Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de envolver-se na criação de um grande calendário mural para a sala, utilizando uma variedade de materiais como papel de tamanho grande, marcadores coloridos, e adesivos divertidos. Através desta atividade prática e visual, eles aprenderão a identificar e nomear as diferentes escalas de tempo, como manhã, tarde, noite, dias da semana, meses e anos. Além disso, marcarão no calendário datas importantes tais como feriados nacionais, aniversários dos alunos e eventos escolares importantes. Esta abordagem ativa permitirá que discutam e compreendam a organização e a sucessão dos dias, promovendo uma compreensão mais profunda da passagem do tempo. Este trabalho colaborativo não só ajudará os alunos a consolidar seus conhecimentos sobre o tema, mas também fomentará habilidades sociais, à medida que compartilham informações e tomam decisões em grupo.
O principal objetivo desta atividade é auxiliar os alunos a compreender as diferentes escalas de tempo e sua sequência, de maneira lúdica e significativa. Através da construção do calendário, eles poderão visualizar e assimilar a divisão do tempo em manhã, tarde, noite, dias, semanas, meses e anos, além de relacionar esses conceitos com eventos cotidianos e importantes de suas vidas. Esta abordagem prática visa também promover a organização, planejamento e a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.
Este plano de aula aborda importantes conceitos de matemática e ciências, introduzindo os alunos às noções básicas de tempo e sua organização. Ao engajar-se na atividade de construir um calendário mural, os estudantes praticarão a contagem de dias, identificarão os meses do ano e aprenderão sobre a sequência e duração dos períodos de tempo. Eles também desenvolverão uma compreensão inicial sobre como eventos e datas são organizados dentro de um ano.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do calendário mural. Esta abordagem enfatiza a aprendizagem através da experiência direta e da experimentação prática. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para discussões e tarefas específicas, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. Cada etapa da construção do calendário será guiada por perguntas exploratórias e reflexões em grupo, visando aprofundar seu entendimento sobre o conceito de tempo e sua relevância.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o conceito de tempo e iniciaremos a construção do calendário. Na segunda aula, os alunos continuarão a enriquecer o calendário com datas importantes e realizarão uma reflexão final em grupo.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na colaboração durante a atividade e na capacidade de aplicar os conceitos aprendidos sobre as escalas de tempo à criação do calendário. Será dada especial atenção às discussões em grupo e ao entendimento demonstrado pelos alunos sobre a organização do tempo e a importância de datas específicas. Exemplos de aplicação prática, como a menção correta de eventos futuros e passados durante as reflexões, servirão como indicativos de compreensão.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel grande para mural, marcadores coloridos, adesivos, fita adesiva, e uma variedade de recursos visuais para auxiliar na representação dos meses, semanas e dias. Também será útil ter um calendário como referência para auxiliar nas discussões e estruturação do mural.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula