Saúde 2.0: Discussão e Inovação

Desenvolvida por: Cinara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Saúde e Tecnologia
Temática: Inovações Tecnológicas na Saúde

Esta atividade pedagógica tem como foco a investigação e análise das mais recentes inovações tecnológicas na área da saúde pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, com um estímulo à pesquisa prévia e autônoma. Alunos serão encorajados a investigar tecnologias emergentes, tais como aplicativos de monitoramento da saúde em tempo real, wearables com sensores para análise de parâmetros vitais e sistemas de diagnóstico de alta precisão, usando como metodologia a Sala de Aula Invertida. Durante as aulas, os alunos, organizados em grupos, apresentarão suas descobertas, promovendo um debate crítico sobre os impactos dessas inovações na sociedade e no campo da medicina, considerando aspectos éticos, sociais e de acessibilidade. O projeto culminará com a concepção de uma 'Feira de Inovação', onde os estudantes apresentarão ideias de novos produtos ou serviços tecnológicos, visando resolver problemas de saúde específicos, fomentando assim o pensamento inovador e empreendedor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento profundo das mais recentes inovações no campo da saúde, desenvolvendo habilidades críticas para avaliar os impactos dessas tecnologias na sociedade e na prática médica. Através da metodologia ativa, espera-se fomentar a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, incentivando a investigação, o debate construtivo e a colaboração. Além disso, o projeto visa estimular a criatividade e o empreendedorismo entre os alunos, ao desafiá-los a pensar em soluções inovadoras para problemas reais da saúde, preparando-os para as demandas do século XXI.

  • Analisar inovações tecnológicas recentes na área da saúde.
  • Debater sobre os impactos positivos e negativos dessas tecnologias na sociedade e na medicina.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre os desafios éticos e sociais trazidos pela inovação tecnológica.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Estimular a criatividade e inovação na proposta de soluções para problemas de saúde.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a exploração de tecnologias emergentes na saúde, sua aplicação prática, análise de estudos de caso que ilustrem ambos os aspectos positivos e negativos dessas inovações, e o desenvolvimento de projetos inovadores que respondam a desafios reais de saúde. Através desta abordagem multidisciplinar, os alunos terão a oportunidade de conectar conhecimentos teóricos com aplicações práticas, estimulando assim o pensamento crítico e analítico.

  • Aplicativos de saúde e monitoramento remoto
  • Wearables e dispositivos inteligentes de saúde
  • Sistemas de diagnóstico e imagem de alta precisão
  • Inteligência Artificial e Big Data na Medicina
  • Aspectos éticos e sociais da inovação em saúde

Metodologia

Adotando a metodologia de Sala de Aula Invertida, esta atividade requer que os alunos realizem pesquisas prévias e se preparem para discussões em classe. Utilizaremos apresentações em grupo para fomentar o debate e a análise crítica sobre as tecnologias estudadas. A fase final do projeto envolve o desenvolvimento colaborativo de um conceito de produto ou serviço inovador, aplicando os conhecimentos adquiridos. Este formato promove uma aprendizagem ativa, na qual os alunos são os protagonistas do processo educacional.

  • Pesquisa individual prévia sobre inovações tecnológicas em saúde
  • Apresentações em grupo seguidas de debates
  • Desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores
  • Utilização de ferramentas digitais para criação e apresentação dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os grupos apresentarão suas pesquisas e debaterão sobre as inovações tecnológicas na saúde. Na segunda aula, os alunos trabalharão na concepção da 'Feira de Inovação', esboçando suas ideias de produtos ou serviços inovadores, com uma apresentação final para a turma.

  • Aula 1: Apresentação e debate sobre inovações tecnológicas na saúde
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação dos projetos na 'Feira de Inovação'

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade das pesquisas apresentadas, capacidade de análise crítica sobre os impactos das tecnologias na saúde, contribuição para os debates em sala de aula, originalidade e viabilidade das propostas de inovação apresentadas. Será considerado também o trabalho em equipe e a articulação das ideias no projeto final. Exemplos incluem a clareza na exposição das tecnologias escolhidas, competência em destacar os prós e contras, e a criatividade nos projetos inovadores propostos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, dispositivos para apresentações em grupo (como computadores e projetores), além de materiais para a concepção dos projetos inovadores, que podem incluir papel, canetas, softwares de design, entre outros. A utilização de plataformas online de colaboração pode também enriquecer a experiência e facilitar o trabalho em equipe.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computadores e projetores para apresentações
  • Materiais de escritório para projeto
  • Softwares de design (opcional)
  • Plataformas online de colaboração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo