A Dança dos Períodos

Desenvolvida por: Kelly … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Artes
Temática: Tempo e Ritmos do Dia

Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, propõe uma abordagem lúdica e criativa para explorar a noção de tempo, especificamente os períodos do dia: manhã, tarde e noite. Inicialmente, os alunos serão divididos em três grupos, com cada grupo representando um dos períodos do dia. Cada grupo terá a tarefa de criar uma dança que ilustre as atividades comuns a seu período, incentivando a expressão corporal e a criatividade. A seleção de músicas corresponderá aos sons naturais ou atividades relacionadas a cada período, como o canto dos pássaros pela manhã, sons de atividades ao meio-dia e sons calmantes ou de criaturas noturnas à noite. Após as apresentações, será promovida uma discussão para nomear e entender as diferentes escalas de tempo, com foco nos períodos do dia. Para consolidar o aprendizado, os alunos criarão um mural coletivo, desenhando o que mais lhes chamou atenção sobre os períodos do dia e o que aprenderam. Essa atividade não só promove a aprendizagem sobre as escalas de tempo, mas também estimula a autoexpressão, a colaboração entre os alunos e a integração de conhecimentos artísticos e científicos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam a capacidade de identificar e nomear diferentes escalas de tempo, com ênfase nos períodos diários de manhã, tarde e noite. Busca-se, através de uma abordagem multidisciplinar envolvendo as artes e as ciências, facilitar a compreensão dos conceitos de tempo de forma concreta e significativa. Além do conhecimento teórico, a atividade visa estimular habilidades como criatividade, trabalho em equipe, expressão corporal e conexão emocional com o tema, preparando os alunos para observarem e refletirem sobre o ritmo natural do dia e a sucessão dos períodos, contribuindo assim para sua formação integral.

  • Compreender os conceitos de manhã, tarde e noite.
  • Identificar as atividades típicas de cada período do dia.
  • Estimular a expressão corporal e criativa através da dança.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Desenvolver a capacidade de observação e reflexão sobre os ritmos naturais do dia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

Através desta atividade prática e interativa, inserida na metodologia mão-na-massa, abordamos temas importantes como as escalas de tempo e a percepção dos períodos diários. O conteúdo programático busca integrar conhecimentos das artes e ciências, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e significativa sobre a passagem do tempo e suas implicações no cotidiano, além de incentivar a expressão artística e reflexão coletiva sobre o tema.

  • Introdução aos conceitos de tempo e períodos do dia.
  • Exercícios práticos de expressão corporal e criação artística.
  • Discussão sobre a sucessão dos períodos diários e suas características.
  • Atividade de artes para consolidação do aprendizado.

Metodologia

Neste plano de aula, a metodologia ativa 'Mão-na-massa' é aplicada para envolver os alunos de maneira prática e significativa. Os estudantes serão encorajados a explorar e expressar suas ideias por meio da dança e da criação de um mural artístico, permitindo uma imersão no tema. Além disso, a metodologia favorece o aprendizado colaborativo, pois os alunos trabalharão em grupos para discutir e executar suas tarefas, facilitando o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Divisão da turma em grupos representando os períodos do dia.
  • Seleção de músicas que representem cada período do dia.
  • Criação e prática das coreografias em grupo.
  • Discussão coletiva sobre os períodos do dia e escalas de tempo.
  • Elaboração de um mural coletivo sobre o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração de 1 hora, dividida em fases que incluem a introdução dos conceitos, a divisão de grupos, a criação e apresentação das danças, discussão sobre o tema e a criação do mural coletivo.

  • Aula 1 da atividade: Introdução (10 min), Criação das danças (20 min), Apresentações (15 min), Discussão (10 min), Criação do mural (5 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no envolvimento, criatividade, colaboração e compreensão dos conceitos discutidos. Observaremos o processo de criação das danças e a capacidade de os alunos expressarem os períodos do dia através de sua expressão corporal e artística. A participação na discussão e contribuição para o mural coletivo também serão considerados. Exemplos de critérios de avaliação incluem: Cooperação com os colegas, Respeito ao interpretar o período do dia designado, Compreensão e aplicação do conhecimento sobre as escalas de tempo na criação da dança e do mural.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem um espaço adequado para as apresentações de dança, um dispositivo de áudio para reprodução de músicas, materiais para a criação do mural como cartolina, lápis de cor, giz de cera, e acesso a uma variedade de músicas que representem os períodos da manhã, tarde e noite. Esses materiais favorecem um ambiente de aprendizado dinâmico e estão alinhados com a metodologia mão-na-massa, estimulando o envolvimento ativo dos alunos.

  • Espaço amplo para dança
  • Sistema de som para músicas
  • Materiais para mural (cartolina, lápis de cor, giz de cera)
  • Seleção de músicas para os períodos do dia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo