Caça ao Tesouro Nutritivo

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Matemática
Temática: Exploração do meio ambiente e nutrição

A Caça ao Tesouro Nutritivo é uma atividade prática pensada para mergulhar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na exploração do ambiente natural, mais precisamente em um pomar de abacates. Durante esta saída de campo, os alunos terão a missão de encontrar itens relacionados ao abacate, como suas folhas, flores, e frutas em diversos estágios de maturação. A cada item encontrado, uma curiosidade relacionada aos benefícios nutricionais do abacate e sua importância para a saúde será revelada. Este jogo educativo tem como objetivo proporcionar um aprendizado integrado à diversão, promovendo a movimentação física e a interação entre os alunos. Além disso, busca solidificar conhecimentos fundamentais sobre ciências e nutrição através de uma metodologia ativa e ludicidade, estimulando a curiosidade e o respeito pela natureza.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo fomentar a compreensão dos alunos sobre a importância dos alimentos naturais para a saúde, especificamente o abacate, explorando seus benefícios nutricionais de maneira lúdica e prática. Pretende-se também desenvolver habilidades de observação, investigação e análise ao explorar o pomar em busca dos itens, além de promover a movimentação física e a integração entre os alunos, fortalecendo o espírito de equipe. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar as partes do abacateiro, entender o ciclo de vida deste vegetal e reconhecer a importância da alimentação saudável.

  • Explorar o meio ambiente através da saída de campo, identificando elementos da natureza.
  • Reconhecer o abacateiro e suas partes, bem como o ciclo de vida do abacate.
  • Entender os benefícios nutricionais do abacate e sua contribuição para uma alimentação saudável.
  • Desenvolver habilidades sociais por meio da interação e trabalho em equipe.
  • Estimular a curiosidade científica e o respeito pela natureza.

Conteúdo Programático

O contexto pedagógico desta atividade está enraizado na exploração do meio ambiente e na compreensão da importância da alimentação saudável. Os alunos poderão vivenciar de forma prática os conceitos relacionados ao abacate, um alimento nutricionalmente rico, e aprender sobre seu ciclo de vida por meio de uma abordagem investigativa no pomar. O conteúdo abrange desde a biologia do abacateiro, passando pelo reconhecimento de suas fases de desenvolvimento, até a discussão de conceitos básicos de nutrição, enfatizando a relevância de escolhas alimentares saudáveis.

  • Ciclo de vida do abacateiro: semente, germinação, crescimento, florescimento e frutificação.
  • Partes do abacateiro: raiz, caule, folhas, flores e frutos.
  • Benefícios nutricionais do abacate.
  • Importância da alimentação saudável e natural.
  • Respeito pela natureza e consciência ambiental.

Metodologia

A metodologia aplicada será a saída de campo, uma estratégia de ensino ativa que propõe a imersão dos alunos no ambiente natural para uma aprendizagem experiencial. A caça ao tesouro no pomar de abacates inclui a busca por itens específicos e a resolução de enigmas para despertar a curiosidade e a aprendizagem sobre o abacate. Essa abordagem prática visa integrar conteúdos de ciências da natureza com vivências reais, favorecendo a memorização e o entendimento dos temas abordados de maneira lúdica e interativa.

  • Saída de campo ao pomar de abacates.
  • Caça ao tesouro envolvendo a busca por itens relacionados ao abacate.
  • Resolução de enigmas sobre os benefícios nutricionais e curiosidades do abacate.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e aprendizados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é programada para ser executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, preparação e saída para o pomar. A segunda aula será destinada à realização da caça ao tesouro e à discussão dos itens encontrados, finalizando com uma reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro no pomar e discussão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e qualitativa, considerando a participação individual e em grupo dos alunos. Observar-se-á o engajamento na busca dos itens, a interação com os colegas durante a atividade, a capacidade de trabalhar em equipe, e o interesse demonstrado durante a discussão dos itens encontrados. Adicionalmente, poderão ser avaliadas as respostas dadas às curiosidades e enigmas propostos sobre o abacate. A reflexão coletiva ao final servirá como momento de autoavaliação, onde os alunos poderão compartilhar seus aprendizados e percepções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, mas essenciais para a execução da caça ao tesouro no pomar. Eles incluem mapas do pomar detalhando as áreas de busca, folhetos com informações e curiosidades sobre o abacate, fitas para demarcação de áreas específicas, e prêmios simbólicos para os participantes. Também é fundamental contar com o apoio de monitores para guiar os alunos durante a saída de campo, além dos equipamentos de segurança adequados.

  • Mapas do pomar.
  • Folhetos informativos sobre o abacate.
  • Fitas para demarcação.
  • Prêmios para os participantes.
  • Equipamentos de segurança adequados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo