Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar e argumentar sobre como o corpo humano se adapta à homeostase em condições extremas, como em desertos e regiões árticas. Divididos em dois grupos, cada um representando um desses ambientes, os estudantes deverão pesquisar, discutir e apresentar as adaptações fisiológicas relacionadas à regulação da temperatura corporal, manutenção do equilíbrio hídrico, entre outras respostas adaptativas essenciais para a sobrevivência humana nesses habitats desafiadores. Utilizando a metodologia ativa, esta atividade visa não apenas a absorção de conteúdo teórico, mas também o desenvolvimento de competências como pesquisa, trabalho em equipe, argumentação crítica e aplicação de conhecimentos científicos em questões práticas e cotidianas, enfatizando a relevância da fisiologia humana na interação com o meio ambiente.
O objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a homeostase do corpo humano sob condições extremas e desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Os alunos irão explorar como mecanismos complexos de adaptação como a termorregulação e os ajustes no balanço hídrico permitem a sobrevivência humana em ambientes desafiadores, incentivando o pensamento científico aplicado e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa para a solução de problemas.
O Conteúdo Programático cobrirá conceitos fundamentais de fisiologia humana, com foco na homeostase e mecanismos fisiológicos de adaptação ao calor e ao frio. Será abordada a importância da regulação da temperatura corporal, os mecanismos de conservação ou eliminação de água e a adaptação do metabolismo em ambientes extremos. A atividade proporciona uma aplicação prática desses princípios, facilitando a compreensão e estimulando a curiosidade científica dos alunos.
A metodologia ativa aplicada permitirá que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado. Através de pesquisa, trabalho em equipe e debate, os estudantes irão engajar-se ativamente com o tema, explorando diversas fontes, analisando informações e construindo argumentos sólidos para a apresentação. Essa abordagem promove o desenvolvimento de competências críticas e analíticas, estimulando o interesse e a participação ativa no processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão a pesquisa e preparação do debate. A segunda aula será dedicada ao debate em si e à discussão sobre os aprendizados e conclusões.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na eficácia da argumentação durante o debate e na contribuição individual e coletiva para o trabalho em equipe. Serão considerados critérios como a capacidade de síntese e articulação de informações científicas, o uso de evidências no embasamento das argumentações, a habilidade de resposta às argumentações oponentes e a capacidade de reflexão crítica sobre o tema. Exemplos de participações destacadas e argumentações bem fundamentadas serão utilizados como referência para a avaliação.
Os recursos incluirão materiais didáticos digitais e físicos, como artigos científicos, vídeos educativos e infográficos. O acesso à internet para pesquisa em bases de dados científicas se faz necessário, assim como o uso de quadro branco ou digital para as apresentações durante o debate. Esses recursos apoiarão os alunos na exploração de informações e na preparação de suas argumentações.
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