Caça ao Tesouro dos Materiais

Desenvolvida por: Dina M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Consciência Ambiental e Reciclagem

Nesta atividade interativa e envolvente, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma divertida caça ao tesouro dos materiais, realizada na escola ou na sala de aula. Equipados com curiosidade e espírito de equipe, os pequenos exploradores serão incentivados a buscar objetos feitos de diferentes materiais, como papel, plástico, metal e vidro. Durante a caça, cada equipe deverá coletar variados exemplos desses materiais e, em seguida, engajar-se em um diálogo reflexivo sobre a origem de cada um deles, bem como as formas pelas quais são descartados. Mais importante, discutirão alternativas para seu uso consciente, destacando práticas de reciclagem e reutilização como meios de reduzir o desperdício. Esse exercício não só promoverá a conscientização ambiental entre os alunos, mas também desenvolverá suas habilidades de observação, cooperação e pensamento crítico, enquanto se divertem em uma experiência de aprendizado imersiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos quanto às questões de consumo consciente, reciclagem e sustentabilidade, através de uma metodologia ativa e participativa. Buscamos fomentar a curiosidade natural das crianças sobre o mundo ao seu redor, estimulando a reflexão sobre a origem e o ciclo de vida dos materiais que utilizamos no nosso dia a dia. Ao engajarem-se na busca e na discussão sobre os objetos coletados, os estudantes irão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, raciocínio crítico e argumentação, além de adquirir conhecimento fundamental sobre as práticas sustentáveis e a importância de reduzir o desperdício para a conservação do meio ambiente.

  • Promover a conscientização sobre questões ambientais como reciclagem e consumo consciente.
  • Desenvolver habilidades de observação ao identificar objetos feitos de diferentes materiais.
  • Estimular o trabalho em equipe e o pensamento crítico ao discutirem sobre a origem e descarte dos materiais.
  • Incentivar a busca por soluções criativas para a reutilização e redução de desperdícios.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
  • EF01CI06: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro dos materiais integra conceitos fundamentais de ciências da natureza relacionados ao estudo dos materiais, suas propriedades, origens e impactos ambientais. Além disso, aborda a importância da reciclagem e do uso consciente de recursos, temas cruciais para a formação cidadã dos alunos. Através desta atividade, pretende-se proporcionar uma aprendizagem significativa sobre como nossas escolhas de consumo afetam o meio ambiente, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

  • Conceitos de reciclagem, reutilização e redução do desperdício.
  • Diferentes materiais e suas propriedades.
  • Origens dos materiais e impactos ambientais do seu descarte.

Metodologia

A metodologia ativa utilizada nesta ação pedagógica visa colocar os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, através de uma experiência direta e interativa com o tema proposto. A caça ao tesouro dos materiais será conduzida em um ambiente que estimula a exploração, observação e discussão em grupo. Será dada ênfase à importância do trabalho em equipe, observação detalhada dos objetos encontrados e reflexão coletiva sobre as práticas de consumo e descarte, proporcionando um ambiente rico em diálogo e troca de ideias.

  • Exploração do ambiente escolar em busca de objetos feitos de diferentes materiais.
  • Discussão em grupo sobre a origem e o ciclo de vida dos materiais coletados.
  • Atividades de reflexão e proposição de ações práticas de reciclagem e reutilização.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de execução. Na primeira aula, os alunos serão divididos em equipes e receberão instruções sobre a atividade. Em seguida, dar-se-á início à caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à discussão dos objetos coletados, reflexão sobre as práticas de consumo e desperdício, e a proposição de alternativas sustentáveis.

  • Aula 1: Divisão de equipes e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Discussão dos materiais coletados e reflexão sobre consumo consciente.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será baseada na participação e envolvimento dos alunos durante a caça ao tesouro e nas discussões subsequentes. A criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe serão aspectos essenciais a serem observados. Além disso, será valorizada a habilidade dos alunos de articular ideias sobre o ciclo de vida dos materiais e propor soluções práticas para o consumo consciente e redução do desperdício. Exemplos específicos de contribuições significativas dos alunos serão destacados como evidências de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da caça ao tesouro dos materiais, serão necessários apenas recursos básicos e acessíveis, como sacolas para coleta dos objetos e luvas para a manipulação. Além disso, cartazes ou slides contendo informações sobre os diferentes tipos de materiais, seu ciclo de vida e impactos ambientais servirão de apoio para as discussões e reflexões em sala de aula. O uso de tecnologia, como tablets ou computadores, pode enriquecer a atividade, permitindo que os alunos façam pesquisas adicionais e compartilhem suas descobertas com a turma.

  • Sacolas para coleta de objetos.
  • Luvas para manipulação segura dos materiais.
  • Cartazes ou slides informativos sobre reciclagem e materiais.
  • Tablets ou computadores para pesquisa (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo