RCP

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Fisiologia Humana e Adaptações ao Ambiente

Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar e argumentar sobre como o corpo humano se adapta à homeostase em condições extremas, como em desertos e regiões árticas. Divididos em dois grupos, cada um representando um desses ambientes, os estudantes deverão pesquisar, discutir e apresentar as adaptações fisiológicas relacionadas à regulação da temperatura corporal, manutenção do equilíbrio hídrico, entre outras respostas adaptativas essenciais para a sobrevivência humana nesses habitats desafiadores. Utilizando a metodologia ativa, esta atividade visa não apenas a absorção de conteúdo teórico, mas também o desenvolvimento de competências como pesquisa, trabalho em equipe, argumentação crítica e aplicação de conhecimentos científicos em questões práticas e cotidianas, enfatizando a relevância da fisiologia humana na interação com o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a homeostase do corpo humano sob condições extremas e desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Os alunos irão explorar como mecanismos complexos de adaptação como a termorregulação e os ajustes no balanço hídrico permitem a sobrevivência humana em ambientes desafiadores, incentivando o pensamento científico aplicado e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa para a solução de problemas.

  • Compreender os conceitos relacionados à homeostase e adaptação fisiológica do corpo humano.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações científicas.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate baseado em evidências científicas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração efetiva entre os alunos.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, avaliando a interação entre os seres humanos e seu ambiente.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático cobrirá conceitos fundamentais de fisiologia humana, com foco na homeostase e mecanismos fisiológicos de adaptação ao calor e ao frio. Será abordada a importância da regulação da temperatura corporal, os mecanismos de conservação ou eliminação de água e a adaptação do metabolismo em ambientes extremos. A atividade proporciona uma aplicação prática desses princípios, facilitando a compreensão e estimulando a curiosidade científica dos alunos.

  • Homeostase: conceito e importância para a sobrevivência.
  • Mecanismos de termorregulação no calor e no frio.
  • Regulação do balanço hídrico em ambientes extremos.
  • Adaptação metabólica a condições de estresse ambiental.
  • Análise de estudos de caso sobre adaptação humana em diferentes ecossistemas.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada permitirá que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado. Através de pesquisa, trabalho em equipe e debate, os estudantes irão engajar-se ativamente com o tema, explorando diversas fontes, analisando informações e construindo argumentos sólidos para a apresentação. Essa abordagem promove o desenvolvimento de competências críticas e analíticas, estimulando o interesse e a participação ativa no processo de aprendizagem.

  • Divisão da turma em dois grandes grupos representando diferentes ambientes extremos.
  • Pesquisa guiada por questões-chave propostas pelo professor.
  • Sessões de brainstorming em equipe para identificar argumentos e evidências.
  • Preparação e realização de um debate estruturado, com espaço para réplicas e tréplicas.
  • Reflexão em grupo sobre os aprendizados após o debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão a pesquisa e preparação do debate. A segunda aula será dedicada ao debate em si e à discussão sobre os aprendizados e conclusões.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Realização do debate e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na eficácia da argumentação durante o debate e na contribuição individual e coletiva para o trabalho em equipe. Serão considerados critérios como a capacidade de síntese e articulação de informações científicas, o uso de evidências no embasamento das argumentações, a habilidade de resposta às argumentações oponentes e a capacidade de reflexão crítica sobre o tema. Exemplos de participações destacadas e argumentações bem fundamentadas serão utilizados como referência para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais didáticos digitais e físicos, como artigos científicos, vídeos educativos e infográficos. O acesso à internet para pesquisa em bases de dados científicas se faz necessário, assim como o uso de quadro branco ou digital para as apresentações durante o debate. Esses recursos apoiarão os alunos na exploração de informações e na preparação de suas argumentações.

  • Artigos científicos e publicações em fisiologia humana.
  • Vídeos educativos relacionados à adaptação humana em ambientes extremos.
  • Infográficos e ilustrações sobre mecanismos de homeostase.
  • Acesso à internet para pesquisa em bases de dados científicas.
  • Quadro branco ou recursos digitais para apresentações.

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