A atividade 'A Jornada do Tempo' é uma proposta lúdica e interativa que busca envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na construção e compreensão dos conceitos de tempo, como os períodos do dia (manhã, tarde, noite), a sucessão dos dias da semana, meses do ano e estações do ano. Utilizando a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em jogos, a atividade transformará a sala de aula em um grande tabuleiro de tempo, onde os alunos, divididos em equipes, enfrentarão desafios e missões. Cada equipe será responsável por criar e decorar uma estação do jogo que represente um dos períodos ou ciclos do tempo estudados, utilizando materiais recicláveis e de arte. Além disso, esta atividade promoverá uma roda de debate, estimulando a expressão oral e a capacidade de argumentação dos alunos sobre o tema. O objetivo é favorecer o aprendizado colaborativo, a criatividade e a fixação dos conceitos de forma divertida e significativa.
Desenvolver a compreensão dos alunos quanto às diferentes divisões e períodos do tempo, tais como o ciclo diário (manhã, tarde, noite), os dias da semana, meses e estações do ano, é crucial na formação básica dos estudantes. Através da 'A Jornada do Tempo', pretende-se que os alunos não apenas memorizem, mas também compreendam a sequência temporal e sua aplicabilidade no cotidiano. Além disso, almeja-se estimular a cooperação, o respeito às diferenças e a valorização do trabalho em equipe, fundamentos importantes na construção de uma sociedade mais justa e empática. A aplicação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em jogos, potencializa a absorção do conhecimento de maneira envolvente e dinâmica, preparando os alunos para se tornarem pensadores críticos e criativos.
O conteúdo programático da 'A Jornada do Tempo' se concentra na compreensão conceitual e prática das diferentes medidas de tempo, vital para a organização diária e o entendimento de ciclos naturais. Através de atividades lúdicas e criativas, os alunos desenvolverão não só o conhecimento técnico, mas também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito e empatia, alinhadas aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. A abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática proporcionará aos alunos ferramentas para explorar, questionar e representar o mundo à sua volta.
A metodologia aplicada em 'A Jornada do Tempo' valoriza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Através da Atividade Mão-na-massa, os alunos irão construir e decorar estações do jogo, representando períodos do tempo. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para engajar os alunos em desafios práticos do tabuleiro de tempo, promovendo um aprendizado divertido e significativo. Adicionalmente, Rodas de Debate serão organizadas para estimular a comunicação, reflexão coletiva e o desenvolvimento do pensamento crítico, elementos essenciais na construção do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será introduzido o conceito de tempo, seguido da divisão dos alunos em equipes para a construção das estações do jogo. A segunda aula será dedicada à execução do tabuleiro de tempo, com os alunos enfrentando desafios práticos e participando da roda de debate para compartilhar aprendizados.
A avaliação de 'A Jornada do Tempo' será contínua e formativa, visando observar o envolvimento dos alunos, a cooperação entre os membros da equipe e o entendimento dos conceitos de tempo. Será dada especial atenção à criatividade e inovação na construção e decoração das estações do jogo, assim como à participação ativa e construtiva nas rodas de debate. Exemplos de superação de desafios de forma colaborativa e uso de argumentação coerente e relevante durante as discussões serão considerados indicativos de compreensão e absorção do conteúdo.
Para a realização de 'A Jornada do Tempo', serão necessários materiais variados, como papel cartão, tintas, pincéis, tesouras, cola, materiais recicláveis para decoração, dados e marcadores. Além de recursos como quadro branco, canetas e espaço adequado para as atividades grupais e debates. O uso de tais materiais favorecerá a expressão criativa dos alunos e garantirá a efetividade da aprendizagem ativa e participativa.
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