Montagem de Um MMSE Personalizado

Desenvolvida por: Mário … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Neurociência e diagnóstico de desordens neurológicas

A atividade propõe um desafio aos alunos do 3º ano do Ensino Médio para criar suas próprias versões do Mini Mental State Examination, um exame amplamente utilizado para avaliar a função cognitiva, especialmente em diagnósticos de desordens neurológicas como o Alzheimer. Os estudantes, divididos em equipes, devem estudar o exame oficial e compreender sua aplicabilidade, critérios e estrutura. Com base nesse entendimento, cada equipe elaborará perguntas que abranjam diferentes funções cognitivas, levando em conta critérios científicos de validade e acessibilidade. Esta atividade visa não apenas o entendimento prático do exame e suas funções mas também estimula a reflexão crítica sobre as metodologias de diagnóstico em biologia aplicada. Discutir as implicações éticas desses diagnósticos também será parte integral do processo de aprendizagem. Ao final, cada equipe apresentará seu MMSE personalizado, defendendo sua eficácia e aplicabilidade em contextos reais, proporcionando um rico debate sobre a matéria.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são promover entre os estudantes do Ensino Médio um entendimento profundo sobre as funções cognitivas e os métodos de avaliação das mesmas, especialmente através do Mini Mental State Examination. Almeja-se que os alunos aprendam a construir ferramentas de diagnóstico que sejam tanto cientificamente válidas quanto acessíveis, conscientes das implicações éticas que acompanham os diagnósticos de desordens neurológicas. A atividade pretende estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe, e a aplicação prática de conceitos teóricos, habilidades essenciais para futuros profissionais da área da saúde e biologia.

  • Compreender a estrutura e aplicabilidade do MMSE
  • Elaborar ferramentas de diagnóstico considerando critérios científicos e de acessibilidade
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico sobre diagnósticos e suas implicações éticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT303 - Aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais para investigar fenômenos de ordem biológica, incluindo princípios e processos de manutenção da saúde do ser humano, considerando implicações sociais, econômicas, ambientais e éticas.
  • EM13CNT401 - Compreender aplicações das ciências naturais e suas tecnologias endereçadas a processos de saúde e escolhas que promovam bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva, com responsabilidade ética, social e ambiental.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará o Mini Mental State Examination desde seu conceito até sua prática, explorando diferentes funções cognitivas e como estas podem ser avaliadas. Os alunos serão introduzidos às bases neurológicas dessas funções, além de discutirem a importância de uma avaliação cognitiva eficaz e ética. Pretende-se que, através deste estudo, os estudantes compreendam a relevância dos processos de diagnóstico em neurociência e desenvolvam competências para elaborar e criticar ferramentas diagnósticas.

  • Introdução ao Mini Mental State Examination
  • Estudo das funções cognitivas avaliadas pelo MMSE
  • Critérios científicos e de acessibilidade em ferramentas diagnósticas
  • Implicações éticas dos diagnósticos neurológicos

Metodologia

Aplicando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade desencadeia um processo de ensino-aprendizagem participativo e dinâmico. Os alunos serão divididos em equipes e orientados a construir seus próprios MMSE, permitindo-lhes aplicar o conhecimento teórico em um projeto prático. As discussões em equipe e a apresentação final visam estimular o pensamento crítico e a comunicação eficaz.

  • Divisão dos alunos em equipes para elaboração e discussão do projeto
  • Estudo guiado e pesquisa sobre o MMSE oficial e suas funções cognitivas avaliadas
  • Elaboração do MMSE personalizado por cada equipe
  • Apresentação e defesa do MMSE criado, com debate sobre sua aplicabilidade e eficácia

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos, totalizando 1 hora de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao MMSE e às funções cognitivas. A segunda aula será dedicada à elaboração do MMSE personalizado em equipes e preparação para as apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao MMSE e discussão sobre funções cognitivas.
  • Aula 2: Elaboração do MMSE personalizado e preparação para as apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e criatividade do MMSE personalizado criado, levando em consideração a adequação aos critérios científicos e de acessibilidade, bem como a capacidade de argumentação e defesa do projeto durante a apresentação. Os aspectos de trabalho em equipe, participação e engajamento durante as discussões também serão avaliados. Exemplos específicos de perguntas ou seções bem-elaboradas, assim como a consideração das implicações éticas em seus trabalhos, contarão positivamente para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a execução bem-sucedida desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa sobre o MMSE oficial e estudar suas funções cognitivas, materiais para registro e elaboração do projeto (papel, canetas, quadro branco) e dispositivos para a apresentação final (computador com projetor). A utilização de recursos digitais e plataformas de colaboração online pode facilitar o trabalho em equipe e a pesquisa.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para registro e elaboração do projeto
  • Computador com projetor para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo