Caça ao Tesouro dos Sentimentos

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Educação Socioemocional
Temática: Biodiversidade e Emoções

Nesta atividade pedagógica prática ao ar livre, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma enriquecedora caça ao tesouro temática, explorando diferentes emoções e a biodiversidade. As crianças buscarão pistas escondidas pelo ambiente escolar ou um parque próximo, que os conduzirão a várias atividades e desafios. Esses desafios promoverão a empatia e o entendimento das emoções, por meio da imitação de expressões faciais de animais demonstrando medo, felicidade, tristeza, ou surpresa. Além disso, esta atividade visa ensinar os pequenos sobre a importância de cada criatura e o papel que desempenhamos na preservação da vida na Terra. Ao final, os alunos encontrarão um tesouro simbólico que simboliza a riqueza da biodiversidade e a relevância da inteligência emocional para a compreensão e conservação do meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver em estudantes do 1º ano do ensino fundamental uma compreensão básica sobre os diferentes tipos de emoções e como eles se manifestam, tanto em humanos quanto em outros seres vivos. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam a empatia, tanto entre si quanto em relação aos animais e outras formas de vida, enfatizando a importância da conservação ambiental e da biodiversidade. Através da caça ao tesouro, as crianças terão a oportunidade de explorar o ambiente ao seu redor de maneira lúdica e interativa, aumentando sua conexão com a natureza e seu entendimento sobre a variada gama de emoções.

  • Explorar e reconhecer diferentes emoções e como elas se manifestam.
  • Fomentar a empatia pelos seres vivos e compreender a diversidade emocional.
  • Promover a interação com o ambiente ao ar livre, estimulando a observação e exploração.
  • Desenvolver o entendimento sobre a importância da biodiversidade e da conservação ambiental.

Conteúdo Programático

Durante a Caça ao Tesouro dos Sentimentos, os alunos terão contato direto com conceitos de biologia relacionados à diversidade de seres vivos e suas emoções, integrando conhecimentos de ciências da natureza e educação socioemocional. Esta integração curricular fomenta uma abordagem holística de ensino-aprendizagem, na qual o aluno é visto em sua totalidade, promovendo não apenas o conhecimento científico mas também habilidades socioemocionais.

  • Diversidade de seres vivos e suas características emocionais.
  • Reconhecimento e expressão de emoções através de expressões faciais.
  • Conceitos básicos de ecologia e conservação ambiental.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem baseada em jogos, associada ao método de investigação a céu aberto, que favorece a curiosidade e a exploração espontânea. Os alunos, conduzidos pelas pistas e desafios, engajam-se em um processo de descoberta guiada, promovendo uma integração ativa dos conteúdos aprendidos com suas vivências práticas. Este enfoque permite um aprendizado significativo, onde cada criança é protagonista do seu processo de aprendizagem.

  • Exploração do ambiente ao ar livre para a busca de pistas.
  • Atividades práticas de imitação de expressões emocionais dos animais.
  • Discussões em grupo e reflexão sobre as emoções e a biodiversidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução da caça ao tesouro e explicação das regras, seguida da busca pelas primeiras pistas. Na segunda aula, os alunos continuam a busca e resolução de desafios até encontrarem o tesouro simbólico, seguido de uma reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da busca por pistas.
  • Aula 2: Continuação da caça, descoberta do tesouro e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação e envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe, a expressão de emoções e ideias, bem como a reflexão sobre a importância da conservação ambiental. Feedback positivo será dado continuamente, incentivando a exploração, curiosidade e aprendizado. A apresentação do tesouro simbólico e a discussão final facilitarão a avaliação do entendimento dos alunos sobre a atividade, permitindo ajustes e reforços pedagógicos conforme necessário.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta caça ao tesouro, serão necessários diversos recursos, como mapas e pistas impressas, diferentes objetos que representem as emoções e a biodiversidade, além de áreas ao ar livre propícias para a exploração. Material de escrita para anotações e desenhos durante a reflexão também será essencial, além de acessórios seguros para a representação das emoções e expressões dos animais.

  • Mapas e pistas impressas para a localização dos desafios.
  • Objetos e imagens que representem emoções e seres vivos.
  • Área ao ar livre segura para exploração dos alunos.
  • Materiais de escrita e desenho para reflexão e anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo