Esta atividade promove uma Roda de Debates entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio para discutir e refletir a respeito da importância dos direitos humanos na saúde pública, com um enfoque especial nas populações vulneráveis. Antecedendo a aula, os estudantes se dedicarão à Sala de Aula Invertida, assistindo vídeos e lendo artigos sobre o tema proposto, a fim de prepará-los com conhecimento prévio e insights críticos. Durante a atividade em sala, os alunos serão organizados em grupos, cada um defendendo perspectivas distintas sobre como a saúde pública pode se tornar mais inclusiva e equitativa, levando em conta aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais. Este exercício pedagógico procura incitar uma reflexão profunda sobre as obrigações do Estado e da sociedade civil em relação à saúde pública e aos direitos humanos, impulsionando os alunos a considerarem e formularem propostas de soluções pragmáticas para a integração efetiva das populações vulneráveis nos sistemas de atendimento à saúde.
O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para as complexidades e desafios associados à garantia dos direitos humanos dentro do contexto da saúde pública, enfatizando as responsabilidades compartilhadas entre o Estado e a sociedade civil. Visa-se também promover habilidades de pensamento crítico, argumentação, escuta ativa, e empatia ao colocar os alunos em posições onde devem defender pontos de vista que talvez não sejam imediatamente alinhados aos seus próprios. Espera-se que, ao fim desta atividade, os estudantes demonstrem um entendimento aprofundado sobre a importância da inclusão das populações vulneráveis na saúde pública e estejam capazes de sugerir estratégias viáveis que contribuam para a redução das disparidades de saúde.
O conteúdo programático desta atividade engloba estudos interdisciplinares que atravessam as áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Saúde, focando em direitos humanos, saúde pública, desigualdades sociais e políticas de inclusão. Essas temáticas serão exploradas dentro da dinâmica da Sala de Aula Invertida e durante a Roda de Debates, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos teóricos à análise de casos reais e desenvolvam uma compreensão profunda sobre como as várias dimensões socioeconômicas, culturais e ambientais interagem dentro do contexto da saúde pública e dos direitos humanos.
A realização desta atividade envolve uma combinação de metodologias ativas, começando com a Sala de Aula Invertida, onde os alunos deverão se preparar extracurricularmente por meio de leituras e visualizações de conteúdo. Na sequência, a Atividade Mão-na-massa, na forma de uma Roda de Debates, servirá como espaço dinâmico para a articulação de conhecimentos, opiniões e formulação de argumentos. Este formato permite não apenas a participação ativa de todos os alunos, mas também proporciona um ambiente rico em troca de ideias e desenvolvimento de argumentação crítica.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de uma aula de 60 minutos, onde a primeira parte (20 minutos) será destinada à organização dos grupos e à apresentação dos pontos de vista. Seguidos de 30 minutos de debate moderado, cada grupo defenderá suas ideias e soluções. Os últimos 10 minutos serão reservados para conclusões e reflexões finais.
A avaliação desta atividade estará focada no desempenho e participação durante a Roda de Debates, avaliando tanto o conteúdo das argumentações quanto as habilidades de comunicação dos alunos. Critérios como o alcance dos objetivos do debate, respeito mútuo, escuta ativa, capacidade de articulação de ideias, uso apropriado de evidências e a qualidade das soluções propostas serão levados em consideração. A participação prévia na Sala de Aula Invertida também será avaliada por meio de questionários online, assegurando que os alunos fizeram as leituras e assistiram aos vídeos recomendados. Serão consideradas a criatividade e viabilidade das soluções apresentadas pelos grupos.
Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos digitais como artigos, vídeos e documentários sobre direitos humanos e saúde pública, além de um ambiente adequado para a realização do debate. Materiais de apoio como lousa branca, marcadores e papel flip-chart também serão providenciados para facilitar a exposição de ideias e anotações durante o debate.
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