Cientistas Famosas em Ação

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Contribuições das Mulheres na Ciência

Esta aula foi desenvolvida para introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental às contribuições fundamentais de mulheres cientistas ao longo da história. O propósito é promover a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero na ciência e inspirar tanto meninas quanto meninos a considerarem a ciência como uma área cheia de possibilidades. Durante a atividade, cada aluno receberá um cartão contendo o nome, uma breve biografia e uma ilustração de uma mulher cientista famosa. Em seguida, formaremos uma roda de debate para que cada aluno compartilhe suas informações, destacando as realizações e contribuições de sua cientista para o campo científico. A culminação da atividade será um mural ilustrativo, onde as crianças representarão, por meio de desenhos e pequenos textos descritivos, a influência dessas cientistas no mundo. Essa atividade é fundamental para incentivar o pensamento crítico e a valorização das mulheres na ciência desde tenra idade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover o conhecimento das crianças sobre a história das mulheres na ciência, desenvolver habilidades de comunicação ao compartilhar informações em grupo e incentivar a criatividade ao ilustrar suas descobertas. Através dessa atividade, esperamos que os alunos ganhem uma compreensão básica das realizadoras femininas na ciência e apreendam a importância de suas contribuições.

  • Estimular o interesse pela história e contribuições das mulheres na ciência.
  • Desenvolver habilidades de comunicação por meio de apresentações orais.
  • Fomentar a criatividade por meio da criação de um mural ilustrativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Reconhecer a presença de diferentes profissionais e o valor do seu trabalho para a sociedade.
  • EF01LP20: Relatar, de forma compreensível, fatos e informações sobre temas de seu interesse, ouvido ou lido.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conteúdos que englobam a história e as conquistas de mulheres cientistas, fomentando o conhecimento sobre personagens e descobertas notáveis na ciência. A interação e discussão em grupo permitirão uma troca rica de conhecimentos entre os alunos, enquanto o mural servirá como um espaço para expressar suas aprendizagens de forma visual.

  • Biografia de mulheres cientistas famosas.
  • Contribuições históricas das mulheres na ciência.
  • Criação de materiais ilustrativos.

Metodologia

A metodologia aplicada será interativa e participativa, incentivando o diálogo e a colaboração entre os alunos. Através do trabalho em grupo, eles terão a oportunidade de compartilhar descobertas, fazer perguntas e expressar suas próprias interpretações das informações recebidas. Essa abordagem busca integrar o aprendizado teórico com atividades práticas que estimulam a criatividade.

  • Distribuição de cartões informativos.
  • Discussão em roda de debate.
  • Criação de um mural coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para ser concluído em uma única aula de 60 minutos, oferecendo tempo suficiente para a leitura dos cartões, discussão em grupo e a elaboração do mural. A divisão desse tempo permitirá que cada aluno compartilhe suas descobertas e colabore na criação do mural.

  • Leitura e apresentação dos cartões (20 minutos).
  • Roda de debate (20 minutos).
  • Criação do mural (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões e na contribuição individual para o mural. Critérios de avaliação incluirão a capacidade do aluno de relatar informações precisas sobre a cientista do seu cartão, a clareza na comunicação em grupo, e a criatividade e envolvimento na criação do mural. Exemplos de avaliação poderiam ser verificar se o aluno conseguiu descrever pelo menos uma contribuição da cientista e se participou ativamente da atividade coletiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais que apoiarão tanto a parte teórica quanto a prática da aula. Os cartões ilustrativos servirão para introduzir e fornecer o contexto necessário sobre cada cientista, enquanto materiais de arte incentivarão a expressão criativa dos alunos.

  • Cartões informativos sobre mulheres cientistas.
  • Material de arte (papel, lápis de cor, canetinhas, etc.).
  • Painel ou mural para exposição dos desenhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo