreensão profunda sobre a importância das relações simbióticas, predatórias e de competição no equilíbrio ecológico. Esta experiência também incentiva o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de documentar processos científicos, ampliando sua perspectiva sobre a interdependência entre seres vivos e o ambiente.
Os objetivos de aprendizagem da atividade Missão Biosfera estão centrados no incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo dos alunos. Busca-se aprofundar o conhecimento sobre ecossistemas, a importância das interações entre seres vivos e o papel dos ciclos naturais, como a fotossíntese e a decomposição. Os estudantes serão capacitados a selecionar adequadamente elementos para a formação de um ecossistema equilibrado, aplicando conceitos teóricos em prática. Além disso, espera-se promover a colaboração entre os alunos, reforçando habilidades sociais e comunicativas durante o trabalho em grupo.
O conteúdo programático da Missão Biosfera envolve o estudo de conceitos centrais da ecologia e tecnologia das ciências naturais. Os alunos irão explorar as dinâmicas de ecossistemas fechados, focando em processos biológicos como a fotossíntese e a decomposição e em diferentes tipos de relações ecológicas. A atividade promove o entendimento do equilíbrio e interdependência nos ecossistemas e a importância de cada componente para a manutenção desses sistemas.
A metodologia da atividade Missão Biosfera combina ensino teórico com atividades práticas para fomentar um aprendizado mais significativo. Através de atividades investigativas e experimentais, os alunos são desafiados a aplicar conhecimentos, desenvolver raciocínio crítico e trabalhar em cooperação. A atividade prática, em que criam seu mini ecossistema, oportuniza um aprendizado dinâmico e envolvente, ampliando a motivação para o estudo das ciências naturais.
O cronograma da atividade Missão Biosfera foi cuidadosamente planejado para otimizar o tempo de aula e maximizar a aprendizagem. Em uma carga horária de 2 horas distribuídas em três aulas de 50 minutos, os alunos passarão por várias etapas, incluindo introdução teórica, montagem do ecossistema e análise dos dados. Cada aula tem um foco específico para garantir que os alunos compreendam e apliquem os conhecimentos adquiridos.
A avaliação da atividade Missão Biosfera será feita a partir de critérios qualitativos e quantitativos. Os alunos serão avaliados pelo envolvimento durante a montagem do mini ecossistema e pela qualidade da documentação dos processos internos. Exemplos de critérios incluem a clareza na descrição das etapas, precisão nos dados coletados e a capacidade de identificar relações ecológicas chave no ecossistema. Será importante considerar a participação e a coesão no trabalho em grupo, além da capacidade de reflexão crítica demonstrada nas discussões finais. Por último, um relatório individual permitirá verificar o entendimento dos conceitos por cada aluno.
Os recursos para a atividade Missão Biosfera são selecionados para serem simples, acessíveis e eficazes, possibilitando que a experiência prática seja realizada de forma eficiente. Além dos materiais básicos, serão incluídos recursos multimídia e ferramentas digitais para apoiar a exploração e a documentação dos conceitos teóricos e fenômenos observados durante a atividade.
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