Os Genes e a Evolução Humana

Desenvolvida por: Jefers… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Genética e Evolução

A atividade 'Os Genes e a Evolução Humana' visa integrar conhecimentos de genética e evolução para compreender a adaptação humana. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão expostos a conceitos teóricos sobre mutações genéticas e seleção natural. Em seguida, serão divididos em grupos para discutir temas como a evolução dos genes humanos, influencia das mutações na resistência a doenças e a interação entre genética e mecanismos evolutivos. O propósito é fomentar a habilidade de análise crítica e integração de saberes, explorando as relações entre genética e evolução de maneira colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é capacitar os alunos a entenderem as complexas interações entre genética e evolução. Ao discutir e explorar como mutações genéticas e seleção natural influenciam a adaptação humana, espera-se que os alunos desenvolvam uma visão integrada e crítica dos mecanismos evolutivos aplicados à espécie humana. Estimulando o debate, a atividade reforça a habilidade de argumentação e a capacidade de correlacionar conceitos científicos interdisciplinares.

  • Compreender a relação entre mutações genéticas e a adaptação humana.
  • Analisar criticamente a evolução dos genes humanos e sua relação com doenças.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate em temas científicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT203: Avaliar implicações sociais e éticas do uso de biotecnologias.
  • EM13CNT204: Analisar processos de evolução biológica e sua relação com a diversidade de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático explora conceitos fundamentais de genética e evolução. Ao relacionar mutações genéticas com a adaptação humana, os alunos serão introduzidos a teorias e estudos de caso que exemplificam a evolução dos genes humanos. A discussão ainda englobará a resistência a doenças e exemplos de seleção natural, promovendo uma compreensão abrangente e aplicada dos conceitos teóricos na prática.

  • Conceitos básicos de genética e evolução.
  • Relação entre mutações genéticas e adaptação.
  • Evolução dos genes humanos.
  • Seleção natural e resistência a doenças.

Metodologia

A metodologia adotada baseia-se na criação de um ambiente interativo e colaborativo para a aprendizagem. A utilização da Roda de Debate proporciona um espaço para que os estudantes discutam e relacionem conceitos com base em pesquisas e teorias estudadas previamente. Essa abordagem ativa favorece o engajamento dos alunos e estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica por meio de debates fundamentados e orientados.

  • Metodologia ativa da Roda de Debate.
  • Discussão em grupo sobre temas relacionados a genética e evolução.
  • Análise crítica e argumentação sobre os tópicos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade estará dividido em duas partes de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução teórica sobre conceitos essenciais e serão divididos em grupos para a preparação dos debates. Na segunda aula, será a execução da Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas conclusões e participará ativamente das discussões com os colegas e o professor, promovendo um fechamento integrativo sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Introdução teórica e formação de grupos.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate e conclusões.

Avaliação

A avaliação dos alunos estará centrada em sua participação e contribuição durante as discussões da Roda de Debate. Serão considerados critérios como a capacidade de articular argumentos fundamentados, a relevância das contribuições para o grupo e a habilidade de relacionar conceitos teóricos com aplicações práticas. Exemplos de avaliação incluem a análise da habilidade de um aluno em demonstrar compreensão dos mecanismos evolutivos discutidos e a crítica aos argumentos apresentados por seus pares, evidenciando pensamento reflexivo e embasado em pesquisas científicas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos que facilitem tanto a aquisição do conhecimento quanto a dinâmica de debate. Materiais de suporte incluem textos científicos sobre genética e evolução, acesso à internet para pesquisas adicionais, e equipamentos audiovisuais para possíveis apresentações de vídeos ou slides durante as discussões. Estes recursos são fundamentais para garantir uma experiência de aprendizagem rica e significativa.

  • Textos científicos sobre genética e evolução.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Equipamentos audiovisuais (projetor, tela).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo