Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, propõe uma abordagem lúdica e criativa para explorar a noção de tempo, especificamente os períodos do dia: manhã, tarde e noite. Inicialmente, os alunos serão divididos em três grupos, com cada grupo representando um dos períodos do dia. Cada grupo terá a tarefa de criar uma dança que ilustre as atividades comuns a seu período, incentivando a expressão corporal e a criatividade. A seleção de músicas corresponderá aos sons naturais ou atividades relacionadas a cada período, como o canto dos pássaros pela manhã, sons de atividades ao meio-dia e sons calmantes ou de criaturas noturnas à noite. Após as apresentações, será promovida uma discussão para nomear e entender as diferentes escalas de tempo, com foco nos períodos do dia. Para consolidar o aprendizado, os alunos criarão um mural coletivo, desenhando o que mais lhes chamou atenção sobre os períodos do dia e o que aprenderam. Essa atividade não só promove a aprendizagem sobre as escalas de tempo, mas também estimula a autoexpressão, a colaboração entre os alunos e a integração de conhecimentos artísticos e científicos.
O principal objetivo desta atividade é que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam a capacidade de identificar e nomear diferentes escalas de tempo, com ênfase nos períodos diários de manhã, tarde e noite. Busca-se, através de uma abordagem multidisciplinar envolvendo as artes e as ciências, facilitar a compreensão dos conceitos de tempo de forma concreta e significativa. Além do conhecimento teórico, a atividade visa estimular habilidades como criatividade, trabalho em equipe, expressão corporal e conexão emocional com o tema, preparando os alunos para observarem e refletirem sobre o ritmo natural do dia e a sucessão dos períodos, contribuindo assim para sua formação integral.
Através desta atividade prática e interativa, inserida na metodologia mão-na-massa, abordamos temas importantes como as escalas de tempo e a percepção dos períodos diários. O conteúdo programático busca integrar conhecimentos das artes e ciências, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e significativa sobre a passagem do tempo e suas implicações no cotidiano, além de incentivar a expressão artística e reflexão coletiva sobre o tema.
Neste plano de aula, a metodologia ativa 'Mão-na-massa' é aplicada para envolver os alunos de maneira prática e significativa. Os estudantes serão encorajados a explorar e expressar suas ideias por meio da dança e da criação de um mural artístico, permitindo uma imersão no tema. Além disso, a metodologia favorece o aprendizado colaborativo, pois os alunos trabalharão em grupos para discutir e executar suas tarefas, facilitando o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe.
A atividade terá uma duração de 1 hora, dividida em fases que incluem a introdução dos conceitos, a divisão de grupos, a criação e apresentação das danças, discussão sobre o tema e a criação do mural coletivo.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no envolvimento, criatividade, colaboração e compreensão dos conceitos discutidos. Observaremos o processo de criação das danças e a capacidade de os alunos expressarem os períodos do dia através de sua expressão corporal e artística. A participação na discussão e contribuição para o mural coletivo também serão considerados. Exemplos de critérios de avaliação incluem: Cooperação com os colegas, Respeito ao interpretar o período do dia designado, Compreensão e aplicação do conhecimento sobre as escalas de tempo na criação da dança e do mural.
Os recursos necessários para a atividade incluem um espaço adequado para as apresentações de dança, um dispositivo de áudio para reprodução de músicas, materiais para a criação do mural como cartolina, lápis de cor, giz de cera, e acesso a uma variedade de músicas que representem os períodos da manhã, tarde e noite. Esses materiais favorecem um ambiente de aprendizado dinâmico e estão alinhados com a metodologia mão-na-massa, estimulando o envolvimento ativo dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula