Clima e Paisagens das Estações

Desenvolvida por: Mário … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: As Quatro Estações do Ano

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar as quatro estações do ano através da criação de painéis ou caixinhas sensoriais. Cada grupo irá representar uma estação específica, utilizando elementos como folhas, flores, desenhos de nuvens, e outros materiais que remetam às características climáticas e paisagísticas de cada estação. A atividade incentiva a observação das mudanças no clima, a discussão sobre o impacto dessas mudanças nos seres vivos e no ambiente natural, e estimula a apresentação e argumentação dos resultados pelos próprios alunos. Ao final, cada grupo deverá apresentar seu painel ou caixinha sensorial, explicando as características da estação que representaram e discutindo as alterações que observam durante o ano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade integram o reconhecimento das características das estações do ano e como elas influenciam no cotidiano dos seres vivos. Os alunos irão desenvolver a observação e a sensibilidade em relação às mudanças naturais ao longo do ano e como tais mudanças afetam o comportamento dos seres vivos e o ambiente em que vivem.

  • Desenvolver capacidades de observação e descrição das mudanças sazonais.
  • Compreender o impacto das estações do ano nos seres vivos e no ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • CI1EF02: Observar, registrar e descrever mudanças em fenômenos meteorológicos sazonais e sua influência nos seres vivos, no ambiente e no cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução às quatro estações do ano, destacando as características climáticas e as transformações no ambiente natural que ocorrem em cada período. Os alunos irão explorar o conceito de ciclo sazonal, identificando como as alterações sazonais impactam tanto nas condições ambientais quanto nos hábitos dos seres vivos.

  • As quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
  • Características climáticas de cada estação.
  • Impacto das estações sobre plantas, animais e seres humanos.

Metodologia

A metodologia adotada combina trabalho em grupo, aprendizado sensorial e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a pesquisar e criar representações sensoriais de uma determinada estação do ano. Esse formato de aprendizagem colaborativa e ativa visa promover o engajamento, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades de comunicação entre os estudantes.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e criação.
  • Utilização de materiais sensoriais e artísticos.
  • Apresentações em grupo com explicação das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em seis aulas de 60 minutos, cada uma com um foco específico, desde a introdução ao tema até a apresentação dos trabalhos. Esta estrutura organiza o aprendizado de forma progressiva, permitindo a construção de conhecimentos ao longo de várias etapas.

  • Aula 1: Introdução às Estações do Ano e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e seleção de materiais para o painel ou caixinha sensorial.
  • Aula 3: Desenvolvimento das representações sensoriais.
  • Aula 4: Continuação e finalização dos painéis ou caixinhas.
  • Aula 5: Preparação das apresentações em grupo.
  • Aula 6: Apresentação dos trabalhos e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada no envolvimento no processo de pesquisa e criação, bem como na qualidade das apresentações realizadas. Serão observados critérios como o entendimento das características de cada estação, a capacidade de explicar as mudanças climáticas e o impacto percebido nos seres vivos. Além disso, serão avaliadas a originalidade e o cuidado na elaboração dos painéis ou caixinhas sensoriais. Exemplos de avaliação incluem perguntas aos alunos durante a apresentação para verificar a compreensão e o uso de uma rubrica específica para avaliar a qualidade das representações criadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade visam proporcionar uma experiência de aprendizado rica e diversificada, utilizando materiais que permitam uma reflexão sensorial e visual sobre as estações do ano. A disponibilidade de uma variedade de materiais auxilia no despertar da criatividade dos alunos ao criar representações significativas das estações.

  • Papéis coloridos, cartolinas, tintas e pincéis para a criação dos painéis.
  • Elementos naturais como folhas secas, flores, galhos e sementes.
  • Materiais de sucata para representações texturizadas e visuais.
  • Livros ilustrados sobre as estações do ano.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo