Caçadores de Materiais! Onde está o Tesouro?

Desenvolvida por: Jane G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Terra e Universo

Neste plano de aula, intitulado 'Caçadores de Materiais! Onde está o Tesouro?', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental envolver-se-ão em uma exploração ao ar livre nas proximidades da escola. Eles observarão, coletarão e desenharão diferentes materiais naturais, como folhas, terra e pequenas pedras. A atividade visa desenvolver o senso investigativo das crianças, promovendo interações sociais e trabalho em equipe, enquanto aprendem sobre a origem e o uso sustentável desses materiais no cotidiano por meio de atividades colaborativas e interativas.

Ao final da exploração, será realizada uma discussão em grupo, onde os alunos compartilharão suas descobertas e refletirão sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais. Com esta abordagem prática e reflexiva, os alunos terão a oportunidade de mapear seu aprendizado através de representações visuais, conectando conceitos de Ciências a habilidades de cidadania e responsabilidade ambiental. Esse formato respeita o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sendo estruturado para estimular a curiosidade e a conscientização ambiental desde cedo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais necessárias para a compreensão básica dos materiais naturais e suas utilizações no dia a dia. A atividade está alinhada com as diretrizes da BNCC para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando em competências como reconhecer materiais, discutir suas origens e promover um uso sustentável. Além disso, visa incentivar as crianças a trabalhar em cooperativamente, estimulando-as a compartilhar descobertas e desenvolver pensamento crítico. As habilidades sociais serão promovidas por meio do compartilhamento de ideias e a promoção do respeito mútuo entre os alunos durante a atividade em grupo.

  • Identificar e coletar materiais naturais no ambiente escolar.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e compartilhar descobertas.
  • Promover a compreensão sobre a origem e o uso sustentável dos materiais naturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula está focado em explorar a relação dos alunos com o ambiente natural ao redor da escola. A ênfase será na identificação de materiais naturais, compreensão de suas origens e aplicações práticas no dia a dia. Além disso, a atividade promoverá discussões sobre práticas sustentáveis e responsáveis no uso de recursos naturais. Os alunos serão incentivados a usar suas habilidades de comunicação para expressar suas descobertas e representar graficamente o que aprenderam por meio de desenhos. Essa abordagem permite uma compreensão integrada das Ciências, reforçando o papel dos alunos como cidadãos conscientes e sensíveis às questões ambientais.

  • Identificação e categorização de materiais naturais.
  • Discussão sobre a origem e utilização de materiais no cotidiano.
  • Práticas sustentáveis no uso de recursos naturais.

Metodologia

A metodologia proposta para esta aula é baseada em práticas investigativas e colaborativas que incentivam a curiosidade natural dos alunos por meio de exploração direta e discussão em grupo. Os alunos serão organizados em pequenos grupos para explorar o ambiente ao redor da escola, facilitando a interação social e a construção conjunta de conhecimento. A atividade fomenta o aprendizado baseado em experiência prática e incentiva a observação direta do ambiente natural, respeitando a capacidade dos alunos de pensar criticamente e formular hipóteses simples sobre o mundo ao seu redor. A ausência de tecnologias digitais nas atividades promove um aprendizado mais tangível, assegurando que os alunos usem habilidades cognitivas próprias da idade, como a comunicação verbal e visual.

  • Exploração colaborativa do ambiente natural.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas.
  • Representação visual por meio de desenhos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade será desenvolvido em uma aula de 60 minutos que envolverá a introdução ao tema, exploração prática, discussão em grupo e conclusão com reflexões sobre o uso sustentável dos recursos. A estrutura permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, criar conexões com conhecimentos prévios e refletir sobre suas descobertas. Apesar de limitado a uma única aula, as atividades propostas são adequadas para o tempo disponível e focam em maximizar a aprendizagem significativa dentro deste período.

  • Aula 1: Introdução ao tema, exploração do ambiente, discussão e conclusão.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma roda de conversa, apresentando o tema 'Caçadores de Materiais! Onde está o Tesouro?'. Explique aos alunos que eles irão explorar o ambiente ao redor da escola para encontrar diferentes materiais naturais. Utilize uma linguagem acessível e estimulante para despertar a curiosidade dos alunos. Pergunte se algum aluno já explorou o ambiente da escola e que tipos de materiais naturais eles acham que podem encontrar.

    Momento 2: Exploração do Ambiente (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que cada grupo tenha uma mistura de habilidades. Distribua pranchetas, papéis e lápis de cor. Dê instruções sobre segurança e comportamento durante a exploração. Permita que os alunos caminhem pela área designada, incentivando-os a observar, coletar (de forma segura e responsável), e desenhar diferentes materiais naturais como folhas, pedaços de terra ou pequenas pedras. Circule entre os grupos, faça perguntas que estimulem a reflexão e ofereça suporte quando necessário.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma novamente em um círculo. Peça aos grupos que compartilhem suas descobertas, exibindo seus desenhos e falando sobre o que observaram. Facilite uma discussão sobre a origem dos materiais, seu uso no cotidiano e a importância do uso sustentável dos recursos naturais. Incentive a escuta ativa entre os alunos e o respeito às ideias apresentadas.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Para concluir a atividade, peça aos alunos que retornem aos seus lugares e reflitam sobre o que aprenderam. Sugira que cada aluno faça um pequeno desenho ou escreva uma palavra ou frase sobre algo novo que descobriram. Reforce conceitos importantes, como sustentabilidade e trabalho em equipe. Utilize esse momento para avaliação contínua, observando o engajamento dos alunos e suas reflexões.

Avaliação

A avaliação será centrada na observação contínua e avaliação das participações dos alunos durante a atividade. As opções de avaliação incluem fichas de observação preenchidas pelo professor, listas de checagem para autoavaliação dos alunos e reflexões em grupo sobre o que aprenderam. Objetivos: Avaliar o entendimento dos alunos sobre a origem e o uso sustentável dos materiais. Critérios de Avaliação: Participação ativa, cooperação em grupo, e capacidade de representação gráfica e verbal. Exemplo Prático: Durante a atividade, os alunos são observados quanto à sua habilidade de identificar materiais e discutir suas origens. Feedback formativo será fornecido para apoiar o aprendizado contínuo, permitindo ajustes e melhorias.

  • Observação contínua durante a atividade.
  • Autoavaliação dos alunos.
  • Reflexões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade são simples, mas eficazes, visando um aprendizado prático e ativo. Materiais como pranchetas para apoio aos desenhos, papéis e lápis de cor serão utilizados para permitir que os alunos registrem suas descobertas. A natureza externa da atividade requer que os alunos tenham supervisão adequada durante a exploração. Outro recurso essencial é o ambiente ao redor da escola, que funcionará como um laboratório natural, onde os alunos poderão coletar e observar os diferentes materiais discutidos em aula.

  • Pranchetas para apoio aos desenhos.
  • Papéis e lápis de cor.
  • Supervisão para exploração externa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios devido à carga de trabalho e às responsabilidades adicionais, mas é essencial garantir que nossa abordagem pedagógica seja inclusiva e acessível a todos os alunos. Embora esta turma não possua alunos com necessidades específicas, sempre é possível adaptar a metodologia para promover a interação plena entre todos os alunos. Promover o uso de linguagem clara e direta, providenciar suporte adicional para alunos que possam apresentar dificuldades específicas na realização de tarefas e flexibilizar o tempo de algumas atividades são estratégias eficazes. A criação de grupos heterogêneos incentivará a colaboração entre alunos com diferentes habilidades, promovendo o respeito à diversidade presente na sala de aula.

  • Uso de linguagem clara e direta.
  • Suporte adicional para dificuldades específicas.
  • Formação de grupos heterogêneos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo