Construindo o Calendário do Aventura

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Ciências
Temática: Compreensão do tempo

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de envolver-se na criação de um grande calendário mural para a sala, utilizando uma variedade de materiais como papel de tamanho grande, marcadores coloridos, e adesivos divertidos. Através desta atividade prática e visual, eles aprenderão a identificar e nomear as diferentes escalas de tempo, como manhã, tarde, noite, dias da semana, meses e anos. Além disso, marcarão no calendário datas importantes tais como feriados nacionais, aniversários dos alunos e eventos escolares importantes. Esta abordagem ativa permitirá que discutam e compreendam a organização e a sucessão dos dias, promovendo uma compreensão mais profunda da passagem do tempo. Este trabalho colaborativo não só ajudará os alunos a consolidar seus conhecimentos sobre o tema, mas também fomentará habilidades sociais, à medida que compartilham informações e tomam decisões em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é auxiliar os alunos a compreender as diferentes escalas de tempo e sua sequência, de maneira lúdica e significativa. Através da construção do calendário, eles poderão visualizar e assimilar a divisão do tempo em manhã, tarde, noite, dias, semanas, meses e anos, além de relacionar esses conceitos com eventos cotidianos e importantes de suas vidas. Esta abordagem prática visa também promover a organização, planejamento e a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Identificar e nomear diferentes escalas de tempo.
  • Associar períodos de tempo a eventos cotidianos e significativos.
  • Desenvolver habilidades de organização e planejamento.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Visualizar e compreender a sucessão dos dias e meses.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda importantes conceitos de matemática e ciências, introduzindo os alunos às noções básicas de tempo e sua organização. Ao engajar-se na atividade de construir um calendário mural, os estudantes praticarão a contagem de dias, identificarão os meses do ano e aprenderão sobre a sequência e duração dos períodos de tempo. Eles também desenvolverão uma compreensão inicial sobre como eventos e datas são organizados dentro de um ano.

  • Escala de tempo: manhã, tarde, noite.
  • Sequência e duração de dias, semanas e meses.
  • Importância dos feriados e eventos especiais.
  • Conceito de ano e sua divisão em meses.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do calendário mural. Esta abordagem enfatiza a aprendizagem através da experiência direta e da experimentação prática. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para discussões e tarefas específicas, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. Cada etapa da construção do calendário será guiada por perguntas exploratórias e reflexões em grupo, visando aprofundar seu entendimento sobre o conceito de tempo e sua relevância.

  • Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Discussão guiada sobre conceitos de tempo.
  • Criação colaborativa do calendário mural.
  • Marcação de datas importantes por alunos.
  • Reflexão em grupo sobre a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o conceito de tempo e iniciaremos a construção do calendário. Na segunda aula, os alunos continuarão a enriquecer o calendário com datas importantes e realizarão uma reflexão final em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de tempo e início da criação do calendário.
  • Aula 2: Finalização do calendário e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na colaboração durante a atividade e na capacidade de aplicar os conceitos aprendidos sobre as escalas de tempo à criação do calendário. Será dada especial atenção às discussões em grupo e ao entendimento demonstrado pelos alunos sobre a organização do tempo e a importância de datas específicas. Exemplos de aplicação prática, como a menção correta de eventos futuros e passados durante as reflexões, servirão como indicativos de compreensão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel grande para mural, marcadores coloridos, adesivos, fita adesiva, e uma variedade de recursos visuais para auxiliar na representação dos meses, semanas e dias. Também será útil ter um calendário como referência para auxiliar nas discussões e estruturação do mural.

  • Papel grande para mural
  • Marcadores coloridos
  • Adesivos
  • Fita adesiva
  • Recursos visuais para representação de tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo