A Jornada do Tempo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais e Matemática
Temática: Tempo e Espaço

A atividade 'A Jornada do Tempo' é uma proposta lúdica e interativa que busca envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na construção e compreensão dos conceitos de tempo, como os períodos do dia (manhã, tarde, noite), a sucessão dos dias da semana, meses do ano e estações do ano. Utilizando a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em jogos, a atividade transformará a sala de aula em um grande tabuleiro de tempo, onde os alunos, divididos em equipes, enfrentarão desafios e missões. Cada equipe será responsável por criar e decorar uma estação do jogo que represente um dos períodos ou ciclos do tempo estudados, utilizando materiais recicláveis e de arte. Além disso, esta atividade promoverá uma roda de debate, estimulando a expressão oral e a capacidade de argumentação dos alunos sobre o tema. O objetivo é favorecer o aprendizado colaborativo, a criatividade e a fixação dos conceitos de forma divertida e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a compreensão dos alunos quanto às diferentes divisões e períodos do tempo, tais como o ciclo diário (manhã, tarde, noite), os dias da semana, meses e estações do ano, é crucial na formação básica dos estudantes. Através da 'A Jornada do Tempo', pretende-se que os alunos não apenas memorizem, mas também compreendam a sequência temporal e sua aplicabilidade no cotidiano. Além disso, almeja-se estimular a cooperação, o respeito às diferenças e a valorização do trabalho em equipe, fundamentos importantes na construção de uma sociedade mais justa e empática. A aplicação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos, potencializa a absorção do conhecimento de maneira envolvente e dinâmica, preparando os alunos para se tornarem pensadores críticos e criativos.

  • Identificar e nomear os diferentes períodos do dia.
  • Reconhecer a sequência dos dias da semana, meses do ano e estações.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a criatividade através da construção e decoração das estações do jogo.
  • Promover debates sobre o tema, estimulando a expressão oral e capacidade de argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
  • EF01CI04: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'A Jornada do Tempo' se concentra na compreensão conceitual e prática das diferentes medidas de tempo, vital para a organização diária e o entendimento de ciclos naturais. Através de atividades lúdicas e criativas, os alunos desenvolverão não só o conhecimento técnico, mas também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito e empatia, alinhadas aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. A abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática proporcionará aos alunos ferramentas para explorar, questionar e representar o mundo à sua volta.

  • Períodos do dia
  • Dias da semana
  • Meses do ano
  • Estações do ano
  • Conceitos de ontem, hoje e amanhã

Metodologia

A metodologia aplicada em 'A Jornada do Tempo' valoriza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Através da Atividade Mão-na-massa, os alunos irão construir e decorar estações do jogo, representando períodos do tempo. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para engajar os alunos em desafios práticos do tabuleiro de tempo, promovendo um aprendizado divertido e significativo. Adicionalmente, Rodas de Debate serão organizadas para estimular a comunicação, reflexão coletiva e o desenvolvimento do pensamento crítico, elementos essenciais na construção do conhecimento.

  • Construção do tabuleiro de tempo
  • Jogos e desafios práticos
  • Atividades artísticas e criativas
  • Roda de debates sobre o tema
  • Reflexão e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será introduzido o conceito de tempo, seguido da divisão dos alunos em equipes para a construção das estações do jogo. A segunda aula será dedicada à execução do tabuleiro de tempo, com os alunos enfrentando desafios práticos e participando da roda de debate para compartilhar aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de tempo e construção das estações do jogo.
  • Aula 2: Execução do tabuleiro de tempo, desafios e roda de debate.

Avaliação

A avaliação de 'A Jornada do Tempo' será contínua e formativa, visando observar o envolvimento dos alunos, a cooperação entre os membros da equipe e o entendimento dos conceitos de tempo. Será dada especial atenção à criatividade e inovação na construção e decoração das estações do jogo, assim como à participação ativa e construtiva nas rodas de debate. Exemplos de superação de desafios de forma colaborativa e uso de argumentação coerente e relevante durante as discussões serão considerados indicativos de compreensão e absorção do conteúdo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização de 'A Jornada do Tempo', serão necessários materiais variados, como papel cartão, tintas, pincéis, tesouras, cola, materiais recicláveis para decoração, dados e marcadores. Além de recursos como quadro branco, canetas e espaço adequado para as atividades grupais e debates. O uso de tais materiais favorecerá a expressão criativa dos alunos e garantirá a efetividade da aprendizagem ativa e participativa.

  • Papel cartão e materiais para decoração
  • Tintas, pincéis, tesouras e cola
  • Materiais recicláveis
  • Dados e marcadores
  • Quadro branco e canetas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo