Esta atividade pedagógica visa aprofundar o entendimento dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sobre a sucessão do dia e da noite e como isso influencia as atividades dos seres vivos, incluindo os seres humanos. Inicialmente, será promovida uma discussão orientada pelo professor para explorar as noções preliminares que os alunos têm a respeito desse fenômeno natural, abordando atividades típicas realizadas durante a manhã, tarde e noite. A seguir, em uma atividade prática e criativa, os alunos serão divididos em pequenos grupos para criar histórias em quadrinhos ilustrando como essa sucessão impacta nas atividades diárias de diferentes seres. Após a criação das histórias, os grupos apresentarão suas obras em uma roda de debate, promovendo um intercâmbio rico de percepções e entendimentos acerca de como a alteração entre dia e noite orienta os ritmos de vida.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de observar, compreender e expressar, através da arte dos quadrinhos, como a sucessão do dia para a noite e vice-versa influencia comportamentos e rotinas dos seres vivos, incluindo os humanos. Pretende-se estimular o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que se trabalha o conteúdo científico de formas de contagem e divisão do tempo. Dessa forma, espera-se que os alunos possam notar as diferentes atividades que estão associadas a cada período do dia e como isso se reflete na natureza e na sociedade.
Neste plano de aula, abordaremos conceitos fundamentais da ciência e expressão artística, focando na observação da natureza e sociedade através do prisma da sucessão do dia e da noite. Exploraremos como diferentes seres vivos adaptam suas atividades aos variados períodos do dia, incentivando a curiosidade e o questionamento sobre o mundo natural e social. Além disso, a atividade de criar histórias em quadrinhos servirá como um meio prático e artístico para consolidar o aprendizado.
Utilizaremos uma abordagem interativa e participativa, iniciando com uma discussão guiada pelo professor sobre o tema, seguida pela divisão dos alunos em grupos para a criação das histórias em quadrinhos. Esta metodologia ativa permite a aplicação prática dos conceitos discutidos, envolvendo os alunos diretamente na aprendizagem. A etapa final será uma roda de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história e discutir as ideias expressas, promovendo a troca de conhecimentos e percepções.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão inicial e o início do trabalho nos quadrinhos. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e à realização da roda de debate entre os grupos.
Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante a discussão inicial, no processo de criação das histórias em quadrinhos e na contribuição para o debate final. Será dada ênfase à capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, entendimento conceitual da sucessão dos dias e noites e habilidade de expressão das ideias através da arte. A participação e o envolvimento com a atividade serão mais valorizados do que a precisão artística ou literária das histórias em quadrinhos produzidas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, lápis, borrachas e cores, permitindo que os alunos deem vida a suas histórias. Além disso, o espaço da sala de aula será organizado de forma a facilitar a discussão e a colaboração entre os grupos durante a criação das histórias e a roda de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula