Neste plano de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarão de maneira profunda e interativa o mundo dos plásticos. Através de uma combinação de metodologias ativas, incluindo Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Sala de Aula Invertida, os estudantes serão divididos em grupos para investigar diversos aspectos do plástico. Desde sua criação até os métodos de descarte responsável, com ênfase na reutilização e reciclagem, cada grupo será encarregado de elaborar e apresentar um episódio de podcast abordando tópicos como a história do plástico, seus impactos ambientais, inovações em reciclagem e a implementação dos 10 Rs da sustentabilidade. O projeto incluirá entrevistas com especialistas locais, debates sobre soluções sustentáveis e a compilação de dicas práticas para o cotidiano. Essa atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os desafios e soluções relacionados ao uso e descarte do plástico, promovendo uma reflexão crítica e o desenvolvimento de ideias inovadoras para um futuro mais sustentável.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender a complexidade dos desafios ambientais associados ao plástico, promover a conscientização sobre a importância do descarte responsável e incentivar a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Busca-se estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a criatividade na busca por soluções inovadoras para a reciclagem e redução do consumo de plásticos, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração por meio do trabalho em grupo e da produção de podcasts.
O conteúdo programático desta atividade abrangerá tópicos como a química dos plásticos, impactos ambientais do seu uso e descarte, tecnologias de reciclagem, e estratégias individuais e coletivas para reduzir o consumo de plásticos. Através de diferentes metodologias ativas, os alunos aprofundarão seu conhecimento sobre os desafios da sustentabilidade e desenvolverão competências para atuar de maneira responsável e inovadora diante desses desafios.
Esta atividade será desenvolvida através de uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, utilizando metodologias ativas como Saída de Campo para visitas a centros de reciclagem, Atividade Mão-na-massa com a criação de objetos a partir de plásticos reciclados, Roda de Debate para discutir soluções sustentáveis, e Sala de Aula Invertida, onde os alunos pesquisarão e se prepararão em casa para as discussões e atividades em classe. O uso dessas metodologias visa promover uma experiência educacional dinâmica, participativa e profundamente reflexiva.
A atividade será realizada em duas aulas de 100 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão as saídas de campo e a coleta de informações para os podcasts. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção dos episódios, finalizando com uma roda de debate para compartilhar descobertas e reflexões.
A avaliação dos alunos será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e inovação demonstradas na produção do podcast, e na capacidade de trabalhar efetivamente em equipe. Critérios adicionais incluem a clareza e articulação das ideias durante os debates, bem como a apresentação de soluções práticas e viáveis para o uso sustentável dos plásticos. A participação ativa em todas as etapas da atividade, desde as saídas de campo até as discussões em classe, também será considerada.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, equipamentos de gravação para os podcasts, material para pesquisa e produção de conteúdo, além de transporte para as saídas de campo. Será importante o contato prévio com centros de reciclagem e especialistas em sustentabilidade para as entrevistas. Materiais recicláveis serão coletados pelos alunos para as atividades mão-na-massa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula