Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar as quatro estações do ano através da criação de painéis ou caixinhas sensoriais. Cada grupo irá representar uma estação específica, utilizando elementos como folhas, flores, desenhos de nuvens, e outros materiais que remetam às características climáticas e paisagísticas de cada estação. A atividade incentiva a observação das mudanças no clima, a discussão sobre o impacto dessas mudanças nos seres vivos e no ambiente natural, e estimula a apresentação e argumentação dos resultados pelos próprios alunos. Ao final, cada grupo deverá apresentar seu painel ou caixinha sensorial, explicando as características da estação que representaram e discutindo as alterações que observam durante o ano.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade integram o reconhecimento das características das estações do ano e como elas influenciam no cotidiano dos seres vivos. Os alunos irão desenvolver a observação e a sensibilidade em relação às mudanças naturais ao longo do ano e como tais mudanças afetam o comportamento dos seres vivos e o ambiente em que vivem.
O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução às quatro estações do ano, destacando as características climáticas e as transformações no ambiente natural que ocorrem em cada período. Os alunos irão explorar o conceito de ciclo sazonal, identificando como as alterações sazonais impactam tanto nas condições ambientais quanto nos hábitos dos seres vivos.
A metodologia adotada combina trabalho em grupo, aprendizado sensorial e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a pesquisar e criar representações sensoriais de uma determinada estação do ano. Esse formato de aprendizagem colaborativa e ativa visa promover o engajamento, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades de comunicação entre os estudantes.
O cronograma da atividade está dividido em seis aulas de 60 minutos, cada uma com um foco específico, desde a introdução ao tema até a apresentação dos trabalhos. Esta estrutura organiza o aprendizado de forma progressiva, permitindo a construção de conhecimentos ao longo de várias etapas.
A avaliação dos alunos será baseada no envolvimento no processo de pesquisa e criação, bem como na qualidade das apresentações realizadas. Serão observados critérios como o entendimento das características de cada estação, a capacidade de explicar as mudanças climáticas e o impacto percebido nos seres vivos. Além disso, serão avaliadas a originalidade e o cuidado na elaboração dos painéis ou caixinhas sensoriais. Exemplos de avaliação incluem perguntas aos alunos durante a apresentação para verificar a compreensão e o uso de uma rubrica específica para avaliar a qualidade das representações criadas.
Os recursos para esta atividade visam proporcionar uma experiência de aprendizado rica e diversificada, utilizando materiais que permitam uma reflexão sensorial e visual sobre as estações do ano. A disponibilidade de uma variedade de materiais auxilia no despertar da criatividade dos alunos ao criar representações significativas das estações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula