As Estações do Ano em Nossa Roda

Desenvolvida por: Tainar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Estações do Ano

A atividade 'As Estações do Ano em Nossa Roda' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e interativa sobre as quatro estações do ano. Por meio de pesquisa, discussão em grupos e uma roda de debates, facilitada pelo professor, os alunos terão a oportunidade de explorar cada estação, abordando características climáticas, influência nas atividades humanas e impacto no meio ambiente. A dinâmica permitirá que os estudantes discutam e partilhem conhecimentos sobre o que vivenciam em cada período do ano e como percebem a mudança nos cenários naturais e urbanos com a passagem das estações. O professor conduzirá o debate de maneira a entrelaçar os aprendizados individuais com os conceitos científicos das estações, promovendo uma visão integrada das escalas de tempo; desde as diárias até a sucessão dos anos. A interação entre os grupos estimulará o raciocínio crítico, a expressão pessoal e o respeito pelas experiências dos colegas, além de reforçar a compreensão sobre como a natureza e a sociedade estão interconectadas pelas estações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos no entendimento das estações do ano, suas características distintas e como elas impactam o ambiente natural e as atividades humanas. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração, ao instigar os alunos a explorarem e compartilharem informações sobre as diferentes estações. Isso não apenas enriquece o vocabulário e os conhecimentos gerais dos estudantes sobre o tema, mas também aprimora sua capacidade de observação do mundo ao redor, estabelecendo conexões entre a vida cotidiana e os conceitos científicos de tempo e mudanças sazonais.

  • Explorar as características distintas de cada estação do ano
  • Entender a influência das estações no meio ambiente e nas atividades humanas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação
  • Promover a discussão e o pensamento crítico sobre as mudanças climáticas ao longo do ano
  • Estabelecer conexões entre os conceitos científicos de tempo e a vida cotidiana

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01CI05
  • description": Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Conteúdo Programático

Esta atividade é um meio dinâmico de abordagem sobre os conceitos de ciências naturais relacionados às estações do ano, escalas de tempo e impactos ambientais. Através dela, será possível trabalhar o entendimento das crianças sobre as variações climáticas e temporais de forma lúdica e significativa, introduzindo conhecimentos básicos de meteorologia, geografia e até mesmo responsabilidade ambiental, preparando-as para uma abordagem mais aprofundada em séries futuras.

  • Conceitos básicos sobre as quatro estações do ano
  • Escala de tempo: dias, semanas, meses e anos
  • Relação entre as estações e o clima
  • Influência das estações no estilo de vida e atividades humanas
  • Conscientização sobre as mudanças climáticas

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade, a Roda de Debate, incentiva o engajamento dos alunos através da interação e colaboração. Divididos em grupos que representam cada estação do ano, eles realizarão pesquisas e depois compartilharão suas descobertas na roda de debate. Este formato promove uma aprendizagem baseada em discussão, onde o conhecimento é construído coletivamente, permitindo aos alunos desenvolverem habilidades de comunicação, argumentação e escuta ativa.

  • Pesquisa individual e em grupo sobre as estações do ano
  • Debate orientado pelo professor
  • Sessão de perguntas e respostas entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e organização dos grupos. Na segunda, os alunos farão suas pesquisas. A terceira aula será o momento das apresentações em grupo. A última aula se concentrará no debate e discussão final sobre a importância das estações do ano.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa sobre as estações do ano
  • Aula 3: Apresentações dos grupos
  • Aula 4: Roda de Debate e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, visando observar o engajamento dos alunos durante as discussões, a qualidade das pesquisas apresentadas e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dado especial atenção à habilidade de expressar suas ideias de maneira clara, assim como o respeito pelas opiniões dos outros. Através de uma rubrica, o professor avaliará o desempenho individual e coletivo, considerando a contribuição para o debate e o entendimento demonstrado sobre o tema das estações e seu impacto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos tais como acesso à internet para as pesquisas, materiais para a apresentação (papel, canetas, cartolinas) e um espaço adequado para a roda de debate, promovendo um ambiente inclusivo e propício ao diálogo e à aprendizagem coletiva.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais para apresentação (papel, canetas, cartolinas)
  • Espaço físico adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo