Soluções Sustentáveis: Criando um futuro verde

Desenvolvida por: Doougl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia, Geografia, Sociologia
Temática: Sustentabilidade e Inovação

Esta atividade envolve os alunos do 3º ano do Ensino Médio na análise e reflexão sobre problemas ambientais atuais, incentivando-os a explorar soluções sustentáveis através de uma abordagem prática e criativa. A atividade começa com a visualização de uma série de vídeos curtos que apresentam diversos problemas ecológicos globais, acompanhados por soluções já em andamento ou propostas por especialistas e ativistas ambientais. Após esta introdução, os alunos serão divididos em grupos e desafiados a escolher um dos problemas apresentados para desenvolver uma proposta de solução original. Este exercício requer que eles considerem não apenas o impacto ambiental positivo de suas soluções, mas também a viabilidade econômica, criando um balanceamento entre eficácia ambiental e sustentabilidade financeira. A apresentação final das soluções será realizada em uma roda de debate, permitindo uma discussão aberta sobre os méritos e desafios de cada proposta. O objetivo é não apenas educar os estudantes sobre as questões ecológicas, mas também fomentar a consciência ambiental, o pensamento crítico e a inovação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é desenvolver o pensamento crítico e a consciência ambiental dos alunos, incentivando-os a entender profundamente os problemas ecológicos atuais e a pensar de forma inovadora na busca de soluções sustentáveis. Ao integrar conhecimentos de biologia, geografia e sociologia, os alunos se tornarão mais aptos a analisar questões ambientais de maneira holística, considerando tanto aspectos científicos quanto socioeconômicos. Através da metodologia ativa da Roda de Debate, eles também aprimorarão suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, argumentação crítica e análise de viabilidade de projetos sustentáveis.

  • Compreender os desafios ambientais atuais e sua importância para a sociedade e o meio ambiente.
  • Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para problemas ecológicos reais.
  • Aprimorar habilidades de comunicação, apresentação em público e trabalho em equipe.
  • Fomentar o pensamento crítico e a análise multidisciplinar na resolução de problemas.
  • Promover a consciência e a responsabilidade ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT201: Analisar e aplicar métodos científicos em situações-problema, interpretar resultados e tomar decisões com base em evidências científicas para enfrentar questões sociais, econômicas, ambientais e tecnológicas contemporâneas.
  • EM13CNT307: Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a sustentabilidade e o bem-estar coletivo.
  • EM13CHS101: Analisar criticamente fatores que favorecem ou limitam a construção de sociedades sustentáveis.
  • EM13CHS102: Explorar o papel dos meios de comunicação na construção da cidadania e na difusão das questões ambientais e socioculturais.
  • EM13CHS104: Debater questões sociocientíficas com base em argumentos éticos, sociais, ambientais e econômicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda questões transdisciplinares, contemplando conceitos de sustentabilidade, inovação ecológica, análise de impacto ambiental e viabilidade econômica. Os alunos examinarão casos de estudo que ilustram tanto problemas ambientais quanto iniciativas de sucesso na implementação de soluções sustentáveis, criando uma base teórica que suportará a concepção de suas próprias propostas.

  • Conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • Problemas Ambientais Globais (mudanças climáticas, poluição, desmatamento)
  • Métodos e Ferramentas de Avaliação de Impacto Ambiental
  • Casos de Estudo de Soluções Ecológicas Inovadoras
  • Análise de Viabilidade Econômica de Projetos Ecológicos

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será central nesta atividade, promovendo uma interação dinâmica e engajada entre os alunos. Inicialmente, o estudo de vídeos fornecerá o contexto necessário e inspirará a escolha de problemas a serem abordados. Em seguida, o trabalho em grupo para desenvolver as propostas de soluções sustentáveis facilitará o aprendizado colaborativo. Finalmente, a apresentação das propostas em uma Roda de Debate incentivará a discussão aberta, avaliação crítica entre pares e reflexão coletiva sobre as soluções apresentadas.

  • Visualização de vídeos curtos sobre problemas e soluções ecológicas
  • Trabalho em grupo para desenvolvimento de propostas
  • Apresentação das soluções em Roda de Debate
  • Discussão crítica sobre viabilidade e impactos das soluções

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução, os alunos assistirão aos vídeos selecionados e farão a divisão em grupos para começar o desenvolvimento das propostas. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas soluções, seguidas por uma Roda de Debate para discussão das propostas.

  • Aula 1: Introdução, visualização de vídeos e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Apresentação das propostas de soluções e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade e viabilidade das soluções propostas, bem como na habilidade dos alunos de defenderem suas ideias durante a Roda de Debate. Serão considerados a profundidade da análise do problema escolhido, a inovação da solução, a clareza e a lógica da apresentação, e a eficácia da argumentação na discussão. Este processo contribuirá para o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e de comunicação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma seleção de vídeos curtos sobre problemas ambientais e soluções já implementadas, materiais para anotações e desenvolvimento de projetos (como pranchetas, papel e canetas), além de acesso a internet para pesquisas adicionais. A estrutura para a Roda de Debate também precisa ser organizada, garantindo um espaço que facilite o diálogo e a interação entre todos os participantes.

  • Vídeos sobre problemas e soluções ambientais
  • Materiais para anotações e desenvolvimento de projetos
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Espaço adequado para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo