Caça ao Mosquito

Desenvolvida por: Maira … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Na atividade 'Caça ao Mosquito', os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives ambientais, engajando-se numa missão prática e educativa para identificar potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Divididos em pequenos grupos, cada equipe receberá uma área específica da escola para investigar sob supervisão direta do professor. Munidos de lupas, os alunos farão observações cuidadosas e anotarão em seus cadernos locais onde há acúmulo de água, como vasos de plantas, pneus velhos, calhas e bandejas de ar-condicionado, compreendendo assim, a importância de prevenir tais acúmulos. Posteriormente, em sala de aula, cada grupo compartilhará as descobertas, discutindo as razões pelas quais esses locais são propícios para a vida e reprodução do mosquito e propondo soluções para evitar a sua proliferação. Esta atividade não apenas fomenta a conscientização ambiental e de saúde pública entre os estudantes, mas também estimula habilidades críticas como observação, colaboração e pensamento analítico enquanto participam ativamente na prevenção de doenças em sua comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão centrados em promover a conscientização ambiental e de saúde pública entre os alunos, através da identificação de lugares propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Busca-se fomentar o desenvolvimento de habilidades de observação e pensamento crítico, enquanto os alunos praticam trabalho em equipe e comunicação eficaz. Além disso, espera-se que esta atividade proporcionará uma apreensão prática sobre a importância de manter os ambientes limpos e livres de água parada, contribuindo para a saúde coletiva.

  • Fomentar a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
  • Desenvolver habilidades de observação e investigação no ambiente escolar.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe.
  • Promover a discussão e reflexão sobre ações práticas de combate à proliferação de focos do mosquito.
  • Incentivar atitudes responsáveis em relação à saúde pública e ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

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  • description": "Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente." }, { "code": EF01CI03
  • description": Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais de saúde pública, biologia de vetores transmissores de doenças e responsabilidade ambiental, direcionados ao entendimento e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao investigar locais de acúmulo de água na escola, os alunos aplicarão conceitos de ciências da natureza de maneira prática, vinculando-os às suas vidas cotidianas e ao ambiente ao seu redor.

  • Biologia e ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti
  • Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
  • Importância da prevenção e combate aos criadouros do mosquito
  • Hábitos de higiene e sua relação com a saúde pública
  • Conscientização sobre descarte consciente e reciclagem como medidas preventivas

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos em um processo de aprendizado baseado em descobertas, por meio do qual se transformam em 'detetives ambientais'. Este método coloca os alunos no centro do aprendizado, permitindo-lhes explorar, perguntar e descobrir, sob a supervisão e orientação do professor. Será uma abordagem hands-on, que encoraja a participação ativa e oferece uma experiência educacional mais rica e significativa.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para investigação
  • Utilização de lupas durante a investigação para observar minúcias
  • Realização de anotações detalhadas das áreas investigadas
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas e sugerir melhorias
  • Apresentação das conclusões de cada grupo para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em seis aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 5 horas, em que os alunos serão gradativamente introduzidos ao tema, engajados na investigação prática e por fim, participarão de discussões reflexivas e apresentarão suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Atividade prática de investigação no ambiente escolar.
  • Aula 4: Análise e discussão das descobertas em grupo.
  • Aula 5: Preparação das apresentações dos grupos.
  • Aula 6: Apresentação das descobertas e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas, nas anotações de campo realizadas, na contribuição para as discussões em grupo e na qualidade das apresentações finais. Será valorizada a capacidade de os alunos identificarem efetivamente locais de risco, propor soluções viáveis e demonstrar compreensão sobre a importância da prevenção. Exemplos específicos de contribuições significativas podem ser citados e elogiados como parte do feedback para motivar e reconhecer o esforço dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça ao Mosquito', serão necessários materiais simples, porém essenciais para o sucesso da atividade. Lupas serão indispensáveis para a investigação minuciosa, cadernos ou folhas de anotação permitirão o registro das observações, e materiais de apoio como cartazes e folhetos sobre o mosquito Aedes aegypti ajudarão a fundamentar os conhecimentos necessários para a atividade.

  • Lupas para cada grupo de alunos
  • Cadernos ou folhas de papel para anotações
  • Cartazes e folhetos informativos sobre o Aedes aegypti
  • Câmera fotográfica ou smartphones para documentar as descobertas (opcional)
  • Materiais para apresentação, como cartolina e marcadores

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